NOTICIASOriginaisPCPLAYSTATIONPS4XBOXXBOX 360XBOX ONE

Opinião: Se você tiver que escolher um console, vá de PS4

Este post reflete uma opinião do autor e não necessariamente a posição do Última Ficha sobre o assunto

O título é auto-explicativo. Se você (como a maioria de nós, gamers do Brasil) tem que escolher entre ter apenas um dos dois grandes consoles da geração o que tenho para dizer é simples e direto: compre um Playstation 4. Mas ok, quem sou eu para te influenciar em alguma coisa, não é mesmo? Se você pensou isso eu estou de acordo com você, afinal minha opinião pura e simples não valem mais do que a do seu zé da padaria. Mas espere ai até eu poder argumentar e acho que você vai se convencer.

Porém antes, uma explicação rápida. Esse post não tem nenhuma intenção de jogar lenha na fogueira da briga entre os consoles. Minha única e exclusiva preocupação é expressar para o querido leitor do Última Ficha o porque eu acho que, se você deseja ter a experiência mais completa quando o assunto são os jogos que você vai poder jogar, o PS4, em Março de 2017, já é a escolha óbvia. Na geração passada fui o orgulhoso dono de um Xbox 360 e fui muito feliz com ele. Em 2014 optei pelo PS4 pelo simples motivo de que meus amigos gamers mais próximos já tinham um. E agora sou altamente grato por essa eventualidade.

Em Junho de 2016 fiz um post sobre como achava que a Microsoft estava sendo ambiciosa em suas iniciativas para tentar tomar a frente no mercado de games e ainda acredito na força dessas ambições. A questão é: como jogador o que queremos? A resposta, para mim, é simples: grandes jogos. E se 2016 ainda deixava margem para duvidas, 2017 chegou para exterminar qualquer uma delas que fosse.

Já faz tempo que o PS4 está altamente recheado de jogos que donos de um Xbox One jamais conseguirão jogar e que certamente devem causar leves ulceras de ansiedade nos donos de uma caixinha da Microsoft. Em ordem não necessariamente cronológica vamos à lista dos que considero os melhores jogos exclusivos: The Last Of Us, a coletânea Uncharted, Uncharted 4, Bloodborne, Until Dawn, Ratchet & Clank, Ni-OH, Horizon Zero Dawn, Nier, Infamous, The Last Guardian, The King of Fighters, Dragon Quest Builders, Driveclub, Tales of Berseria, God of War III remastered, Terraway Unfolded e por ai vai. Sinceramente, é muito jogo bom demais para simplesmente ignorar, isso porque nem falei ainda dos que estão por vir. Se você não acredita faz uma rápida pesquisa por alguns desses jogos e se liga nas notas que eles receberam.

Agora olha o line-up de exclusivos confirmados e que ainda vão chegar pro console: Uncharted: Lost Legacy, Detroit Become Human, Final Fantasy VII remake (exclusivo por tempo indeterminado), a coletânea Crash Bandicoot, Death Stranding (nada mais nada menos do que o primeiro jogo do estúdio novo do Kojima), Days Gone, God Of War (0 novo, apresentado na E3 2016), The Last Of Us Part 2, Spider-Man (feito pelo mesmo estúdio de Ratchet & Clank) e seja lá mais o que os caras estejam escondendo da gente.

the-last-of-us-filme

Sinceramente, se nos livrarmos de todo o afeto que temos por uma ou outra empresa ou por um ou outro console (Xbox e Playstation), seja pela história que temos com cada um deles ou por que gostamos da cor ou porque gostamos dos controles ou pela afecção com certos personagens o que fica? Para mim fica a inescapável verdade de que como gamer e amante dos jogos eu jamais seria capaz de recomendar que alguém comprasse um Xbox One ao invés de comprar um PS4. É simplesmente, na minha opinião, devastadora a biblioteca disponível no console da Sony em relação àquela exclusiva do aparelho da Microsoft. Além de ter acesso a todos os jogos third-party disponíveis em ambas plataformas (The Witchers 3, CoDs, Battlefields, Assassin’s Creeds, Fifas e por ai vai) com o Playstation 4 você ganha acesso a todo um outro universo de jogos incrivelmente fantásticos que a opção pelo Xbox One simplesmente lhe impedirá de usufruir.

Vou te falar porque resolvi escrever esta matéria. Acabo de zerar Horizon Zero Dawn. E sério, que jogo! Desde de The Witcher 3 não tenho uma experiência com um mundo aberto que tivesse sido assim tão fantástica e envolvente quanto a que tive com Horizon. A história é muito boa. Mas o mundo criado, tanto em termos de ambientação, personagens, tribos, quanto do design dos ambientes e das máquinas (inimigos principais do jogo) foram simplesmente capazes de me tornar uma criança novamente. As horas passadas dentro daquele mundo me fizeram querer ter 12 anos e todo o tempo do mundo novamente. A mecânica de combate e tudo que existe para ser conquistado no mundo são o refinamento do que vejo muitos jogos de mundo aberto tentarem conseguir alcançar.

Com essa realização me veio um pensamento: “cara, quem tem Xbox One simplesmente não vai poder ter ESSA experiência FANTÀSTICA”. E ai me lembrei de com Ni-OH também era irado, Ratchet & Clank idem, Bloodborne… De como joguei a coletânea Uncharted e Uncharted 4 no ano passado e me senti simplesmente maravilhado com o que a Naughty Dog havia feito e de como chorei com cenas de The Last Of Us lá no início de 2015. E ai me dei conta de que o próximo jogo da minha lista era Nier e de como ele havia recebido altos elogios de todo mundo que colocou as mãos nele e que Persona 5 já já estaria entre nós (apesar de não conhecer o jogo, vejo o quanto a galera do site está ansiosa para sua chegada). Lembrei também que Crash Badicoot estava prestes a retornar ao meu lar depois de 15 anos de saudade e que jogos como Detroit e Final Fantasy VII remake me deixavam ansioso e finalmente me dei conta: preciso escrever sobre isso. Preciso dizer para as pessoas o que acho.

Espero que a galera entenda o que falei lá em cima. A intenção não é colocar lenha na fogueira de briga nenhuma, mas dizer para quem não tem um console ainda: compre um PS4. E para os que tem talvez dizer: considere vender seu console e comprar um, acredite, vai valer a pena. Sei que os donos de um Xbox One podem não ficar felizes ao ler isso, mas a matéria não é um ataque ao console da Microsoft, é um serviço ao gamer que está em duvida e àqueles que estiverem dispostos mas em duvida sobre investir em uma troca de console ou em um novo aparelho. Como jogador digo que, na minha opinião, está em seu melhor interesse ter um PS4.

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

12 Comentários

  1. Concordo totalmente! Falo isso o tempo todo, compramos videogames pra jogar os seus jogos, e ponto! E se tratando de jogos, o PS4 hoje, tem a melhor biblioteca de exclusivos.

  2. Quero muito jogar o Forza Horizon e Gears of War, mas realmente, o PS4 tem mais opções.

  3. Mano ,parem d influenciar por favor ,na hora de comprar leve em consideração a diversão ,as funcionalidades,o controle,os serviços,custo benefício,e aí sim por último os exclusivos, e ainda mais vai sair jogos de ps4 para o PC ,pq não falam disso?Não sou fanboy mais isso aí já é demais,é o cara do post fala q compro o ps4 pq todos os amigos tinham ,mano falo mais nada

    1. A prioridade do que se levar em conta na hora de comprar console vai de cada um.Você poe os exclusivos em ultimo e tem gente que poe em primeiro. E os fatores que vc listou são praticamente parelho em ambos os consoles (xbox levemente melhor em controle e serviços), mas a lista de exclusivos de qualidade tem uma diferença gritante pendendo pro ps4. Enquanto a Ms se apoia na triade Halo, Gears e Forza, o PS4 ta tendo mais variedade de exclusivos de peso. Eu quero que a Ms seja grande pra incentivar a concorrencia, mas ultimamente tá bem clara a superioridade do ps4.

  4. A lista de exclusivos da sony realmente pesa um bocado, mas o lado verde da força também tem seus méritos: a série Forza, Gears, Halo. Espero que na próxima geração a MS não fique marcando touca e comece logo a plantar seus exclusivos. Por isso a nintendo tem tanta força, pois tem poucas empresas que trabalham com seus consoles mas seus exclusivos pesam uma montanha… Mario é um exemplo.
    Vamos ver por quanto tempo Master Chief e o Marcão Fenix vão consegir segurar as pontas da MS.

  5. AI AI
    Para de defender o indefensável, tu escreve para um meio de comunicação não pode jamais entrar nesse mérito de opinião própria, o ponto aqui é serviço, multiplayer, pós venda, retrocompatibilidade, ea acess, gamepass, rede online ativa e robusta, 4 jogos por mês entre AAA e indies de qualidade, lembrando que os jogos mais jogados no PS4 são third-party se é pra jogar FIFA E COD E BF1 joguem no xbox lembra do item que eu citei rede online ativa e robusta e de QUALIDADE, lembrando mais uma vez você AUTOR GRADUADO ASPIRANTE A MÚSICO é pago pra passar informações imparciais e com dados e verídicos.
    Pra terminar tenho o ps4 pega poeira a maioria do ano ligo pra atualizar e jogar os EXCLUSIVOS que por sinal se joga só uma vez e termina ou dai tu vende ou deixa do lado do ps4 pegando poeira, não adianta vender 60 milhões de unidades e não ter comunidade ativa que gera receita.
    E VAI PHILLLLLLLLLL

    1. Nao tenho nd contra a microsoft, mas , sinceramente, vc tem mesm um ps4? um console que tem jogos fantasticos e exclusivos, como o a pouco tempo lançado HORIZON, e seu ps4 ta pegando poeira? O ps4 tem Nier: Automata, e seu ps4 pega poeira? entao vá me dizer que seu xone fica sempre na ativa por causa de Recore? ou nao pega poeira p causa da retrocompatibilidade com jogos da geração passada? Nao que o ps4 nao tenha suas remasterizações, mas pelo menos a remasterização aproveita um pouco melhor as capacidades do console atual. Olha, meu amigo, como nao tenho nd contra a microsoft, mas o xone ja teve alguns jogos cancelados, enquanto que o ps4 teve varios jogos lançados, como o proprio HZD, que esta ESPETACULAR, e na verdade outros jogos que comprei estao parados (pelo menos ate eu zerar HZD) como batlefield 1, e outros jogos que comprei que estavam em promoção. E mais pra frente vem Gran Turismo Sport, God of War, Days gone, Detroit: Become Human, Spiderman e um pouco mais além: The Last of US part II. E é bem provavel que nessa E3 a Sucker Punch mostre um novo Infamous, que pra falar a verdade o infamous 2 até hoje tem graficos incriveis. Acredito que o seu xone tem sim seus otimos jogos, claro que tem, mas temos que reconhecer que o ps4 tambem tem seus grandes jogos, e voce sabe disso. E se vc é caixista convicto, não pense que Teraflops a mais vai fazer o scorpio ganhar a geração. VG tem que ter poder? sim tem, mas um console nao vive só de poder. Voltando ao passado, vc com certeza pôde ver que o Ps1 foi vencedor de sua geração sendo o menos potente dentre os concorrentes: o N64 tinha 64 bit, mais velocidade de clock, dois processadores, filtro para a imagem não quadricular, e o SATURNO, que tinha seus incontáveis processadores, cartucho de expansão de memória, mas quem levou a melhor foi o console da sony, com sua simplicidade, mas também com seus inúmeros jogos de qualidade.
      O mesmo aconteceu com o ps2 que era menos poderoso que o xbox e o gamecube, e mesmo assim se tornou o Vg mais vendido de todos os tempos, e mais uma vez foi p causa dos jogos. O ps3 foi o mais poderoso, mas teve seu preço, a complexidade para produzir os jogos era o calcanhar de aquiles do console. o 360 era mais simples de programar e isso ajudou bastante, mas mesmo assim o ps3 ficou um milhao de consoles à frente do 360, mas pq será? mais uma vez por causa dos jogos: Gran turismo 5, 6, Killzone 2, 3, Infamous, God of War 3 e o ascension, Uncharted 1, 2 e 3, MotorStorm, Litlebigplanet, entre outros…e por fim THE LAST OF US. Portanto acho que vc exagerou no quesito poeira no console, pq se vc ler os posts adiante vai ver que varios gostam do xone mas sabem que o ps4 tem mais opções. Pq um console nao pode ficar vivendo só Halo, Gears e Forza. Fique atento, um abraço e um otimo jogo pra ti.

    2. PS4 tem rede online tbm ignorante, é isso que faz dele melhor tem seus jogos multiplayer,e mais variedade de exclusivos,mas acho que vc vai dizer que é impossível jogar online no PS4,já que é um fanboy retardado…

      PS4 tem rede online tbm ignorante, é isso que faz dele o melhor por ter seus jogos multiplayer,e mais variedade de exclusivos,mas acho que vai dizer que é impossível jogar online no PS4, já que é um fanboy ignorante…

        1. Kkkkkkkkkkkkkkkk cade os argumentos??? Não vai defender o Xbox não??? Ué??? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sabe que eu to certo né DELETADO POR MODERADOR!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo