ANÁLISESPLAYSTATIONPREVIEWSPS4XBOXXBOX ONE

Preview: Titanfall 2 teste técnico pré-alfa

Quando mais cedo este ano tivemos a confirmação de que Titanfall 2 seria lançado para PS4, Xbox One e PC em outubro, não me contive em minha animação. Fã de carteirinha da “série” (que, acredito, já pode ser chamada assim com o breve lançamento do segundo jogo), e admirador do bom trabalho da Respawn Entertainment desde que seus figurões ainda trabalhavam na Infinity Ward do soberbo Call of Duty, estava certo de que esse seria mais um título excepcional do jovem estúdio. Titanfall 2 seria lançado também para o PS4, incluiria uma campanha single-player, acrescentaria novas habilidades, titãs e armas. Seria, enfim, um jogo maior e definitivo.

A Respawn anunciou que faria dois testes técnicos do jogo antes do lançamento e o primeiro aconteceu no fim-de-semana anterior. Joguei os 2 mapas e 3 modos de jogo disponíveis (ao contrário dos 2 modos que a Respawn havia prometido – coisa da qual, tenho certeza, ninguém vai reclamar) e, embora ainda seja um jogo excepcional, sinto como se Titanfall 2, em sua forma de “teste técnico pré-alfa”, tivesse um longo caminho a percorrer para atingir o que esperamos de uma sequência do maior FPS com robôs gigantes.

Primeiro os mapas. Boomtown e Homestead são os dois mapas disponíveis na primeira semana de teste. Enquanto o primeiro é bastante reminiscente de algumas áreas do jogo anterior, Homestead certamente não é. O mapa conta com amplas áreas abertas e poucas construções onde se pendurar e paredes pelas quais correr, parecendo mais um cenário da série Halo. Simplesmente não há a complexidade de mapas como Angel City ou Demeter, do primeiro jogo, que são enormes, salpicados de prédios e com profundidade suficiente para que você nunca fique muito tempo sem encontrar um jogador. Em Homestead senti falta de todos esses elementos. Fica aqui a esperança de que o mapa seja repensado mais para frente e que os outros cenários disponíveis sejam mais como Boomtown.

titanfall 2

Os três modos de jogo também merecem observações. Estavam disponíveis o modo Pilot vs Pilot, Bounty Hunt e Amped Hardpoint (que inicialmente seria demonstrado apenas na próxima semana de teste) e cada um apresenta um tipo de jogo razoavelmente diferente. Pilot vs Pilot é muito próximo do modo Pilot Hunter do primeiro jogo,  mas aqui os Titans estão desabilitados, assim como a IA, com apenas os jogadores correndo pelo mapa. A falta desses elementos torna Titanfall algo mais próximo a CoD e, francamente, não anima muito. O outro modo por sua vez, Bounty Hunt, inclui Titans e IA, mas de uma maneira um pouco diferente. Os jogadores devem acumular dinheiro executando inimigos que aparecem em ondas em pontos determinados do mapa e estão alocados em duas equipes que competem entre si. Os jogadores de times diferentes podem (e vão) se matar, e são recompensados com a metade do dinheiro coletado pelo jogador abatido. Matar um piloto que não tenha nenhum dinheiro dará um bônus muito pequeno que pode não valer à pena. Ao fim de uma onda, o Banco – que são pequenas estruturas no mapa onde os jogadores podem depositar o dinheiro que conseguiram – se abre e os jogadores enfrentam o dilema de correr para ele ou continuar lutando, pois pegar mais grana com ela no bolso gera bônus extras, mas correm o risco de serem alvejados mortalmente e perder metade do que conseguiram. É um modo de jogo que incorpora alguns elementos PvE e PvP do tradicional Exaustão e introduz novas dimensões estratégicas mas, durante o teste, fiquei muito frustrado por não poder jogar algo que parecesse mais como Titanfall.

Graças aos céus existe o modo Amped Hardpoint, que se assemelha ao modo Hardpoint Domination, com 3 pontos de controle que devem ser dominados pelos times. A diferença é que esses pontos agora podem ser melhorados ao permanecer por perto depois de conquistá-los, o que gera mais pontos e atrasa uma retomada inimiga. Foi meu modo favorito durante o teste, não apenas pela familiaridade, mas por ser uma adaptação de um modo clássico que funcionou bem.

titanfall 2

Algumas mudanças no gameplay incluem o timer para que o Titan possa ser chamado por um jogador, que não é mais um cronômetro como no primeiro jogo e sim uma barra que enche conforme você cumpre com seus objetivos e elimina pilotos inimigos, mas que realmente só ench rápido ao acertar titans adversários. Some-se a isso o fato dos titans não mais possuírem escudos regenerativos e menos dashes e o que sobra são os robôs gigantes muito mais frágeis e menos significativos do que no primeiro jogo.

Após o primeiro fim-de-semana de teste, a Respawn soltou uma nota informando aos jogadores que suas reclamações foram ouvidas e que estão trabalhando no rebalanceamento dos elementos que destoaram nesse teste preliminar. Por se tratar ainda de um “pre-alpha” a expectativa para mudanças positivas é muito boa para que tenhamos um jogo melhorado já no lançamento. É certo de que Titanfall 2 tem muito a melhorar, mas parece estar no caminho certo pra isso.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo