ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPREVIEWSPS4XBOXXBOX ONE

Preview: Aceitem, Metal Gear Survive é divertido

Durante este fim de semana tivemos a oportunidade de jogar o beta de Metal Gear Survive, o spin off da série Metal Gear criada por Hideo Kojima. Antes de iniciar qualquer análise ou impressão do beta, tenho que deixar duas coisas bem claras:

1 – Não vou ficar batendo na tecla “Ah, mas não foi o Kojima que fez ele”. Sou grande fã do trabalho de Kojima e sim, esse jogo não tem nada a haver com a série Metal Gear. Por todas as críticas que eu ou você possamos ter à Konami, a verdade é que ela é a empresa dona da marca Metal Gear e eles estão usando o nome da franquia para gerar hype e chamar a atenção. Meu sentimento como fã é um, mas se eu fosse o tomador de decisão dentro da Konami, eu provavelmente faria a mesma coisa.

2 – Esse jogo é um spin off. Não vou procurar nenhuma conexão com a história da franquia. Esse é um jogo de sobrevivência que usa a excelente mecânica de Metal Gear V. E é com esses olhos que irei fazer esse preview. Também vale dizer que não irei  ter um julgamento final, pois a Beta consistia de 3 missões com dois pontos  de início diferentes. Isso sem contar que não tinha nada do modo história.

Agora que já esclareci esses dois pontos, vamos falar de Metal Gear Survive que é sim divertido. Logo de cara você se sente um pouco intimidado pela HUD do jogo. Ela simplesmente não é simples nem prática, porém, com o tempo e experimentação você vê que tudo que está lá faz sentido estar. Inclusive esse HUD lembra muito a sala de espera de PUBG onde todo mundo pode se acertar e ficar zoando com o amigo. É simplesmente hilário ficar correndo e dando tiro no amigo. Perdemos boa parte do tempo fazendo essa bobeira que levava ninguém a lugar algum, mas dávamos altas risadas.

Para maior esclarecimento dessa parte inicial confiram esse vídeo abaixo que fiz explicando os comandos.

Depois de zoar muito, montar seu equipamento e se armar até os dentes, está na hora de jogar o jogo. Algo que sempre falei após ter jogado Metal Gear V, é que o Kojima havia criado uma engine maravilhosa e qualquer jogo feito nela, com as mecânicas apresentadas, seria minimamente divertido. Dito e feito, Metal Gear Survive é sim divertido. Pegando mapas que saíram diretamente de MGS V e alterando para essa nova proposta, o jogo funciona muito bem. O modo Multiplayer consiste de você e sua turma pegarem diversos itens espalhados pelo mundo (borracha, ferro, madeira, parafuso, etc) para poder fazer o famoso crafting. O craft de Survive irá te deixar fazer itens de bloqueio como uma grade e barricadas, itens de ataque como granadas, munição, molotov e mais e, por fim, poderá fazer diversas armadilhas como armadilha de fogo, gelo, elétrica, lâminas cortantes e mais. E para que fazer isso tudo?

O gameplay central foca na proteção de uma base onde os inimigos poderão atacar por diversos lados e consistirá de 3 ondas de ataque. Entre cada wave caberá a você e seu time bolar a melhor estratégia de defesa ao matar os inimigos. Algo que notamos é que, por exemplo, o molotov e/ou a flecha de fogo era um excelente ataque para atingir muitos inimigos que vinham em grupos. Na hora de construir a cerca, poderíamos construir uma cerca fechada e atacar os inimigos por cima, ou então construir uma com furos para atacar através dela. São inúmeras as estratégias para parar o avanço do inimigo.

Por falar em inimigos, na Beta foi apresentado uma variação modesta de inimigos. Tivemos o “zumbi” normal, o bombardeiro (que explode que nem uma bomba), um outro similar ao bombardeiro, mas sem tanta resistência física, teve o blindado (que é demorado para matar) e um inimigo “ninja”. O bicho pulava e dava voadoras. Certamente era o mais difícil de todos. Cada inimigo tem um ponto fraco que são os cristais que eles carregam.

Por fim, a beta apresentava diversas side quests ao longo das ondas de inimigos. Como em algum momento seus recursos vão acabar, o jogo lhe dava a opção de ir fazer pequenas missões para receber algum tipo de recurso ou então construção final como, por exemplo, diversos tipos de armadilha. Mas certamente a melhor missão secundária é a que fornece o Walk Gear que é equipado com uma metralhadora com muitas balas e tem a capacidade de dar ataque melee. Sinceramente, eu achei que ele era um pouco desbalanceado, pois facilitava muito a missão.

Conclusão da Beta

A verdade é que Metal Gear Survive nos divertiu muito. Jogamos em grupo um total de 5 missões (repetimos algumas) e foram bem legais. Ouso dizer que o jogo surpreendeu positivamente por tudo o que apresentou e tem muito potencial. Agora teremos que esperar a versão final que será lançada no dia 20 de Fevereiro para PS4, Xbox One e PC.

E meu conselho é: Tente enxergar além do Kojima e entenda que esse não é o Metal Gear tradicional, mas sim um spin off que usa seu nome para chamar a atenção.

 

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo