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Análise: WRC 7 corre para ser o melhor simulador de rally da atualidade

Houve um tempo em que World Rally Championship, jogo que leva o mesmo nome do campeonato oficial de rallys da Federação Internacional de Automobilismo, era referência em seu mercado. O tempo passou e surgiram concorrentes de peso que elevaram a barra da categoria a níveis nunca vistos antes. Diante disso, o desafio da Kylotonn Racing Games (juntamente com a publisher Bigben Interactive) é correr para deixar sua marca no coração dos apaixonados por jogos de corrida e, principalmente, os de rally.

O Dark Souls dos jogos de corrida

O primeiro desafio é conseguir equilibrar simulação com diversão. Corridas de rally são extremamente técnicas. Apesar de, no final, vencer quem é o mais veloz, este tipo específico de modalidade exige um refino técnico altíssimo. Controlar o carro a cada curva requer uma série de habilidades do piloto e seu co-piloto. Não se trata de pisar fundo em busca do menor tempo. É preciso controle total do carro para entrar no angulo certo, acelerar na medida e vencer as diversas adversidades. Acrescente a isso um terreno altamente irregular e traiçoeiro e teremos, provavelmente, a categoria mais difícil no que se refere à corridas.

WRC 7 FIA World Rally Championship

Considero jogos de rally uma espécie de Dark Souls da categoria. São bem difíceis, mas extremamente viciantes. A curva de aprendizado é mediana, pois quanto mais você corre, mais você vai se acostumando. Não é preciso nenhuma descoberta genial ou o entendimento avançado de um padrão. Você simplesmente corre e descobre como controlar melhor o carro e, rapidamente, aquilo que parecia impossível, começa a ficar muito divertido.

Sabendo desta dificuldade, a Kylotonn Racing Games traz equilíbrio para WRC 7. Logo no início do jogo você responderá algumas perguntas para que o jogo entenda qual é seu nível de conhecimento sobre jogos de corrida e, principalmente, de rally.  Esse processo leva poucos segundos. Feito isso, você já vai para a prática. Sem grandes tutoriais ou dicas. Você simplesmente vai descobrir jogando em que nível de conhecimento está. Ao final das corridas, o jogo lhe sugerirá a dificuldade que ele entende ser melhor para você e o tipo de direção mais apropriado para o seu estilo. Genial!

Modos de jogo simples e bem feitos

Em WRC 7 é possível jogar três grandes modos distintos: solo, multijogador e desafio.

SOLO

1) Modo Carreira

O modo solo engloba partidas rápidas, nas quais basta escolher um carro, uma pista e acelerar. O modo carreira traz, para mim, a parte mais divertida do jogo. Nele você começa na categoria WRC Junior, que é onde os pilotos do circuito mundial começam suas carreiras. Esse modo é excelente para iniciantes que queiram aprender a dirigir carros de rally em vídeo-games. Com veículos mais limitados, você aprenderá na marra os conceitos básicos que envolvem a categoria, como o controle da aceleração e da frenagem (nem adianta pisar fundo no acelerador ou no freio), a técnica de jogar o carro pra fora antes da curca para ter o melhor ângulo de entrada etc.

2) Campeonato personalizado

Em campeonato personalizado você poderá criar um campeonato do jeito que achar melhor. Escolha entre as categorias WRC 2, Junior e WRC, bem como os possíveis carros, equipes, pilotos e pneus. Depois, basta escolher a ordem na qual você vai querer jogar as etapas do circuito mundial. Pronto, seu rally personalizado está feito.

3) Prova de direção

Aqui é o mesmo teste que você faz assim que começa a jogar WRC 7. Sendo que você pode refazer esse teste a qualquer momento para ver se seu nível de direção evoluiu ou não. E as informações coletadas no teste poderão ser aplicadas automaticamente ao restante do jogo.

4) Partida rápida

Aqui temos o bom e velho quick match, modo no qual você escolhe um rali, uma etapa e as condições meteorológicas. Depois basta escolher em qual categoria vai correr, equipe, pilotos, pneus e taca-lhe pau nesse carrinho, Marcos.

wrc 7 foto 3

MULTIJOGADOR

Em multijogador temos três modos: multijogador online, tela dividida e hot seat.

1) Multijogador online

Neste modo podemos desafiar outros jogadores online através de uma partida rápida, podemos também criar um lobby ou entrar em um lobby já criado por outra pessoa.

2) Tela dividida

Aqui você pode jogar com um amigo que esteja ao seu lado. É o bom e velho multiplayer local tradicionalíssimo que WRC 7 fez questão de trazer. Certamente os jogadores ficarão muito felizes em poder fazer disputas eletrizantes com aquele seu rival.

3) Hot seat

Em Hot Seat os participantes alternam a vez, disputando os melhores tempos do rally escolhido.

DESAFIO

Esse modo de desafios de tempos em tempos se popularizou de maneira irreversível no mundo dos videogames. Aqui o jogo oferece um desafio curto, mas que te dá pontos para ajudar a subir de categoria. A primeira tentativa vale mais pontos que as seguintes. E, dependendo do seu desempenho, o jogo poderá te dar pontos adicionais.

Desafio é excelente para dar uma variada nos modos do jogo e, de quebra, ainda incentivar os jogadores a estarem sempre jogando WRC 7.

Salto gráfico considerável

É muito comum que jogos de corrida deem ênfase ao desenvolvimento visual dos carros. Em WRC 6, o gráfico dos carros era incrível, mas infelizmente o restante destoava um pouco. Em WRC 7 vemos uma melhoria gráfica incrível das pistas. Vegetação, tipos de solo e a iluminação, que para mim, é o ponto alto desta evolução. Os diversos tipos de terrenos são muito bonitos em WRC 7. Destaque para o asfalto e para a terra molhada, que faz um efeito de lama sensacional. Aliás, não é só graficamente, não. Os terrenos muitas vezes ganham relevos inéditos que eu nunca vi em um jogo de corrida.

WRC 7 FIA World Rally Championship_20171010010456

A iluminação brilha (show de redundância) em todos os horários que estão no jogo, mas com destaque em especial para os dias chuvosos e para o horário da noite, que merece uma menção honrosa ao time de desenvolvimento.

Sistema de colisão sensacional (“olha a batiiiiida”)

Uma das inovações e destaque de WRC 7 é o sistema de colisão. É um dos melhores que já vi na vida. Ao longo da corrida, conforme você sai da pista (mesmo que seja só um pouco) seu carro começa a sofrer danos que são mostrados em uma mapa de calor da parte de baixo do carro. Pneus, para-choque e outras partes são afetadas com impacto. Caso você sofre uma grande batida ou pequenas recorrentes, as partes que originalmente começam verdes começarão a ficar em tom alaranjado até que cheguem no vermelho, que é crítico. Os danos causam desde um pneu furado (que certamente afetará sua dirigibilidade) até problemas mais graves na embreagem, motor etc., que afetarão substancialmente a performance do carro.

Certa vez bati tão feio que meio carro fez um barulho estranho pelo resto da corrida. E não foi só o som (indicando um problema mais sério, não). O carro perdeu claramente potencia no motor, o que afetou meu desempenho naquela corrida específica.

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Jogabilidade melhora com um volante

É muito comum que gamers fãs de corrida joguem utilizando um volante. Tal utensílio sempre melhora a jogabilidade em títulos de corrida, pois você consegue executar uma série de movimentos que são simplesmente impossíveis com o controle tradicional dos consoles, como simplesmente manter determinada angulação do volante nas curvas. Por WRC 7 se tratar de um jogo que exige grande precisão para ser jogado, players que não tenham um volante sentirão uma dificuldade adicional no jogo. E isso pode dificultar um pouco a chegada de novos jogadores. Porém, como falei acima, WRC 7 detém um sistema muito legal que te ajuda nesse ponto e cobre alguns buracos que a jogabilidade no controle analógico deixam.

Licenciamentos e muitos trechos famosos

Por ser o jogo oficial de rally da FIA, WRC 7 tem a vantagem de poder recriar todas as etapas do circuito da Federação. No jogo estão mais de 13 localidades e diversos pilotos e carros. Dentre os rallys, temos: Monte Carlo 2017, Rally da Suécia, Argentina, Portugal, Tour de Che Guevara (“Hasta la vitória”), Rally Italia Sardegna 2017, Rally da Polônia, Finlândia, Alemanha e muito mais. Os fãs da categoria certamente vão verter lágrimas ao ver a quantidade de material licenciado no jogo o que, certamente, pesa no coração dos fãs de rally.

wrc 7 foto

Conclusão

WRC 7 é claramente um jogo com limitações orçamentárias. Porém, nem por isso, faz feio. Muito pelo contrário. O salto de qualidade é notável em relação a seu antecessor. Por ter passado por tantos estúdios e tantas gerações de console (WRC surgiu no PS2), a série acabou sofrendo no meio do caminho, mas desde que chegou às mãos da francesa Kylotonn Racing Games, os resultados tem sido melhores a cada jogo.

As licenças que garantem os pilotos, carros e rallys do circuito mundial da FIA certamente agradarão aos fãs da categoria. A jogabilidade é ótima e consegue recriar o desafio de uma corrida de rally, sem por isso afastar aqueles que iniciaram agora sua trajetória neste tipo de jogo.

Infelizmente alguns jogadores mais casuais sentirão muito a falta de um volante, já que o jogo exige uma destreza maior por tentar recriar tudo o que vivemos em um rally. Além disso, os modos de jogo são praticamente iguais aos de WRC 6, deixando uma brecha de conteúdo adicional no jogo.

No fim, WRC 7 é um jogo que agradará muito os fãs de rally. E agradará ainda mais aos fãs da série, que podem notar uma evolução clara desde que a Kylotonn Racing Games assumiu a franquia.

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plataformas = [PS4, Xbox One, PC] nota = [5/5] game = [WRC 7] game = [] info = [Lançamento: 26/09/2017] info = [Distribuidora: Bigben Interactive] info = [Produtora: Kylotonn Racing Games] texto = [Fãs de rally vão adorar] texto = [e os da franquia vão amar] decisão = [Compra certa] positivo = [Gráficos] positivo = [Iluminação] positivo = [Sistema de colisão] positivo = [Evolução no gameplay]

negativo = [Difícil de jogar sem o volante]

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Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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