NOTICIASXBOXXBOX ONE

Comparamos o Scorpio com o PS4 Pro e a Microsoft tem clara vantagem no Hardware

Hoje a Microsoft finalmente anunciou as especificações de Hardware do Projeto Scorpio, o mais novo console da empresa norte americana. Ele irá entregar 6 terafopls e é um monstro comparado aos consoles de hoje em dia, especialmente o PS4 Pro.

Como a Sony foi a primeira a lançar essa meia geração, vamos ver o quão mais poderoso é o Scorpio a frente do PS4 Pro.

Especificações

Xbox Scorpio specs
CPU – 8 núcleos x86 clocked a 2.3GHz
GPU – 40 unidades de computação customizadas clocked a 1172MHz
12GB GDDR5 RAM com uma memory bandwidth de 326GB/s
HD de 1TB 2.5 polegadas
UHD Blu-ray drive

PS4 Pro specs

CPU- 8 núcleos x86-64 AMD “Jaguar”, clocked a 2.1 GHz
GPU – 4.20 TFLOPS, AMD Radeon engine gráfica clocked a 911 MHz
8GB GDDR5 RAM com uma memory bandwidth de 218GB/s
HD de 1TB 2.5 polegadas
Blu-ray/ DVD drive

Preço

Embora seja um dos pontos mais sensitivos para o comprador, não existe ainda um preço oficial para o Scorpio. Hoje sabemos que o PS4 Pro, seu competidor, custa U$400 (podendo sofrer algum corte de preço até a E3 2017).  Baseado nas excelentes configurações do Scorpio e seu avançado sistema de refrigeração único, estima-se que ele custará entre U$ 500 e U$ 600.

Tecnologia 4K

Algo que já foi demonstrado por muitos, é que o 4K do PS4 Pro não é um 4K real (nativo), mas sim um sistema de upscaling baseado em técnicas avançadas de anti-aliasing e resolução dinâmica. Ou seja, a imagem se adapta ao 4K, mas não é uma imagem 4K real.

Já o Scorpio é entrega não só imagens 4K nativas, como são extremamente estáveis e a 60 FPS. Foi feito um teste com um port de Forza 6 e ele rodou a somente 66% de sua GPU. Hoje é normal alguns jogos terem que ser capados para rodarem a estáveis 30FPS e, no caso do Xbox One, a 900p. Além de ele manter o jogo com uma performance incrível, ainda existe potencial para crescer dentro dele.

Teraflops e poder

Saindo do mundo dos bits nós entramos no mundo de Teraflops. Enquanto que o PS4 Pro atinge um máximo de 4.2 teraflops, o Scorpio chega a gigantes 6 teraflops, batendo de frente coma placa GTX 1070, essa chegando a 5,6 teraflops. Comparativamente, o Xbox chegava somente a 1.31 TFPLs e o PS4 a 1.84 TFPLs.

Algo que deve ser levado em consideração não é somente o poder bruto, mas que essa é uma máquina poderosa completamente otimizada para jogos, ou seja, o Scorpio será mais poderoso que um PC com a placa mencionada acima. Por fim, é valido dizer que de seus 12 GB de RAM, 8 serão completamente dedicados aos jogos, contra 5 GB de RAM do PS4 Pro. E sim, o console está pronto para a tecnologia VR, mas não é o foco da empresa neste primeiro momento.

Confiram abaixo a análise completa que a Digital Foundry fez sobre o console e não esqueçam que estaremos na E3 conferindo o Scorpio e todas as novidades da feira.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo