COLUNASNOTICIASOriginaisPLAYSTATIONPS4

Qual é a desse PS4 Pro e para que comprá-lo?

O anuncio do PS4 Neo Pro estava sendo antecipado por muitos, pois seria o primeiro console a melhorar  seu hardware e entregar uma resolução de 4K e com mais detalhes nas imagens. Porém, muitos ficaram com dúvidas sobre o sistema e em especial sobre seu concorrente, Xbox Scorpio. Então vamos ver se esse PS4 Pro vale ou não a pena:

Imagens 4K e HDR

O grande jabá e o que todos estão comentando é a resolução 4K. Essa resolução é 4 vezes maior do que a Full HD e para isso você PRECISA de um monitor/TV 4K. Ou seja, se você não tiver uma TV 4K, que felizmente está barateando no Brasil, é inútil comprar esse console esperando uma melhora visual nesse sentido. Eu, por exemplo, só irei pensar em adquirir o PS4 Pro após comprar uma TV 4K.

Além da tecnologia 4K, se foi falado muito de um tal de HDR. Neste caso, todos os PS4 receberão uma atualização que também trará o suporte a HDR. Estas três letrinhas significam uma imagem com cores/iluminação mais vívidas e realistas. Os desenvolvedores se animaram muito mais com essa novidade do que sobre o 4k.

Senão tiver tv 4K, então ele será inútil?

A resposta é certamente não. O PS4 Pro terá o dobro de potencial do PS4 original e com isso os desenvolvedores poderão botar mais detalhes nos jogos. Independente de ter uma TV 4K, você terá gráficos de uma configuração ultra dos PC´s de hoje e o jogo ganhará uma melhora em sua performance (o famoso 60 FPS).

Durante a apresentação da Sony, foi mostrado o chão procedural (mais grama e detalhes no cenário) como um exemplo de melhoras. Isso sem contar uma melhor iluminação etc. Você verá um jogo mais bonito independente de ter 4K ou não.

Mas ele não vai rodar Bluray em 4K né?

Exato! Na realidade, o único console que roda disco de filmes, shows, seriados a 4K é o Xbox One S. Mas isso não significa que o PS4 Pro não rodará isso tudo em 4K. Ele terá suporte a todo catálogo de filmes e shows 4K da Netflix e youtube, por exemplo.

E convenhamos, quem vai comprar um console pensando em rodar filmes blu ray em 4K? Irei ainda mais longe, quem você conhece no Brasil que tenha esse tipo de mídia? Sinceramente nunca vi nem vendendo em loja…

Mas o Xbox Scorpio será mais poderoso, né?

Muito mais poderoso, na verdade. O Scorpio promete entregar 6 Teraflops enquanto o PS4 Pro entregará cerca de 4.2 Teraflops. Essa diferença certamente será uma grande diferença de potencial para o futuro e sim, o Scorpio será o mais potente console de todos. Isso é inquestionável!

Então devo esperar o Scorpio?

Após juntar todos os pontos falados acima, a resposta é DEPENDE. Como sempre existe o peso de um jogo exclusivo. Quem preferir God of War ou Uncharted sempre penderá para o PS4 Pro, e esses jogos serão suportados a 4K e melhoras gráficas e de performance.

Na minha humilde opinião, a Sony largou na frente por já estar lançando o Pro no dia 10 de Novembro pelos mesmos U$ 399 que lançou o PS4 a 3 anos atrás. Quem tiver a mão coçando para conseguir todos esses upgrades, certamente se jogará de cara no Pro pelo preço justo e por já estar ao seu alcance. Não só isso, jogos como o novo Call of Duty, Mass Effect, Watch Dogs 2, Deus Ex, Uncharted 4, Horizon: Zero Dawn e muitos outros já confirmaram suporte a essa tecnologia. A Sony sentirá (ou não) esse abismo de potência somente daqui a 1 ano e meio após o lançamento do Scorpio que, teoricamente, deverá ser mais caro que o Pro.

HD melhorado e Realidade Virtual e Patches pagos?

O PS4 Pro também virá com um HD de 1 TB ao invés do de 500 GB que mal dá para a saída. Falando sinceramente, acho que eles deveriam ter lançado com um HD de 2 TB, pois com mais detalhes e melhoras, certamente os jogos serão maiores.

Algo que foi falado também é essa tal de realidade de Realidade Virtual. O PS4 Pro terá um suporte e desempenho melhorado para VR. Não só isso, mas os gráficos também serão melhorados. Ou seja, um incentivo para os tarados tecnológicos (eu por exemplo).

E por fim, alguns rumores surgiram onde patches para melhorar os jogos seriam pagos. Isso já foi desmentido pela Sony. E convenhamos, cobrar por um console melhor e depois cobrar por um patch não faria sentido algum.

E você Leo, vai comprar esse monstrinho?

Certamente, mas vou esperar. Como falei acima, faz pouco sentido comprar o console sem uma TV 4K. Então minha linha de compra será um PS VR, TV 4K e somente depois o PS4 Pro. Se o deus dinheiro me agraciar, espero que até o lançamento de Horizon: Zero Dawn, já tenha feito esse upgrade massivo.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

2 Comentários

  1. Mano, vou comprar uma tv de 49″ 4k com HDR pro da LG que achei que promoção por 2700 e to louco pra pegar o ps4 pro (vindo de fora, tenho um parente que vai viajar e volta 3 semanas após o lançamento do pro), mas vez por outra me pego pensando se a diferença vai ser assim algo tão absurdo. Alguém sabe me dizer se vale a loucura? O ps4 vai ter suporte ao HDR e a minha pergunta é o ps4 rodando com ajuda do HDR X o Pro rodando upscaling 4k vai ser algo que vai valer minha espera? *Obs: Estou sem tv fulHd, vou comprar uma nova e optei pela 4k que está quase o mesmo preço da fullHd. E o Pro vai me custar 1300 reais, vindo de fora, deus abençoe não seja taxado. Amém. O que vocês acham?

  2. eu acho que tu tem que procurar um tratamento,ps4 pro nao vai rodar 4k vai fazer upscaling isso uma tv 4k ja faz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo