NOTICIASOriginaisPC

Fãs de Civilization V estão jogando o jogo como uma democracia real

Um grupo de jogadores de Civilization se juntou para formar algo inédito, chamado Democraciv. Neste, vários jogadores humanos trabalham juntos para operar uma única civilização, sendo que alguns deles jogam de fato, enquanto outros discutem e aconselham quais jogadas devem ser tomadas.

Leia nossa análise de Civilization VI

Isso acontece nos modelos democráticos como conhecemos, ou pelo menos nos ideais clássicos do que seria uma democracia.

Democraciv – atualmente jogando com os ingleses em Civilization V – tem partidos políticos, estes que podem ser votados para tomar o poder, e uma constituição que divide este poder e dita como todos irão jogar.

Há uma bancada legislativa, que debate e estabelece leis que governam todos os outros aspectos da jogabilidade. Existe também uma bancada judicial, que tem como objetivo resolver disputas que surjam no grupo (já que estamos falando de vários humanos trabalhando dentro de um mesmo confinamento político). Finalmente, há uma bancada executiva, que é formada por pessoas que jogam o jogo de fato.

O que acontece durante a partida, então, é que todas as ações são tomadas de forma conjunta. Prefeitos são responsáveis por fundar cidades, dar ordens e organizar cidadãos. Ministros têm a tarefa de criar rotas comerciais e elaborar a diplomacia. Generais, naturalmente, são encarregados de mover as unidades militares pelo mapa (mas não podem declarar guerra por si próprios).

Tudo acontece de forma extremamente civil e polida e, por mais que exista uma grande brecha para que as coisas deem errado, Democraciv vem funcionando de forma bastante satisfatória. Recentemente, houve eleições e uma guerra vem acontecendo com os Siameses.

Para checar tudo sobre Democraciv, há um subreddit onde tudo está sendo organizado.

Via Kotaku

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo