ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWSSem categoriaXBOX ONE

Análise: ReCore ressuscita desafios dos anos 90

ReCore é um jogo que conta com a assinatura de Keiji Inafune, o criador de Mega Man, e da Armature Studios, composta por ex-desenvolvedores de Metroid Prime.

Éden Distante

O jogo se passa em um território chamado Éden Distante, um planeta tomado por areia no qual a humanidade apostou sua sobrevivência enviando batalhões de máquinas controladas por outras máquinas robôs e agentes de manutenção. Agentes alternam seu sono criogênico para se certificar de que as coisas estavam indo bem. A protagonista, Joule Adams, acorda e vê que nada saiu como planejado: os robôs se rebelaram misteriosamente e destruíram o que na verdade deveriam proteger. O restante da história vamos deixar para quem for jogar, afinal de contas, ir descobrindo o que aconteceu é um dos fatores que te prendem em Éden Distante e ReCore.

ReCore Inquisitive Mack

Uma aula de fluidez na jogabilidade

O jogo tem bastante influência da bagagem dos criadores. Tanto a movimentação quanto as batalhas consistem em pular, atirar e dar o dash. Por diversas vezes me lembrei de Mega Man durante minha jogatina em ReCore, principalmente de Mega Man Legends. O jogo está repleto de “Dungeons” com desafios, encontrando inimigos robôs de todos os tipos conforme você anda pelo cenário. Os inimigos liberam peças e itens que podem ser usados para dar upgrade no personagem e seu bicho de estimação robotizado.

Então vamos lá:

  • Dungeons (áreas com desafios e inimigos, seja fazendo parte da história ou não);
  • Itens que possibilitam upgrades caem dos inimigos após derrota-los;
  • Inimigos são maquinas que brotam da terra ou paredes;
  • Batalhas com pulos e desvios a todo momento;
  • Tiros sequenciais até que o inimigo morra;
  • Movimentos circulares em volta do inimigo para esquivar de ataques;
  • Dash;
  • Um “cachorro robô” como companheiro;

Não te lembra nada? Selecione os espaços ao lado para descobrir -> Mega Man.

Além disso, o jogo também conta com um sistema de cores nos ataques. Cada inimigo tem uma cor específica de vida e você deve usar a cor respectiva para que se eu ataque seja mais efetivo. Isso torna a batalha um pouco mais complexa quando 3 ou 4 inimigos de cores diferentes aparecem de uma vez.

De uma forma resumida, a jogabilidade do jogo agrada muito. ReCore mostra como uma jogabilidade simples, fluída e frenética faz toda a diferença para jogos com um orçamento mais baixo. Por mais que a dinâmica da batalha não mude ela não chega a enjoar. A frequência dos desvios e mudanças de cores torna o jogo bem desafiador pra quem procura uma luta sem falhas ou mortes.

ReCore_Joule_BroodHive

recore-review-0001-1500x844

O melhor amigo do Agente de Manutenção

Joule nunca está sozinha. Mack, ágil nas lutas e capaz de cavar itens do chão é seu primeiro companheiro por Éden Distante. Mack também da investidas contra os inimigos (ele literalmente se joga em cima do alvo sem pensar no amanhã). Depois outros amiguinhos acabam aparecendo com o decorrer do jogo. Cada um com sua habilidade: escalar paredes, destruir barreiras etc. Além disso todos se comportam de forma diferente na hora da batalha.

Conforme você vasculha o mapa do jogo, são encontradas algumas plantas (blueprints) de peças para seu ser humaninho companheiro. Você pode modificar completamente todos os robôs aliados, focando no atributo que você achar mais interessante. Para isso você tem que ter também o material necessário para construir a peça. Um sistema de crafting simplificado.

recore-customization

keiji-inafunes-recore-hits-xbox-one-and-pc-on-september-18th__266347_

Fica aqui uma dica sobre destruir inimigos ou coletar seus núcleos (não atirando até matar e usando sua corda para coletar o núcleo antes que o monstro seja destruído):

Inimigos derrubam partes que são utilizadas para construir novas peças para seus companheiros, porém núcleos coletados também fornecem energia e melhoram os atributos (ataque, defesa, energia) de seus companheiros. Se você coletar um núcleo, o inimigo não vai deixar peças, e se você destruir o inimigo, o núcleo não pode ser coletado. Então seu objetivo aqui é balancear sua coleta de peças e núcleos. Até porque, algumas peças precisam de núcleos para serem produzidas!

Pare retirar os núcleos voce deve apertar o botão de lançar a corta quando a vida do inimigo ja esta baixa o suficiente e fazer uma espécie de cabo de guerra, tomando cuidado para a corda nao ficar vermelha e arrebentar.

recore-extract-core

Tropeços pela Areia

Para a geração atual e falando de um jogo com o nível de equipe que ReCore teve, algumas falhas não podem passar em branco.

ReCore sofre com carregamentos muito longos. Longos de uma maneira que eu não via há algum tempo. Quedas de FPS em situações simples, bugs de cenário e na física do jogo, objetivos repetitivos durante quase todo o game.  Alguns dos problemas técnicos melhoram na versão de PC, até mesmo nos gráficos sentimos considerável melhora, mas ReCore não deveria ser tão pesado ao ponto de não ter uma experiência do mesmo nível no Xbox One.

Quanto a repetitividade, pode incomodar a muitos jogadores. Eu gostei tanto da jogabilidade que retornar a lugares antes visitados ou ficar derrotando o mesmo tipo de inimigo diversas vezes não foi lá muito sacrificante. Porém, vale pontuar esse possível problema para alguns jogadores ou pra quem não se apegar a jogabilidade do mesmo jeito que eu me apeguei.

ReCore é o estilo de jogo que faz falta nessa geração

ReCore é um jogo que preza pela experiência individual, fazendo parte de uma pequena lista de jogos nessa geração. Precisamos de mais jogos desse estilo, onde você é desafiado pelo próprio jogo e não só por jogadores no multiplayer. Os combates offline na maioria dos jogos de hoje em dia exigem somente headshots e se esconder atrás de paredes. Jogadores hardcore e amantes das fases desafiadoras  do passado sentem falta de jogos como ReCore. Por um preço abaixo do normal (R$ 122,45 na loja da Microsoft) e com uma durabilidade justa, o jogo está recomendado para todos que gostam de tudo que foi falado até aqui. Além disso, graças ao Play Anywhere, comprando ReCore para Xbox One você poderá joga-lo também no PC.

Confira nosso gameplay de ReCore:


 

 


E queria deixar aqui um pensamento que vem me assombrando perseguindo durantes esses dias: Seria ReCore um teste para Red Ash? Red Ash é o jogo de Inafune que é assumidamente uma sequencia espiritual de Mega Man Legends. Se sim, Inafune  pode estar no caminho de sua redenção.

{{
game = [ReCore] info = [Lançamento: 13/09/2016] info = [Produtora: (Comcept, Armature Studio)] info = [Distribuidora: Microsoft Studios] plataformas = [Xbox One, PC] nota = [4/5] decisão = [Recomendado!] texto = [Focado na experiência individual] positivo = [Ótima Jogabilidade] positivo = [Sistema de Upgrades] positivo = [Um jogo offline desafiador] negativo = [Quedas de FPS] negativo = [Carregamentos Demorados] negativo = [Objetivos Repetitivos] }}

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo