NOTICIASXBOX

Xbox Scorpio: Lançamento, notícias, jogos, especificações e tudo o que sabemos

A Microsoft quer transformar o ciclo tradicional de vida dos consoles com o Xbox Scorpio. Mostrado pela primeira vez durante a conferência da E3 de 2016, o console possui um poder significativamente maior do que os consoles da atual geração, além de trazer também um software operacional renovado. Em outras palavras, o Xbox Scorpio fará de 2017 um ano muito interessante para não somente caixistas, mas jogadores em geral.

Traduzimos e compilamos tudo o que se sabe sobre o Scorpio a seguir. Confira os detalhes do console:


DIA DE LANÇAMENTO: QUANDO POSSO COMPRAR UM?

O Xbox Scorpio será lançado durante a época de férias do hemisfério norte, o que nos deixa com uma janela provável de novembro a dezembro para botar as mãos no produto. Os últimos lançamentos de consoles geralmente acontecem nesta época por conta dos inúmeros feriados, como Dia de Ação de Graças nos EUA e Natal. É seguro afirmar, então, que muito possivelmente veremos o console chegando ao Brasil também pouco depois dessa época. Apesar de rumores apontarem para um lançamento oficial no país, ainda não temos a confirmação de que isso irá acontecer tão cedo.


XBOX SCORPIO: O FIM DAS GERAÇÕES DE CONSOLES?

Em entrevista ao Engadget, o chefe de marketing de jogos da Microsoft, Aaron Greenberg afirmou que o Xbox Scorpio marca o fim do ciclo de vida tradicional dos consoles para a empresa.

“Nós pensamos que o futuro será sem gerações de consoles,” disse Greenberg. “Pensamos na habilidade de criar uma biblioteca, uma comunidade, ser capaz de iterar com o hardware – estamos fazendo uma aposta bem grande nisso com o Project Scorpio.”

“Estamos basicamente dizendo, ‘Isso não é uma nova geração; tudo o que você tem vai continuar daqui pra frente e vai funcionar. Pensamos nisso como uma família de dispositivos.’

Greenberg ainda completa dizendo que se o Scorpio for um sucesso, ele mudará a forma como pensamos sobre o futuro dos consoles.


XBOX SCORPIO RODA VR, MAS…

O Xbox Scorpio é capaz de rodar jogos em realidade virtual, mas o chefe da Xbox, Phil Spencer, ainda não se convenceu de que a tecnologia irá de fato tomar o mercado.

Em conversa com a Stevivor, Spencer disse que por mais que seja um fã da tecnologia, ele ainda não sente que os jogos estejam prontos para entrar na era da realidade virtual, e que esse fato afetará sua disponobilidade no Scorpio.

“Eu adoro a tecnologia por trás do VR. Tenho um HTC Vive, tenho um Oculus Rift. Já joguei o Playstation VR em vários demos,” ele afirma.

“Penso que a realidade virtual achará o seu lugar nos jogos; Eu apostaria nisso,” ele continua. “Desenhamos o Scorpio capaz de rodar VR. Isso pode acontecer nesse ano, no próximo, ou no ano seguinte… como eu disse, ainda acho que a comunidade criativa tem que se virar para aprender a utilizar essas novas ferramentas, essa nova sensação, essa nova imersão.”

“Quais são as experiências que devemos colocar nas mãos das pessoas para que elas se engajem a longo prazo? A maioria dos jogos que tenho jogado agora parecem mais demonstrações e experimentos, o que eu acho que é exatamente o que precisávamos para que  a tecnologia acontecesse. Isso não é uma crítica. Entretanto, ainda penso que levará tempo.”

Spencer acredita que para que a realidade virtual se torne um sucesso de verdade, a tecnologia precisa ser sem fio.

“A longo prazo, precisamos de soluções sem fio. É necessário ter capacidade de computação para que o display na minha cabeça não esteja conectado por fios. Isso significa que ou tenho uma conexão HDMI de alta capacidade ou poder de computação no aparelho.”

“Com o HoloLens, nós escolhemos colocar o poder de computação no aparelho, então estamos acertando aí. Outra coisa que acho que as pessoas estão procurando junto com essa tecnologia é um mundo de realidade misturada, onde tenho um display em minha cabeça que pode ir de um mundo fechado e opaco, que é o VR, para um mundo completamente transparente, em que se possa ver a realidade aumentada no meu mundo. Deve-se ter um aparelho que possibilita os dois.”

Um dos maiores jogos VR que estamos esperando para ver no Scorpio é Fallout 4, que atualmente está sendo desenvolvido pela Bethesda. Devido ao lançamento em 2017 para o HTC Vive, Pete Hines recentemente disse à Hip Hop Gamer sobre como está o andamento do projeto, e parece estar incrivelmente bom.

“Fallout 4 VR é a melhor coisa que você já viu na sua vida. Você não pode nem imaginar o que é jogar o jogo em VR e como todos os lugares para onde se olha parecem reais. É a coisa mais louca que você vai ver,” disse o diretor do jogo Todd Howard para Hines.


OS JOGOS DO XBOX SCORPIO: HAVERÁ EXCLUSIVOS?

Inicialmente, a Microsoft disse que o Scorpio não teria qualquer exclusivo, mas essa posição não é tão clara quanto pensávamos. Todos os jogos atuais de Xbox One rodarão no novo console, mas a Microsoft não descartou a possibilidade de aparecem exclusivos.

Em entrevista, um executivo sênior da Microsoft disse que estaria nas mãos dos desenvolvedores criar jogos exclusivos para o Scorpio se eles quisessem.

“Não sei disso. Veremos. Está nas mãos da comunidade de desenvolvedores; o que eles querem fazer”, disse Shannon Loftis, Diretor Geral de Game Publishing da Microsoft.

Desde o anúncio original, a CNET publicou uma entrevista com o chefe de operações da Xbox, Dave McCarthy, afirmando que a Microsoft está procurando criar uma experiência sem igual para desenvolvedores para que seja fácil criar para Xbox One, Scorpio e Windows 10 ao mesmo tempo.

McCarthy anteriormente tinha dito que o Scorpio iria acabar com o ciclo de atualização dos consoles, com jogos funcionando entre plataformas. Isso faz total sentido quando se considera por exemplo o Xbox Play Anywhere, onde se pode comprar jogos digitais de Xbox One e jogar também no PC.

Podemos seguramente dizer que essa abordagem irá se aplicar também ao Scorpio, fazendo com que as atualizações de hardware se tornem cada vez mais rápidas, assim como acontece nos PCs. Ainda assim, os consumidores poderão continuar com seus consoles por múltiplos anos até que ele se torne obsoleto. Tudo isso é especulação, mas segue uma lógica reiterada.


PERFORMANCE DO SCORPIO: QUÃO PODEROSO ELE SERÁ?

O Project Scorpio vai ter uma CPU de 8 núcleos de uma empresa ainda desconhecida e uma placa gráfica de 6 TFLOPs de potência. Vai ter também uma banda de memória de 320GB por segundo.

De forma simplificada, o núcleo gráfico vai ser capaz de competir de igual para igual com as placas gráficas de ponta. A mais nova Nvidia GeForce GTX 1070 tem 6,5 TFLOPs, por exemplo. Quando Scorpio for lançado, ele vai ser equivalente a um PC Gamer de capacidade média, que é como a maioria dos consoles são quando lançados.

Esse é um console feito para VR. No vídeo de anúncio, Fallout 4 VR foi mencionado, além do fato do videogame ser capaz de rodar games em 4k e 60Hz. O que faz todo sentido, já que TVs 4K estão se tornando padrão para usuários que procuram um equipamento de ponta.

Phil Spencer, chefe do Xbox na Microsoft, disse a The Verge que o Scorpio vai parecer uma nova geração em termos de lealdade gráfica.

“Eu acredito que a mudança para o Scorpio vai ser tão dramática quanto a mudança para uma nova geração em termos de qualidade visual”, disse Spencer.

Essa declaração é arriscada haja vista que provavelmente todos os games futuros vão rodar também no Xbox One e no Xbox One S.

Seguindo o lançamento do PS4 Pro, a Microsoft partiu para a ofensiva dizendo que o hardware da Sony não será capaz de acompanhar o Scorpio. Em uma entrevista recente, o planejador líder da Xbox, Albert Penello, disse que o PS4 Pro não vai conseguir atingir 4K nativo, enquanto que Scorpio sim.

“Existem muitas ressalvas aos consumidores sobre o 4K deles”, ele disse. “Eles estão falando, na verdade, sobre upscaling. Deveria haver muitos asterísticos no marketing deles ao redor do 4K, o que é interessante já que quando pensamos em quais características queríamos para o Scorpio, decidimos deixar claro aos nossos desenvolvedores para pegar suas Engines de Xbox One e renderizar em 4K nativo e verdadeiro.”

“É por isso que escolhemos esses números, é por isso que temos essa banda toda de memória, é por isso que escolhemos tantos TFLOPs – porque é isso que ouvimos dos desenvolvedores para serem capazes de rodar jogos em 4K nativo.”

É claro que a Microsoft está vindo com tudo para a batalha pela supremacia dos consoles contra a Sony e os novos consoles vão ter papel primordial para decidir quem será o vencedor.


E O XBOX ONE?

A Microsoft afirmou que o Xbox, como uma plataforma, não vai mudar nada.

“Nós estamos adicionando às capacidades do Xbox One e da família Xbox sem forçar os gamers a abandonarem todos os jogos e as comunidades que tanto amam”, disse o vídeo de anúncio.

A empresa adicionou que acessórios e jogos vão continuar funcionando no Scorpio. Entretanto, não ficou claro se todos os jogos novos vão ganhar versão para ambos os consoles.

Baseado na estratégia da Microsoft de fazer os jogos disponíveis tanto para Xbox quanto para Windows 10, faz sentido a empresa continuar lançando títulos para os dois, criando um ecosistema de dispositivos com diferentes especificações para públicos com rendas diferentes.


PREÇO DO XBOX SCORPIO:

Nada foi anunciado até agora. O console ainda está tão distante que é difícil de fazer qualquer previsão. Porém, considerando as especificações e assumindo que a Microsoft vai vendê-lo com pouca margem de lucro, estamos imaginando algo em torno de 600 dólares americanos.

Falando com a AusGamers, Phil Spencer disse que Scorpio está mirando em ser um console de bom preço e não pretende competir com PCs gamers de ponta.

“Quando eu falo sobre o Scorpio, o termo que eu uso sobre sua arquitetura não é os seis teraflops, que é o que anunciamos, é sobre equilíbrio. O que você quer é uma plataforma que equilibra banda de memória e poder gráfico, a habilidade de mover memória de várias maneiras para melhorar a performance de seu jogo. Quando desenvolvemos o Scorpio, pensamos sobre esse equilíbrio enquanto mantemos um preço competitivo. Justamente por isso somos capazes de fazer esse equilíbrio entre todos os componentes e fazer com que seja algo que realmente seja importante para os consumidores e gamers.”

Com essa afirmação, é possível afirmar que o preço será realmente algo próximo de U$ 600,00.


XBOX SCORPIO – COMO A SONY RESPONDEU?

O PS4 Pro já está no mercado, uma versão melhorada do console da Sony que supostamente veio para competir com o Scorpio. Não chega nem perto de ser tão forte quanto Scorpio, mas ambos os consoles prometem trabalhar com todos os títulos tanto do PS4 quanto do Xbox One.

Se a Sony responder como mais uma upgrade de console, nós vamos ter algo muito interessante em 2017.

Matéria traduzida livremente do TrustedReviews

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo