NOTICIASOriginaisPCPLAYSTATIONPS4XBOXXBOX 360XBOX ONE

Movimento #FixFifa pede melhorias em FIFA 18

Quando a fase não é boa… Depois da tragédia que foi o lançamento de Star Wars Battlefront II por conta da polêmica com as micro-transações no jogo (e a acusação da comunidade de uso de pay to win no jogo), agora é a vez da comunidade da galinha dos ovos de ouro da EA se revoltar: os fãs de FIFA. O movimento #FixFIFA (#ConserteOFIFA), iniciou no Reddit com jogadores reclamando de banimentos que estariam acontecendo no jogo por razões injustas. Além disso, a comunidade reclama bastante que a atualização piorou a jogabilidade.

Sobre a piora da jogabilidade, eu concordo 100%. Quando foi lançado, eu até brinquei aqui na redação do bom Última Ficha dizendo que, enfim, FIFA tinha soltado suas “amarras” e tinha se transformado em um jogo divertido. Muitos gols (e de vários tipos), jogadas em velocidade, zagueiros menos OP (overpowered) etc. Mas parece que, ao receber alguns feedbacks insatisfeitos com a nova jogabilidade, a EA voltou atrás e amarrou novamente a jogabilidade, transformando-o em algo como um FIFA 17,5 e não o FIFA 18 do dia do lançamento.

Ainda sobre a jogabilidade, o post #FixFIFA reclama que depois da atualização os zagueiros estão com assistência total, os goleiros voltaram a pegar praticamente todos os chutes e o jogo acabou nivelando as partidas por baixo, diminuindo o mérito de quem sabe jogar para que as partidas ficassem mais parelhas com quem não sabe jogar. Aliás, isso de deixar o jogo nivelado por baixo veio com força em FIFA 15, quando fizeram uma verdadeira revolução na jogabilidade do jogo (revolução para pior).

O post bomba do Reddit #FixFIFA ainda traz outras reclamações sobre FIFA como packs que dropam jogadores com nível abaixo do esperado no FUT, imput delay (principalmente no uso do D-pad) e, claro, o tal do fator “Momentum”, que ajuda jogadores piores através de automações dentro do próprio jogo. Resumindo: se você está vencendo uma partida por três a zero ou se está simplesmente vencendo um jogador que é claramente mais fraco que você, o código do jogo facilitará que seu adversário faça alguns gols, seja aumentando a eficiência dos chutes adversários, seja tornando seus zagueiros lentos ou, em casos mais bizarros, abrindo sua zaga para o adversário avançar pelo meio. Quem joga FIFA sabe que isso existe e incomoda (MUITO) a comunidade.

Dentre as medidas solicitadas a comunidade no final do post, estão o boicote ao jogo durante a Black Friday. Pois, de acordo com a publicação, é quando a EA tem um impulsionamento considerável nas vendas do jogo. Além disso, ele pede que os jogadores não adquiram FIFA Points durante esse período. E, por fim, pede que as pessoas protestem nas redes sociais usando a hashtag #FixFIFA.

Ainda não houve um pronunciamento da EA sobre o assunto. Vale a pena ficar de olho nas redes sociais e se, em uma atualização futura, eles retornarão com a jogabilidade antiga e se mexerão nesse sistema de FIFA Points, dentre outras coisas.

Confira aqui o manifesto FIXFIFA no Reddit.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo