NOTICIASOriginaisPCPLAYSTATIONPS4XBOXXBOX 360XBOX ONE

PES 2018: o que AMAMOS e o que ODIAMOS na demo

A demo de PES 2018 já está disponível e, claro, fomos correndo baixar para jogar. Como fazemos todo ano, uma conta marota da Nova Zelândia foi criada e, com isso, na noite do dia 29 de agosto já estávamos experimentando o aguardado jogo de futebol da Konami. Até o momento já foram mas de 10 partidas contra a máquina e, infelizmente, nenhuma contra uma pessoa real. Provavelmente teremos uma opinião melhor quando jogarmos contra alguém de verdade, mas já conseguimos ter uma ideia do que esperar do aguardado PES 2018.

A primeira impressão é a melhor possível. PES 2018 evoluiu em pontos importantes de sua jogabilidade. Sim, ainda há coisas a melhorar, mas certamente estamos diante de um jogo bem melhor do que seu antecessor.

Abaixo uma análise mais detalhada do que fez nossos olhos brilharem e o que nos deixou frustrados ao jogar PES 2018:

AMAMOS

Melhoria gráfica

PES 2018 teve um salto gráfico impressionante em relação a PES 2017. Os jogadores estão muito fieis ao seu visual real. Também tivemos melhorias consideráveis em texturas de roupas, pele e demais detalhes do jogo. O visual da torcida melhorou bastante também.

Player ID

Essa é praticamente uma marca registrada da marca Pro Evolution Soccer. Desde PES 2014 que a franquia faz um excelente trabalho para recriar a forma como os jogadores correm, dominam a bola, driblam, chutam, cabeceiam e muito mais, baseados na forma como jogam na vida real. Em PES 2018 a player ID está melhor do que nunca. Impressiona como o Neymar está idêntico ao que vemos nos gramados mundo afora. Outro detalhe que não tem a ver necessariamente com o player ID mas salta aos olhos é o corpo dos jogadores. A compleição física está muito bem detalhada e reproduz muito bem a versão física dos jogadores.

Física da bola

Diferente dos três últimos títulos de PES, onde a bola pegava uma velocidade incrível e saía sempre a meia altura ou rasteira, em PES 2018 isso foi reformulado. Agora a bola sobe, sai mascada, sai com curva e, claro, sai forte e reta também. Depende da forma como você baterá nela e com o jogador que você está controlando. Isso não é nenhuma inovação na franquia, vide que lá atrás, no saudoso Winning Eleven, já tínhamos um sistema similar. O problema é que desde que PES chegou para a nova geração que a bola parecia demasiadamente pesada e sem efeito. Agora tudo mudou. E mudou para muito melhor.

Jogabilidade mais cadenciada

As últimas versões de PES tinham uma jogabilidade quase perfeita. Porém, o excesso de gols e a facilidade com que se chegava na cara do gol deixavam o jogo “arcade” demais. Que fique claro que eu sempre defendi essa “descontração” em PES. Porém, quando você começa a subir nos rankings e a fazer partidas de nível maior, essa facilidade de se fazer gol tira um pouco da graça do jogo. A Konami parece concordar com essa afirmação e mexeu bruscamente na velocidade do jogo. PES 2017 já era mais cadenciado que PES 2016 e PES 2018 é ainda mais cadenciado que seu antecessor. Porém, de maneira alguma isso deixou o jogo chato, pois a graça é justamente experimentar táticas diferentes para chegar ao gol adversário. Em PES 2017 os gols saiam excessivamente de jogadas em velocidade ou, claro, nos cruzamentos que eram exageradamente precisos.

Novas animações dos goleiros

Depois de tanta reclamação, a Konami enfim parece ter ouvido os fãs sobre este quesito e trouxe verdadeiros paredões para PES 2018. Defesas com os pés (sem trocadilho), de mão trocada, socando a bola ou em defesas de puro reflexo. Apesar de achar que eles ficaram demasiadamente bons contra as finalizações, eu prefiro assim do que tomando tantos gols nas versões passadas do jogo.

Cruzamentos mais reais

Chega daqueles cruzamentos que quase 100% das vezes iam perfeitamente para a cabeça dos atacantes. Agora as coisas parecem ter se acertado. Ainda é cedo dizer (somente após a versão do jogo final chegar e jogarmos online é que saberemos de verdade), mas a primeira impressão é muito boa.

Efeitos sonoros e vibração da torcida

Não importa se você tem um fone simples ou aqueles profissionais. Experimente ouvir com atenção ao som de PES 2018. É incrível. Músicas, gritos de “uhhhh” e a vibração incrível a cada gol. A Konami fez um golaço nesse quesito ao elevar a outro nível os efeitos sonos de PES 2018.

ODIAMOS

Jogo desatualizado

É inacreditável que um jogo que busca retomar seus dias de glória, chegue com elencos tão desatualizados justamente na hora em que precisa atrair novos fãs. Enquanto o concorrente provavelmente virá com uma demo redonda e atualizadíssima, PES 2018 nos traz Neymar no Barcelona, Liverpool sem Salah (que tem jogado uma barbaridade na Premier League) e clubes brasileiros com elencos pra lá de antigos. Nada me convence que não dava pra mexer em um jogador aqui e outro ali para que na hora do lançamento da demo os elencos estivessem mais próximos dos atuais. Que não estivessem 100% atualizados, mas ao menos que não viessem com escalações tão atrasadas. Os fãs que sofreram nos últimos anos com a deficiência de atualização da franquia PES em relação aos elencos dos times certamente tomaram uma ducha de água fria ao ver isso na demo de PES 2018.

Saída de gol dos goleiros

Se contra finalizações temos verdadeiros paredões (exatamente como descrevi acima), quando precisamos sair com os goleiros para defender uma bola nos pés dos atacantes ou simplesmente sair do gol para interceptar um cruzamento os goleiros falham miseravelmente. As muralhas se desfazem e se transformam em goleiros amadores, daqueles acima do peso que vemos nas peladas e que demoram uma eternidade para pular nos pés dos jogadores (e isso quando pulam). Portanto, não conte com a saída do gol para tentar evitar um ataque em velocidade. O resultado pode ser trágico.

Abaixo você confere um pouco do gameplay que fizemos da demo de PES 2018:

https://www.youtube.com/watch?v=dsoTpdElxRA

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo