NOTICIASOriginaisPCPLAYSTATIONPS4XBOXXBOX ONE

Resident Evil precisa de zumbis?

Afinal, Resident Evil é um jogo sobre zumbis? Com o lançamento de Resident Evil VII, uma enxurrada de comentários invadiram fóruns, grupos de discussão e qualquer ambiente que reúna fãs da franquia. E tem de tudo um pouco: Resident Evil VII não tem os personagens clássicos, não tem ligação com as histórias passadas, não tem zumbis e por aí vai.

ATENÇÃO: SPOILERS ABAIXO

Bom, em relação aos personagens principais e a ligação com as primeiras histórias, só posso dizer que há relação sim. Não falarei mais nada para evitar possíveis spoilers. Agora, sobre não haver zumbis, aí podemos ter um ponto de discordância. Em Resident Evil VII há sim zumbis. São os “mofados”. Os mofados nada mais são do que pessoas que foram infectadas pelo E-Virus (não falarei muito sobre ele para evitar mais spoilers) e estão em estágio final de infecção. Ou seja: esses zumbis com aspecto monstruoso (e um pouco gosmento) já foram pessoas normais, passaram pelo estágio de transformação até chegar ao aspecto final, que é como os encontramos no jogo. Os mofados lembram bastante os infectados pelo virus Uroboros (Resident Evil 5) e pode ser que eles tenham uma ligação sim. Lembrando que o Uroboros já era uma evolução do Las Plagas (Resident EVil 4) e, possivelmente, o E-virus é uma evolução dessas pragas todas. Hehehe.

Agora, de fato, com os mofados, boa parte dos inimigos de RE VII perdem aquele visual de zumbis clássicos (seres humanos que não controlam mais seu sistema cognitivo e só pensam em se alimentar para manter o corpo vivo, já que a alma foi pro vinagre). E entendo que parte dos fãs de Resident Evil se identifiquem bastante com a temática de mortos vivos. Afinal, esse é um universo que, desde que foi criado, mexe com o imaginário de jovens (tanto s corpo quanto é espírito) e já se desdobrou em HQs, séries de TV, filmes e, claro, muito a games. Porém, gostaria de propor uma reflexão sobre tudo isso.

Resident_Evil_7_Demo_Molded

Particularmente, considero Resident Evil essencialmente um jogo de terror clássico ocidental. O que isso significa? Significa que ele retrata pessoas e personagens em uma situação desesperadora, com poucos recursos, terrivelmente assustados e tendo de superar tudo isso para simplesmente sobreviver. Resumindo: Resident Evil trata-se de um survival horror, nome que que própria franquia cunhou e que define bem esse terror mais ocidental como o conhecemos.

A UMBRELLA E O SONHO DE CONTROLAR A MENTE HUMANA

Fazendo um recorte sobre a história da franquia Resident Evil, em seu primeiro título, Resident Evil 1, ao ler os files do game, notamos que o grande plano da umbrella era conseguir controlar a mente humana através do uso de um vírus (o lendário T-vírus) e, feito isso, poder vender essa “tecnologia” de controle humano para quem a quisesse. Dessa forma, surgem os primeiros experimentos feitos em laboratórios, que até então era conhecida como uma grande marca farmacêutica. Porém, como sabemos, esses primeiros experimentos não funcionaram da maneira correta. Um porque o T-vírus acabou deixando seus hospedeiros demasiadamente afetados, produzindo ao invés de marionetes verdadeiros zumbis com pouco ou nenhum controle sobre a realidade.

maxresdefault (1)

Para piorar, esses zumbis não passaram no teste contra as equipes Bravo e STARS, de Raccon Gugu, já que eles conseguiram sobreviver ao terror da mansão (que na verdade era a grande baseilitar para testes de combate, sobrevivência etc.). O próprio Tyrant, que era tratado por Wesker e todo o time de pesquisa/desenvolvimento da Umbrella como a evolução final das armas biológicas (Bio Organic Weapom – BOW), não deu certo e acabou atacando o próprio Wesker nos momentos finais do primeiro jogo.

Porém, com o passar dos jogos, o controle mental das BOWs foi se aprimorando. Nemesis foi o primeiro que funcionou como eles imaginavam. Com a descoberta do vírus Las Plagas, esse controle mental ganhou um outro nível. Quem se lembra do comecinho de Resident Evil 4 quando todos os zumbis que estão te atacando na vila simplesmente te deixam em paz assim que o sino começa a tocar? Em Resident Evil 5, logo no começo também, um cara com um walk talk na mão ordena que uma horda de zumbis ataquem Cris e Sheeva. No 6 isso fica muito evidenciado quando vemos verdadeiros exércitos de J’avos (zumbis moderninhos) atacando Cris, Helena, Jake e Sherry. Ali vimos finalmente o sonho da Umbrella se concretizando ao nos depararmos com um exército de mercenários todos controlados mentalmente. O C-vírus foi tão refinado que os J’avos conseguem, até, usar armas de fogo contra seus oponentes.

O que eu quis dizer com isso tudo? Tem zumbi? Sim, tem. Mas, se olharmos de maneira macro, o grande objetivo do jogo é criar um vírus capaz de controlar a mente das pessoas seja isso para qualquer fim. E essa temática está MUITO presente em Resident Evil VII. Por fim, o próprio nome original da franquia Biohazard (aqui no ocidente eles optaram por Resident Evil) indica que a temática gira muito mais na questão de uma “ameaça biológica” do que um apocalipse zumbi. E, novamente, Resident Evil VII se trata BASTANTE de uma ameaça biológica. Pararei por aqui para evitar mais spoilers e gostaria muito daopinião de todos para debatermos, sadiamente, essa série que é tão incrível e nos encanta desde meados da década de 90.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo