3DSANÁLISESNINTENDONOTICIASREVIEWS

Análise: Pokémon Sun e Moon revigora a série e é um dos melhores da franquia

O lançamento de um novo jogo de Pokémon é sempre um grande evento e os fãs ficam muito ansiosos. Porém, verdade seja dita, a formula de “um time do mal que ‘quer dominar o mundo'” e o objetivo de passar pelos 8 ginásios e enfrentar a liga já estava cansando. Em Pokemon Sun e Moon, os malvados não querem dominar o mundo e tem uma boa motivação, não existem ginásios e líderes e a Liga Pokemon e, bem, a liga Pokémon está em construção e não existe!

pokemon-sun-moon-2

Bem vindo a Alola

Certas coisas não mudam certo? Você será um menino ou menina de seus 12 anos e um recém chegado a ilha de Alola, fascinado(a) com esses animais perigosos chamados Pokémon. Você ganhará seu starter (fogo, sempre escolha fogo. É a única escolha certa.) do Professor Kukui (um jovem sempre sem camisa e amante dos golpes de Pokémon). Outros dois personagens importantes que lhe seguirão por toda a sua aventura serão seu amigo Hau, que quer se divertir com os Pokémon, e a Lillie que, de longe, é a personagem mais chata e boba do jogo. Infelizmente, ela é uma menina que está sempre perdida e precisa da constante proteção de todos (quase uma Ashley de Resident Evil 4)…

Ao iniciar a aventura em Alola, você se depara com um desafio bem diferente do que você está acostumado. A região possui 4 ilhas principais e uma quinta ilha artificial. Nas primeiras 4 ilhas você será submetido a desafios de seus capitães, mas não se engane, você não irá lutar contra os capitães. Os desafios envolvem lutas, mas com Pokémon selvagens e por tipo. Como exemplo, no primeiro desafio você tem que procurar em buracos o Pokémon do tipo normal Yungoos e depois de concluí-lo, irá lutar com o Pokémon Totem, que é sua evolução. No caso, o Donald Trump Gumshoos com o status melhorado (um tipo de Z-Power). Ao vencer este desafio, você será presenteado com uma pedra Z daquele tipo.

pokemon-sun-moon-trainers00_23pu

Sendo o melhor de Alola

Não ache que terá somente 8 desafios, na verdade são muitos (sinceramente perdi a conta, mas são mais de 10). Ao finalizar esses desafios, você deverá enfrentar o Kahuna. O Kahuna é o defensor da ilha e o treinador mais forte. Infelizmente, algo que deixa a desejar é a falta de desafio do jogo. Particularmente, achei ele levemente mais difícil do que os últimos jogos, mas nada demais. Como exemplo, eu peguei o Pokémon lendário Solgaleo jogando apenas 1 Ultra Bola…  Na liga Pokémon, normalmente eu tinha no máximo 2 Pokémons derrotados por luta.

Para ser o melhor de Alola, você deverá dominar o Z-Power que irá coletar ao longo de sua aventura. Até zerar o jogo eu peguei um cristal Z para cada tipo de movimento, exceto de tipo voador e psíquico. Ele pode ser usado uma única vez na luta, transformando um movimento num tipo X para um ultra movimento deste mesmo tipo X. O bom desse novo tipo especial, é que um mesmo Pokémon pode ter até quatro “golpes ultra”, possibilitando diversas estratégias.

Algo que vocês podem estar se perguntando é: Mas e a mega evolução? Meu único Pokémon que Mega evoluiu foi o Greninja, que veio graças ao demo do jogo. Sua habilidade era um bond com o treinador após derrotar 1 Pokémon e permanecer na luta, ele continuaria como Ash-Greninja (sua forma Mega) e ainda poderia usar um Z-move. Acredito que isso se estenda para outros Pokémons, mas deve ser algo específico ou então seja necessário “breedar” até conseguir a habilidade necessária.

Pokemon-Sun-Moon-PV_06-30-16

Novos Pokémon e animações legais

Se há algo que salta os olhos em Pokémon Sun e Moon é que ele é provavelmente o mais bonito feito até hoje. E não vou dizer que isso acontece por causa de sua qualidade gráfica que pouco difere de X&Y ou de ORAS, mas sim porque usa uma paleta de cores muito mais viva. As ilhas trazem uma beleza muito grande ao jogo e te da uma sensação que o mundo está mais vivo do que o de costume. E por falar em mundo mais vivo, notei que eles focaram em mostrar o relacionamento dentre os treinadores e Pokémon ao longo do jogo. E isso é reforçado ao retirar os clássicos HMs e incluir uma espécie de pager que chama Pokémon com habilidades específicas para te ajudar seja para nadar, usar força, voar ou passar por outros obstáculos.

E a beleza do jogo não para somente nesse boom de vida que a ilha te passa, as animações do jogo também estão sublimes. Os golpes estão muito legais, o jogo de câmera em diversas cenas estão bons e as dancinhas para invocar o Z-power são hilárias.

E continuando os elogios ao jogo, posso dizer que as formas Alola de certos Pokémon  foram bem vindas. Ele dá uma nova dinâmica ao jogo mas pode confundir os treinadores mais antigos. Como exemplo, eu SEMPRE dava um golpe psíquico no Muk/Grimer e depois me lembrava “Putz, ele é dark agora”. Os novos Pokémon em sua maioria estão bons e bem legais. Claro que sempre existirão algumas aberrações como o Pikachu fantasma e o Pokemon coroa de flores ou o castelo de areia, mas eles não tiram o brilho de ótimas novas adições.

Team Skull e Fundação Aether

Existem duas grandes organizações em Pokemon Moon e Sun. A primeira é a equipe Rocket Skull que tem como foco roubar Pokémon e vendê-los para conseguir dinheiro e poder. O grande diferencial deles é que eles tem uma veia puxada para o Rap/Hip Hop, ou seja, tem uma música no fundo com este ritmo e temos altas posições e animações como se fossem um “mothfocka gangsta”. A equipe Skull rompe com o tom usual e introduz algo mais descontraído e inclusive nos surpreende com uma ótima motivação para sua existência.

Já a fundação Aether é a responsável pela construção e manutenção da quinta ilha chamada de Aether Paradise. Nessa nada suspeita fundação, os Pokémon são estudados e protegidos do mal do mundo como a equipe Skull.

O importante dessas 2 organizações é que elas terão não só um papel importante na história como apresentarão algumas boas reviravoltas na trama como também alguns personagens muito fortes. Aqui posso dizer que a Nintendo saiu do arroz e feijão de sempre e nos entregou uma história um pouco mais sólida e intrigante.

new_sun_moon_trailer_updated_pokemon_amie_feature_2

Poke Pelago, Poke Find e Arena de festival

Pokémon Sun e Moon apresentam 3 novidades que particularmente achei boas inclusões, embora uma seja subutilizada.

A primeira, e a mais importante, é a Poke Pelago. Nela você poderá viajar para uma ilha isolada onde poderá gerenciar, criar e expandir sub ilhas onde cada uma tem uma função. Por exemplo, você poderá colher a comida que alimentará seus Pokémon, poderá treiná-los, um espaço de relaxamento ou mandar eles se aventurarem para acharem itens para você usar no futuro.

Já a Arena de Festival é o seu portal para a internet. É onde você poderá batalhar e trocar Pokémon com amigos e desconhecidos. Não só isso, mas você poderá fazer seu festival crescer e com isso encontrar mini games dentro dela como, por exemplo, treinamentos pontuais com seus Pokémons ou participar de missões.

Por fim temos o Poke Find, ou então o “Pokémon Snap wannabe”. Infelizmente ele me desapontou. Durante minhas 33 horas durante minha jornada até zerar o jogo, eu utilizei cerca de 5 vezes o aplicativo de tirar fotos. Sendo realista, ele é uma ideia boa, mas mal executada… E com isso, acaba sendo algo ultra simples que não agrega ao gameplay.

pokemon-sun-moon-ub-02-absorption-beauty-ultra-beast

Pós Jogo

Como todo bom Pokémon, o The End não é o verdadeiro final do jogo. Após ser o primeiro campeão de Alola, você irá embarcar numa nova aventura para pegar as Ultra Beasts (UBs) que estão rondando o mundo após eventos durante o jogo. Não só elas, mas como sempre, você poderá capturar os Pokémon lendários da ilha que são 4 guardiões. Aqui devo dizer que o nível de captura é muito mais difícil e me tomou 20 ultra balls para pegar o primeiro guardião…

Por fim e sendo a cereja do bolo, você terá a honra de chutar a bunda (ou ser chutado) dos mitos Red e Blue. Sim, você poderá desafiar os treinadores da primeira liga de Kanto!

Pokemon_Sun_Moon_Legendaries

Conclusão

Queria dizer que Pokémon Sun e Moon é bom, mas sou obrigado a dizer que está maravilhoso. As mudanças e novidades foram muito bem vindas e deram um novo ar a franquia que já possui mais de 20 anos no mercado. É o jogo com a melhor história e mais divertido dos últimos anos, trazendo ótimos novos Pokémons. As novidades que afetam diretamente a história são muito bem vindas e as que não fizeram tanto sucesso, são completamente descartáveis ou opcionais.

Por fim, a história apresenta ótimos personagens e boas reviravoltas. Uma pena que a personagem principal Lillie foi tão subutilizada ao ser a eterna dama em apuros.

{{

game = [Pokemon Sun & Moon]

game = []

info = [Lançamento: 18/11/2016]

info = [Produtora: Game Freak]

info = [Distribuidora: Nintendo]

plataformas = [3DS]

nota = [5/5]

decisão = [COMPRA OBRIGATÓRIA]

texto = [Ele se reinventou para chamar a atenção]

texto = [de novos e velhos fãs da franquia]

positivo = [Ótimas animações]

positivo = [Novos Pokémon]

positivo = [História]

positivo = [“Tamagochi”]

positivo = [Customizações]

negativo = [Modo Snap]

negativo = [Falta de desafio]

negativo = [Personagem Lillie]

 

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo