ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PSP VITAREVIEWS

Análise: YS VIII: The Lacrimosa of Dana é um ótimo J-RPG

Sempre fui um grande entusiasta de RPG´s, em especial os J-RPG´s que tem uma pegada forte em grind e um estilo mais nipônico. Embora já tenha jogado incontáveis títulos e franquias, YS foi uma que nunca me dediquei muito, portanto não tinha um apego a ela. Muito felizmente tive a oportunidade de jogar e escrever essa análise de YS VIII: The Lacrimosa of Dana e posso cravar que vai agradar muito os fãs do gênero.

YS VIII: The Lacrimosa of Dana
Tava de boas no navio e acordo nessa ilha cheia de monstros…

Começando sua aventura

Em YS VIII: The Lacrimosa of Dana você estará na pele de Adol Christian, um jovem que se proclama aventureiro e causa espanto a todos por sua “profissão”. Você estará a bordo do navio The Lombardia com seu amigo Dogi até que o capitão lhe chama e fala de uma ilha/região que todos os navios que passam perto ficam encalhados. Não preciso dizer que momentos após esta nada agradável história um monstro marinho aparece e todos viram náufragos da amaldiçoada ilha…

Ao acordar na ilha Adol se encontra com o capitão do navio e outros poucos sobreviventes e eles tomam a decisão de mapear a desconhecida ilha de Seiren e de procurar os por outros sobreviventes. E acredite se quiser, essa é a história (por dezenas de horas pelo menos). O diferencial deste jogo, é que ao invés de irmos a diversas cidades e encontrar centenas de NPC´s genéricos, aqui nós iremos ter os personagens que sobreviveram ao naufrágio.

O interessante dessa ideia, é que cada sobrevivente tem suas motivações e personalidades. Não só isso, mas será necessário achar todos eles por dois motivos. O primeiro é que para seguir com a exploração da ilha, você precisará liberar alguns caminhos. Caminhos esses que precisam de um número mínimo de pessoas para remover os detritos como pedras e árvores. Já o segundo e melhor motivo é que muitos desses personagens terão uma habilidade específica como, por exemplo, melhorar suas armas, armaduras, itens, fazer poções e mais. Ou seja, a cada novo náufrago achado, será possível ter uma nova ou melhorada loja em sua cidade. Sem contar que alguns deles farão parte de sua equipe.

YS VIII: The Lacrimosa of Dana
História da Dana é contada por desenhos animados….

Porém, estão sentindo falta de alguém? Talvez da Dana que está no título? Bem, ela faz parte de uma história secundária que aparece nos sonhos de Adol Christian em forma de desenho estático. Ou seja, por um lado você está querendo sobreviver e melhorar sua base, e sempre que vai dormir aparece uma história confusa e devagar de uma tal de Dana. Infelizmente o ritmo dela e de sua história é desproporcional com o restante do jogo e sua real importância e participação só aparecerá depois de muitas horas de jogo.

YS VIII: The Lacrimosa of Dana
Sabe o que ilhas desertas tem? Peixes gigantes!

Sua mecânicas, mini games e mais

YS VIII: The Lacrimosa of Dana é um action J-RPG com tudo o que o tipo de jogo tem direito. Será possível melhorar de armas, equipamentos, novas habilidades e muito mais. Para fazer isso tudo você normalmente precisaria de dinheiro, certo? Mas nesse caso você errou. Como estamos falando de uma ilha deserta temos que voltar para os tempos antigos de troca de materiais. Ou seja, será necessário matar inimigos, quebrar rochas e cortar plantas para pegar todos os materiais possíveis e melhorar em todos os aspectos. Como um “bônus”, também é possível pescar e cozinhar receitas que irão lhe ajudar a preparar pratos para recuperar sua via e melhorar seu status.

Uma outra mecânica muito forte no game é a parte da defesa de sua cidade. Como estamos falando de uma ilha deserta, ela possui muitos monstros e eles eventualmente irão atacar a cidade. Caberá a você e seus amigos defenderem ela. Para tal, você e sua parte defenderam uma parte da cidade onde terá que encarar diversas ondas de inimigos. Felizmente, existem itens de defesa que irão segurar os monstros e você poderá fortificar eles de tempos em tempos. Para concluir esta ideia, existe uma parte de gerenciamento da cidade muito forte que lhe tomará um bom tempo.

YS VIII: The Lacrimosa of Dana
Muita iluminação na hora das habilidades

Combate e música de YS VIII: The Lacrimosa of Dana

Acima foi falado que YS VIII: The Lacrimosa of Dana é um action J-RPG que é possível melhorar suas armas e ganhar skills para ajudá-lo em suas aventuras. Além disso, é válido dizer que o sistema de luta conta com um esquema de pedra, papel e tesoura. Cada inimigo terá um status específico slash, strike ou pierce assim como sua party. Então é importante ficar atento a quem seria fraco ou forte com relação ao inimigo e utilizá-lo. Felizmente o sistema de YS VIII permite que você troque o personagem na hora facilitando essa estratégia.

Algo que vale o destaque nesse jogo é a excelente trilha sonora que ele tem. Eu sou fã de muitas trilhas de jogos e certamente a de YS VIII: The Lacrimosa of Dana irá entrar na minha lista de trilhas favoritas.

YS VIII: The Lacrimosa of Dana
Quando vir esse T-Rex, fuja com todas suas forças!

 

 

Se você é fã de J-RPG, YS VIII: The Lacrimosa of Dana é um prato cheio que irá lhe proporcionar mais de 40 horas de diversão.

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 10
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 10
Narrativa - 8

9

Fãs de J-RPG irão amar

YS VIII: The Lacrimosa of Dana é um excelente action J-RPG que entrega uma história sólida, mecânicas muito fluidas e dezenas de horas de diversão juntamente com uma trilha sonora memorável. Curiosamente a parte mais fraca é com relação a história de Dana que leva seu nome no título e é contada como uma história secundária e em um ritmo muito devagar.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo