COLUNASNINTENDONOTICIASOriginaisPCPLAYSTATIONPS4

Os segredos de Akuma, novo personagem de Street Fighter V

Akuma acaba de retornar à franquia Street Fighter sendo o primeiro personagem da segunda temporada de Street Fighter V. Como ele é mega, power, blaster, master famoso e somos fanboys dele pica das galáxias, decidimos criar um pequeno resumo sobre esse ícone dos jogos de luta e da cultura nerd em geral.

É Akuma ou Gouki, cacete?

akuma

Os dois. Originalmente o nome dele é Gouki, que significa algo como “grande espírito” ou “grande ogro”. Porém, por ter aparência e intenção demoníaca, os japoneses decidiram não dar margem para outras interpretações e, ao lançar o jogo no ocidente, transformaram o nome dele em Akuma, que significa literalmente demônio capitoro, tinhoso, coisa ruim, sete pele, cramunhão, anjo caído, ferra brás, demo, pé de bode, chifrudo, cão, capeta

O capeta chega a Street Fighter

akuma super street fighter II turbo

A primeira aparição de Akuma (ou Gouki, como preferir) foi em Super Street Fighter Turbo (a Capcom sempre gostou dessa infinidade de títulos derivados de um mesmo jogo), no ano de 1994. Na época, Akuma era um chefe secreto do jogo que só era destravado após vencer suas lutas sem perder nenhum round. Caso os jogadores conseguissem isso, ao iniciar a luta final contra M. Bison (que no Japão se chama Vega), Akuma aparecia na tela, mandava um Shun Goku Satsu no Bison e começava a sua tormenta, já que Akuma era apelão nível máximo.

A treta com seu irmão Gouken e o bullying com Ryu e Ken

psp_wallpaper_gouken_and_akuma_by_dethklok91

Gouki e Gouken. Daria uma boa dupla sertaneja, certo? Talvez. Não sei se cantam, mas certamente eles tretam bastante. Discípulos do estilo Ansatsuken, Akuma e Gouken (mestre de Ryu e Ken) foram parceiros de treinos durante anos, até o dia em que eles tomaram caminhos separados. Sedento por poder, Akuma decide aprender os caminhos do Satsui no Hadou (traduzindo seria algo como intenção de matar) e sua temerária técnica Shun Goku Satsu, que pode matar tanto quem a invoca quanto quem é atingido por ela. Teoricamente, o Satsui no Hadou está dentro de todo ser humano e cabe a cada um desenvolver isso ou não. Akuma quis, claro, mas Gouken optou por continuar seu treinamento sem se corromper.

gouki_vs_gouken_by_antares69

Outro motivo para Akuma ter raiva de seu irmão, é que Gouken selou o Satsui no Hadou em Ryu. Ou seja, mesmo que quisesse, Ryu não conseguiria liberar a técnica. Akuma sabe uma forma de libertar esse poder em Ryu e, em Street Fighter IV, ele e Gouken disputam a tutela de Ryu. Daí surge a variação Evil Ryu, que é quando Akuma o convence de abraçar o Satsui no Hadou e libertar todo o poder maligno da técnica.

evil_ryu_by_longai-d75df7c

Apesar disso tudo, Akuma segue um código de honra. Tirando seu mestre, Goutetsu, e seu irmão Gouken, ele nunca enfrentou um lutador a não ser que fosse desafiado (tanto que você precisava fazer certas ações para que ele aparecesse em Super Street Fighter II Turbo). Ele luta apenas para testar sua força e encontrar alguém à sua altura. Dessa forma, Akuma tem bastante interesse em Ryu, o único que realmente pode derrotá-lo.

Shin Akuma é o famoso “cão chupando manga”

Há uma versão mais poderosa de Akuma que realiza aparições principalmente em jogos de estilo crossover, chamada Shin Akuma (Verdadeiro Akuma), que nada mais é do que o personagem com seu poder total. Estando assim, Akuma passa a ter cabelos brancos e traje roxo e suas habilidades normais se tornam mais poderosas.

shin akuma

Shin Akuma realizou apenas uma aparição na série Street Fighter, em Street Fighter Zero 2, sendo o chefe secreto do jogo (neste jogo sua aparência ainda era similar a do Akuma normal). Shin Akuma também foi um dos chefes dos jogos Capcom vs. SNK 2 e SNK vs. Capcom.

Oni e a transformação final (até agora) de Akuma

Sf4charselectoni

A última versão, e mais poderosa, de Akuma surgiu em Street Fighter IV com o nome de Oni, que em japonês significa Demônio, Onigami, Destruidor dos Céus, Ogro Enlouquecido. Oni surge quando Akuma deixa o Satsui no Hadou envolvê-lo totalmente e consumir sua consciência até o ponto onde ele perde completamente sua humanidade, se afasta de seu código moral como um guerreiro e passa a tentar matar qualquer guerreiro em uma luta.

Akuma chega a Street Fighter V

6a027722994fc3dc20c17d27c8a2e8bb

Em Street Fighter V Akuma ressurge ainda mais maligno e poderoso. Após matar (ou apenas derrotar, isso não ficou muito claro) Gen, Akuma parte em busca de Ryu para tentar convencê-lo a se entregar ao Satsui no Hadou. O resultado dessa empreitada só saberemos ao longo das temporadas de Street Fighter V, que depois de um início desanimador, começa a voltar aos trilhos e promete muita pancadaria.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

2 Comentários

  1. Correção: duas aparições. A primeira foi no Super Street Fighter II Turbo. Quem nós enfrentamos no final de SSF2T é o Shin Akuma (que tem hadouken aéreo duplo). A versão do Akuma secreto que escolhemos com código é o Akuma comum.

  2. Muito bom seu relatório gostei bastante vc poderia me passar algumas dicas de como fazer alguns especiais no street Editions? Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo