ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSXBOXXBOX ONE

Análise: Life is Strange: Before the Storm foi feito exclusivamente para os fãs

Quando o primeiro Life is Strange foi anunciado, eu não sabia muito bem o que esperar. Na realidade eu achei “ah, mais um jogo no estilo Telltale só que com adolescente”. Depois que eu joguei este excelente jogo, me calei por completo e virei um dos muitos fãs de Arcadia Bay, e as amigas Chloe e Max.

Life is Strange: Before the Storm acaba sendo um prequel do primeiro jogo e conta como a Chloe se tornou uma adolescente rebelde e o que ela estava fazendo antes do primeiro jogo, em especial foca no seu relacionamento com Rachel Ambar e nos dramas familiares.

Life is Strange_ Before the Storm_20170831220911

A história sem spoiler

Um dos grandes desafios de analisar um jogo que é 95% de história é falar sobre ele, sem dar spoiler. Em Life is Strange: Before the Storm, nós estamos na pele de Chloe, antes de dirigir e de usar cabelo azul, e temos que encarar sua realidade onde seu pai já se encontra morto e que sua mãe está namorando um otário/babaca.

Isso tudo reflete nas atitudes de Chloe mostrando sua insatisfação com o mundo e com suas atitudes rebeldes ao ser mal educada, beber, se drogar, matar aula e muito mais. O que dá um certo brilho a Life is Strange: Before the Storm, é que podemos rever diversos personagens que já havíamos visto no primeiro Life is Strange. É sempre interessante para o fã, saber como certas coisas aconteceram e como era o personagem anos atrás.

Life is Strange_ Before the Storm_20170831222841
Jogo de palavras é necessário para “quebrar” as pessoas

Mecânica de decisões mais forte do que nunca

Se lembram que eu falei que não ia dar spoiler? Eu menti! Mas será um exemplo extremamente controlado, então não tenha medo (ok, talvez tenha um pouco de medo). Algo que encanta nesse tipo de jogo é que existem muitos caminhos na história a serem tomados e muitas ações e diálogos podem acontecer, ou não, dependendo de suas ações. Irei exemplificar no parágrafo seguinte (spoiler controlado).

O jogo inicia com a Chloe indo a um show de rock. Após ter que “driblar” o segurança ela entra na casa onde tem diversas opções. Claro, você pode ir somente ao show sem fazer nada, ou então pode observar tudo ao seu redor e pegar informações que irão desbloquear novas opções e diálogos. No meu caso eu segui a Chloe rebelde e tirei o freio de mão do carro do vendedor das camisas da banda. Com isso ele se distraiu e pude roubar uma camisa da banda. Mas não só isso, também roubei o dinheiro dele. E com isso pude pagar minhas dívidas com o vendedor de maconha e arrumar um tapa para mim. No dia seguinte, eu tinha a opção de usar a camisa da banda e ainda acordei dando uma brisada. Isso desencadeou um diálogo com sua mãe no dia seguinte que ela atentou para a camisa da banda e ainda mandou “eu conheço o cheiro de maconha”.

Isso que falei foi um pequeno exemplo da minha experiência. Claro, você pode escolher ser pior ou melhor, pois é sua história e isso que faz esse estilo de jogo único. E isso fará as pessoas serem mais amigas ou inimigas de você e moldará sua experiência até o final do capítulo.

Life is Strange_ Before the Storm_20170831222153
Fazer inimigos é sempre mais divertido

Uma falta de carinho com o produto final

Algo que foi muito impressionante no primeiro jogo era a mecânica de voltar no tempo, que era a habilidade da Max. Em Life is Strange: Before the Storm eu não esperava essa habilidade, pois sabia que a Chloe não a tinha. Mas o problema é que não foi trazido nada para compensar a ausência dessa mecânica. Ela simplesmente foi tirada do jogo e fim.

Um outro problema que o jogo apresenta, é a falta de capricho. Não entendo o que se passou na cabeça dos desenvolvedores, mas Life is Strange: Before the Storm está visualmente inferior ao primeiro Life is Strange. Na performance do jogo eu não notei nenhum problema, mas era claro como algumas modelagens e texturas faltavam um polimento. Não só isso, alguns personagens eram simplesmente toscos demais ou mal acabados.

Life is Strange_ Before the Storm_20170831223015
Tiraram os personagens diretamente de The Sims 2?
Life is Strange_ Before the Storm_20170831215951
Rachel, você está estranha…..

Por mais que ele siga de perto o estilo e traço do primeiro jogo, ele é uma versão inferior ao que já conhecíamos e amávamos.

Conclusão

Life is Strange: Before the Storm é um jogo que acertou muito na parte da sua história e sistema de decisões que dá ao jogador muitas variáveis, mas erra muito ao entregar um produto inferior ao primeiro jogo sem uma mecânica para substituir a viagem no tempo e com uma clara falta de polimento no jogo.

Ele é um jogo que irá sim agradar os fãs apesar dos problemas, mas que não é tão impactante como seu predecessor.

{{

game = [Life is Strange]

game = [Before the Storm]

info = [Lançamento: 31/09/2017]

info = [Produtora: Deck Nine Games]

info = [Distribuidora: Square Enix]

plataformas = [PS4, Xbox One e  PC]

nota = [3/5]

decisão = [Jogo para os fãs]

texto = [Life is Strange: Before the Storm entrega uma boa]

texto = [história, mas entrega um jogo inferior ao primeiro]

positivo = [História intrigante]

positivo = [Possibilidades de histórias]

positivo = [Nostalgia com os personagens]

negativo = [Sem mecânica impactante]

negativo = [Sem polimento em seus visuais]

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo