ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSXBOXXBOX ONE

Análise: Dragon’s Dogma: Dark Arisen mostra como se faz um RPG de qualidade

Se você ainda não conhece Dragon’s Dogma, o famoso RPG medieval da Capcom, a hora é essa, pois ele acaba de chegar ao PlayStation 4 e Xbox One. Originalmente lançado na geração passada para PS3, Xbox 360 e PC, o jogo retorna na geração mais remasterizada da história. Dragon’s Dogma: Dark Arisen para PS4 e Xbox One é a versão definitiva de Dragon’s Dogma. Mas quem acha que é apenas o jogo original com as DLCs lançadas, se engana. Dragon’s Dogma: Dark Arisen é uma versão “hard” do original. A construção do personagem, bem como suas habilidades, são as mesmas. A diferença é que o mundo ao seu redor é muito mais hostil.

Dragon's Dogma: Dark Arisen_20171003172225

 Difícil nível Dark Souls

Apesar de ter uma jogabilidade beeeem arcade, Dark Arisen não te dá moleza hora nenhuma. A começar pela sequência de monstros barra pesada no começo do jogo. Passada essa parte inicial, que é de certa forma guiada, o jogo larga da sua mão e diz “vai”. Mas vai com fé, porque a cobra vai fumar e a jiripoca vai piar.

Dragon's Dogma: Dark Arisen_20171003172913

 Para começar, não há fast travel e o cenário é bem grandinho. Portanto, você terá que passar boa parte do tempo indo de um ponto ao outro do cenário na raça. E você pode encarar isso de duas maneiras: achar um saco e largar o jogo ou entrar na brincadeira e curtir os prazeres de se deslocar o tempo todo para os mais variados cantos do cenário curtindo o cenário e aproveitando para fazer aquele loot malemolente.

Dragon's Dogma: Dark Arisen_20171003173226

Dragon’s Dogma: Dark Arisen já era um jogo bonito e, nessa versão remasterizada, ele segue encantando. Apesar de não termos uma diferença muito grande de gráficos, o jogo agrada visualmente e você nem sente que está diante de uma produção da geração passada. Até porque, a proposta dele é ser bem mais divertido do que realístico.

Entrando no mundo de Dragon’s Dogma: Dark Arisen

Dragon's Dogma: Dark Arisen_20170930112639

Você vive na pele do Arisen (o famoso “escolhido” que veio ao mundo pra salvar a porra toda). Mas como ninguém é melhor do que duas pessoas, você terá a ajuda de um fiel companheiro que lhe acompanhará fixamente durante todo o jogo e ainda poderá colocar mais dois ajudantes no seu grupo. Assim, com quatro heróis, você partirá em busca de muita aventura e monstros fantásticos. Ao melhor estilo RPG medieval roots boladão na pracinha.
O universo medieval de Dragon’s Dogma: Dark Arisen é bem fiel aos RPGs clássicos como Dungeons & Dragon’s e Lodoss Wars. Aliás, de produzir jogos de RPG e Capcom entende, pois ela é a produtora dos nostálgicos jogos de Dungeons & Dragon’s para os arcades. Em Dragon’s Dogma: Dark Arisen você irá se deparar com goblins, harpias, ogros, homens lagartos, lobos e dragões (oooohhhh).

Dragon's Dogma: Dark Arisen_20170930114309

Conforme completa missões e derrota inimigos, você vai acumulando experiência que poderá ser investida em habilidades para seu personagem principal e o ajudante. Vale ressaltar que algumas evoluções de status são automáticas e variam de acordo com a classe escolhida. Por exemplo, toda vez que um personagem de classe striker (uma mistura de guerreiro, com tanque) passa a nível, ele ganhe determinado número de HP, de poder de ataque e stamina. Se você escolher um mago, esses números serão completamente diferentes. É possível sim aumentar alguns stats manualmente através de perks que você pode investir assim que vai acumulando seus pontos de experiência. Porém, a maioria é automático.
Por falar em personagens, Dragon’s Dogma: Dark Arisen conta com um total de nove classes distintas. No começo do jogo, você só pode escolher basicamente entre três classes: guerreiro, mago ou ladrão. Conforme você aumenta de nível, é possível desenvolver habilidades de outras classes. Você pode escolher outra diferente ou pode investir em o classe mais avançada em relação à sua primeira escolha. Ex: se você fez um guerreiro, você pode evoluir para um bárbaro. Já o mago pode evoluir para um sorcerer e por aí vai. E isso se você quiser mudar, pois é possível gastar um bocado de experiência em uma única classe. Claro, também é possível mesclar as classes. Ex: você pode começar como mago e, posteriormente, evoluir para um guerreiro mágico. Ou começar como um guerreiro, mesclar com um ladino e evoluir como um assassino (que junta pontos em comum das duas classes). Prometo fazer um post mais detalhado falando só dessas opções.

Dragon's Dogma: Dark Arisen_20171003173437

A dificuldade e liberdade têm um preço…

Dragon’s Dogma te deixa tão livre para jogar que muitas vezes é difícil entender ao certo o que é para fazer nas missões, onde elas começam etc. E isso pode incomodar algumas pessoas. Novamente, você pode levar isso pelo lado positivo, entendendo que você está vivendo em um mundo medieval no qual tudo o que irá conseguir é um mapinha apontando onde sua missão começa e o resto é por sua conta e risco. Ou pode achar o sistema frustrante e sentir saudades de recursos que não estão no jogo.

Conclusão

Dragon’s Dogma: Dark Arisen é um dos RPGs mais divertidos que você irá jogar. Fiel às raízes medievais dos clássicos de tabuleiro, o jogo é simplesmente obrigatório para quem curte esse universo. Jogadores mais “softs” poderão estranhar a dificuldade e a forma como o jogo lhe apresenta as coisas.
Para quem pulou a geração passada e gosta da temática,aproveite esse remaster para curtir uma obra prima da Capcom. E quem já curtia o jogo na geração passada mas não o tem mais por alguma razão, vale muito a pena adquirir está versão.

Agora, se você ainda tem Dragon’s Dogma ou Dragon’s Dogma: Dark Arisen, há pouca coisa nova a ser vista aqui.

{{

game = [Dragon’s Dogma: Dark Arisen]

info = [Lançamento: 03/10/2017]

info = [Produtora: Capcom]

info = [Distribuidora: Capcom]

plataformas = [PC, PS4, XBOX One]

nota = [5/5]

decisão = [Um action RPG obrigatório]

texto = [O jogo em sua melhor forma]

texto = [Um dos melhores RPGs já feitos]

positivo = [Gameplay]

positivo = [Dificuldade na medida]

positivo = [Narrativa profunda na medida]

positivo = [Horas e mais horas de diversão]

positivo = [Variedades de classes e skills]

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo