NOTICIASOriginaisPLAYSTATIONPS4PSP VITA

PS PLUS de Abril e uma análise sobre a “má qualidade” dos jogos

Diferente do que fazemos em todos os meses, nós não iremos somente anunciar os jogos do mês, mas farei uma critica ferrenha ao serviço, pois o desagrado é geral.

Antes de mais nada, a Sony anunciou oficialmente em seu blog os jogos gratuitos desse mês sendo os seguintes:

  • Drawn To Death, PS4
  • Lovers in a Dangerous Spacetime, PS4
  • Invizimals: the Lost Kingdom, PS3
  • Alien Rage – Extended Edition, PS3
  • 10 Second Ninja, PS Vita (cross-buy com PS4)
  • Curses ‘n Chaos, PS Vita (cross-buy com PS4)

Ok, agora que você viu os jogos, deve estar chateado com o line up nada animadora. Mas não se preocupe, você não está sozinho! Se simplesmente entrar no link acima do blog da playstation ou então checar os comentários do vídeo, verá que os comentários negativos se multiplicam e os positivos desaparecem. Inclusive, o vídeo oficial da PLUS está com mais de 6 mil dislikes, enquanto tem somente 1400 curtidas. Ou seja, não sou eu quem está falando isso, mas sim o público. Tanto o público brasileiro, como o público internacional.

Mas por que essa revolta? Bem, o serviço da PS PLUS foi originalmente criado no PS3 e foi o pioneiro no mercado. É importante frisar que esse serviço foi criado para amenizar um problema de hack na época, ou seja, fui um grande “desculpa pelo vacilo” e olha como sou legal. Porém, independente deste fato, ao se associar você já ganhava títulos incríveis, os chamados AAA todo mês. Tivemos Uncharted, Tomb Raider, Assassin´s Creed, PES e muitos outros que me falham a memória. Além disso não existia a necessidade de TER a assinatura para jogar online. Ou seja, o melhor dos mundos com jogos “gratuitos” todos meses.

Com a nova geração, o PS4 se consolidou como o líder de mercado e atualmente surfa em ótimas ondas de excelentes exclusivos como Persona 5, Horizon Zero Dawn, Yakuza 0, Nier: Automata e outros. E com a nova geração, seu maior concorrente, o Xbox, adotou o mesmo tipo de serviço provendo jogos gratuitos e necessitando da assinatura mensal para jogar online. Porém, essa necessidade já existia na época do Xbox 360. Ao lançar o PS4, eles copiaram essa parte da necessidade de ter o serviço para jogar online.

Inicialmente as pessoas foram resistentes, mas entenderam a necessidade de se adaptar ao sistema pago para ter uma melhor qualidade online. De qualquer forma, em poucos meses teríamos lindos jogos AAA vindo gratuitamente para os jogadores e acabaria compensando. Ou foi isso o que acharam…

Depois de quase 3 anos de PS4 “na praça”, poderia contar em uma mão os títulos AAA que recebemos. Não só isso, o serviço online sofreu muito com altos e baixos nesses últimos anos, dando uma estabilizada no período mais recente. Porém, ele continua sofrendo com a velocidade de download de seus jogos (reclamação recorrente em fóruns, grupos e minhas também). Por fim, o Xbox One tem dado ótimos jogos ultimamente. Nesse mês de Março eles terão o antigo exclusivo Ryse: Son of Rome, a segunda temporada de Walking Dead, Darksiders 1 e Assassin´s Creed Revelations.

E a grande pergunta permanece: Por que a Sony não dá seus jogos AAA antigos como Infamous ou The Order 1886? Ou então algum dos 3 Assassin´s Creed já lançados ou Battlefield e muitos outros? Até quando eles vão ficar ouvindo mês a mês seu publico reclamando e comparando com seu rival sem mexer um dedo?

E não quero que me entendam mal, eu gosto dos jogos indies e não to criticando a presença deles. Atualmente estou me divertindo muito com 2 jogos indies e me diverti muito com alguns jogos lançados no serviço para o PS4. Mas estou criticando a falta de outros jogos chamarizes. Por mais que Rocket League tenha sido um sucesso, ele foi um ponto fora da curva. Só sei que está na hora da Sony abrir o olho e ouvir as reclamações de toda sua base.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Um Comentário

  1. Excelente análise sobre o serviço, e concordo que ultimamente tem caído a qualidade geral dos jogos que a PSPlus tem dado, e o serviço também não melhorou muito, mas algo que alguém comentou em um fórum também faz sentido (não querendo defender a sony). Quando a Plus iniciou ele só dava 2 jogos (PS3) o que abria espaço para jogos de maior qualidade na line-up mensal, hoje, a mesma, tem dado em média 5-6, aumentando a quantidade e diminuindo a qualidade (exceto pontos fora da curva, como vc mencionou) e ele propôs o seguinte, 3 jogos mensais (1 PS3, 1 PS4 e 1PSV/cros-buy PS4) pois assim, em teoria, faria sentido a sony “aumentar a qualidade” dos jogos da Plus. O que você(s) acha(am)?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo