MOBILENINTENDONOTICIASSWITCH

Nintendo Switch: Como a Nintendo acredita que ganhará os desenvolvedores Third-Parties

Um das maiores fraquezas do Wii U era o seu suporte às third-parties. Entretanto, dessa vez a Nintendo não quer repetir esse mesmo erro com o Nintendo Switch.

No mês passado, a Nintendo anunciou uma lista de títulos third-parties para o Switch, incluindo Skyrim. Parece um sinal promissor, não? Durante uma recente reunião financeira, a empresa falou mais sobre como dessa vez será diferente (parece algo que já ouvimos antes?)

“Em nossas plataforas anteriores, criar nossos próprios jogos e ferramentas de desenvolvimento era a maior prioridade para nós,” diz o executivo da Nintendo, Shinya Takahashi. “Contudo, desde o início do desenvolvimento do Nintendo Switch, nós temos tentado criar um ambiente no qual uma variedade de desenvolvedores third-parties poderão facilmente produzir softwares compatíveis, por exemplo, ao proporcionarmos compatibilidade com a Unreal Engine e Unity, assim como nossas próprias ferramentas.”

Shigeru Miyamoto acrescentou que os desenvolvedores third-parties que estão criando jogos para PC agora podem facilmente adaptar seus jogos para o Switch. “No atual ambiente de desenvolvimento, eu diria que demoraria menos de um ano para portar um jogo de PC para o Nintendo Switch.”

As pessoas de fato compram hardwares da Nintendo para jogar jogos da Nintendo, mas seria incrível se o novo console tivesse o mesmo tipo de suporte que os portáteis da empresa têm.

Internamente, a Nintendo também fez mudanças corporativas para simplificar o desenvolvimento de jogos. Os times de desenvolvimento de software para consoles e portáteis, que antes ficavam em departamentos diferentes, agora foram unificados, de acordo com Miyamoto.

Além disso, Miyamoto disse que os próprios funcionários da Nintendo têm sentido “a facilidade de se desenvolver” softwares para o Switch.

“Ainda, apesar da crença de que os desenvolvedores de software dos Estados Unidos e da União Europeia possuem mais capacidades do que seus concorrentes japoneses, quando a questão se trata de técnicas de desenvolvimento de software,” afirma Miyamoto, “os desenvolvedores de software da Nintendo conseguiram resultados primorosos com tecnologias como a Unreal Engine, e agora suas habilidade podem ser comparadas com as dos desenvolvedores ocidentais.”

A vontade dos criadores de jogos japoneses de criar suas próprias engines sempre foi custosa e ineficiente. A decisão da Nintendo de disponibilizar ferramentas padronizadas na indústria certamente fará com que mais third-parties de fato cheguem ao Switch.

Apesar disso, “A Nintendo continuará criando softwares únicos”, termina Takahashi. “Ao fazer isso, acredito que vamos encorajar as third-parties a criar muitos títulos de qualidade para o Nintendo Switch.”

Eu sinto que essa tem sido a atitude da Nintendo desde o Nintendo 64, mas isso nem sempre resultou em suporte das third-parties no passado. Talvez dessa vez seja diferente.


Matéria traduzida livremente da Kotaku

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo