COBERTURASE3NOTICIASXBOXXBOX 360XBOX ONE

E3 – MICROSOFT OUSADA: PLAY ANYWHERE, XBOX ONE S E O PODEROSO SCORPIO.

A Microsoft ousou na sua conferência E3 deste ano. Parece que a gigante norte-americana dos games definitivamente não desistiu de brigar com a Sony e de se tornar líder no mercado de consoles. E das três coisas que mencionei no título pelo menos duas delas tem potencial para mudar a corrente em favor da Microsoft, em minha opinião. Vamos chegar aos porquês de eu pensar isso, mas antes explicarei do que se tratam as novidades para aqueles de vocês que não acompanharam a conferência.

Xbox Play Anywhere significa algo muito simples. Nas próprias palavras deles: Compre uma vez, jogue onde quiser. Traduzindo isso significa que a Microsoft a partir de agora irá possibilitar que a pessoa compre seus jogos exclusivos apenas uma vez, na forma digital, podendo usar eles em qualquer uma das plataformas da empresa, ou seja, Xbox One e Windows 10. Se vai viajar, poderá levar seu console e jogar seu jogo de PC no vídeo game. Chegou em casa e prefere continuar a aventura no PC? Fique à vontade. Nada de pagar duas vezes pelo mesmo jogo. Além disso esta iniciativa vai fazer com que os jogadores possam jogar cross-plataform com seus amigos. Não importando em qual cada um vai jogar o jogo eles poderão jogar juntos.

Xbox-Play-Anywhere-800x420

Já o Xbox One S é a menor versão de um Xbox até o momento. Levemente repaginado, com uma fonte interna (eliminando aquele tijolão que todos conhecemos, muito obrigado!) e com 2T de armazenamento esta será a melhor versão que você poderá comprar do console da empresa a partir de agora. O console também suportará a reprodução de vídeos na resolução 4Ke suporte HDR para vídeos e games, o que também são upgrades em comparação com a versão anterior.

Ainda foi apresentada uma nova versão do controle elite do Xbox One, desta vez Wireless. Mas o grande destaque aqui fica para o Projeto Scorpio, a grande cartada da empresa na minha opinião. Trata-se do que eles chamaram de a mais nova adição à família Xbox One, com todos os periféricos e jogos estando disponíveis para ambas plataformas. O Projeto Scorpio, no entanto, promete roubar a cena e se tornar o chefe desta família, a depender do preço final para o consumidor.

O Scorpio contará, segundo eles, com uma GPU (placa de processamento gráfico) capaz de um desempenho de 6 teraflops. O que isso significa? Que a coisa é realmente muito poderosa! Uma placa que hoje em dia gire em torno de 400 dólares não seria capaz de tanto. São 1400 reais (sem impostos) e mesmo assim não temos este desempenho. Não acredita na promessa? A Microsoft anunciou o console com a ajuda de vários desenvolvedores dando depoimentos bem contundentes para afastar a desconfiança. Gente da Dice, da Bethesda, entre outros, todos atestando que o console será capaz de realmente processar games em resolução 4K e trazer para os consoles a verdadeira experiência com os óculos VR. É claro, não apenas uma nova GPU. Todo o console será melhorado, incluindo memória e todo o resto.

Project-Scorpio-E3-2016-02-930x512

Agora, porque eu acho que isso é uma bela cartada Microsoft na briga de mercado com a Sony? Porque a promessa de lançamento do console é para final de 2017. O que significa que haverá tempo suficiente para que seja viável vender o novo aparelho por um preço mais acessível ao consumidor. Enquanto isso a Sony já anunciou sua versão “bombada” do PS4 (PS4 Neo) e é muito provável que ela não tenha dita performance. Ao fazer com que seus jogos possam ser jogados tanto no PC quanto no console por um único preço e com a promessa de lançar um aparelho bem mais poderoso que seu antecessor sem fazer com que este último fique obsoleto (lembra que eles disseram que o Scorpio era parte da família Xbox One?) a Microsoft pode estar destruindo ou ao menos borrando as fronteiras entre as gerações de console. Digo isso porque em dado momento o próprio Phil Spencer disse que o Scorpio traduzia a visão da Microsoft sobre o próximo passo para nos entregar sua visão sobre o futuro dos jogos, ALÉM das gerações.

Além das gerações é uma fala notável e eu não me surpreenderia se realmente o seu plano fosse dominar o mundo dos jogos, mudando nosso jeito de pensar nos consoles. Eles já têm a maior plataforma de jogos no PC, o Windows 10. E agora deram o primeiro passo para unifica-la com seu console. Se o Xbox em algum momento dominar o mercado poderemos ver uma potência sem precedentes no mundo gamer surgir. Mas isso pode muito bem ser apenas minha imaginação voando muito longe. Só o tempo dirá.

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo