ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWS

Análise: Secret of Mana HD foca no que funcionava, e esquece do que precisava

Secret of Mana foi um dos jogos que me marcaram no Super Nintendo. O jogo nadava em tendências que agradavam em cheio aos jogadores: ambientação medieval fantasiosa, visão plana e heróis adolescentes que estavam fadados a um grande feito. Aliado a isso, Secret of Mana tinha uma jogabilidade inovadora. Seu combate em tempo real se diferenciava dos combates em turnos que dominavam os rpgs da época. De uma maneira geral, ele se parece um pouco com The Legend of Zelda: A Link to The Past, porém sem o glamour e a fama do lendário jogo. Se Secret of Mana não atingiu o nível das aventuras de Link e Zelda, Secret of Mana certamente tem um lugar especial no coração dos gamers mais antigos e, indubitavelmente, é uma das pérolas do Super Nintendo.

Secret of Mana_20180214123154

Surpreendentemente a Square anunciou que estaria fazendo um remake de Secret of Mana para as gerações atuais. A ideia da empresa era, claro, apresentar Secret of Mana para as gerações atuais de gamers, mas também tocar o coração dos nostálgicos fãs da série. Assim, Secret of Mana Remaster chegou no dia 13 de fevereiro para PS4 e PC.

Em busca da Mana perdida

Secret of Mana conta a história de um mundo que vive um momento delicado. A história se passa em um mundo que contém uma fonte de energia etérea chamada “mana”. Uma civilização anciã, mas tecnologicamente avançada, explorou a mana do planeta para construir um navio de guerra voador chamado “Mana Fortress”.

Secret of Mana_20180214172804

Isto irritou os deuses do mundo de Secret of Mana, que enviaram bestas gigantes para a guerra contra a civilização. O conflito foi globalmente destrutivo e quase esgotou todos os sinais de mana no mundo. Após um período de paz para seus cidadãos, a guerra volta a rondar. Agora, o império procura as oito Sementes de Mana para selá-las e, com isso, possibilitar a restauração da temida Fortaleza de Mana.

O jogo começa com o personagem principal, Raidi (um jovem rapaz, é adotado pelo chefe de Potos Village quando a mãe do herói desapareceu) caindo de uma ponte e, “milagrosamente”, encontrando a Espada de Mana. Porém, ela perdeu sua força e, para reenergizá-la, o herói precisa visitar os 8 templos de mana no mundo.

Para lhe ajudar nessa aventura, ele contará com a ajuda de Primm, uma elfa guerreira, e Popoi, um anão feiticeiro. Juntos vocês deverão lutar contra o império e os monstros que agora habitam o planeta de Secret of Mana.

Co-op por toda a aventura

Incrivelmente, Secret of Mana pode ser jogado todo em co-op desde o momento em que você encontra seu primeiro companheiro de aventura. E isso já era possível no jogo original de 93. Em Secret of Mana HD não é diferente.

Secret of Mana_20180213175052

A primeira impressão…

A queda na cachoeira, o encontro com a Mana Sword e o caminho até a Potos Village são lembranças deliciosas de tempos que não voltam. Sim, infelizmente. Apesar da empolgação inicial de refazer todos os primeiros do jogo original, algo me deixava incomodado. Mas, tanto pela nostalgia, quanto pelo dever para com o trabalho de revisar o jogo, seguimos em frente.

Logo de cara fica claro que a Square focou no que não precisava e deixou descoberto o que podia melhorar. Vale pontuar que Secret of Mana, apesar de ter sido muito bom para sua época, tinha gaps que poderia perfeitamente ser melhorados em uma remasterização. Porém, isso não aconteceu. Pelo contrário. Alguns aspectos muito bons no primeiro jogo acabaram piorando na remasterização.

Secret of Mana com gráficos poligonais

Secret of Mana Remake apostou em gráficos 3d para recriar a aventura original nos consoles atuais. O 3d foi super utilizado em gerações anteriores (com praticamente seu início no N64) e, recentemente, vemos um caminho inverso com o retorno de gráficos 2d e, até, pixelados. O uso de gráficos poligonais em Secret of Mana acabou deixando o jogo excessivamente infantil.

Secret of Mana_20180214210844

Outro problema nessa transição é que alguns efeitos que funcionavam muito bem no pixelado gráfico 2d do Super Nes simplesmente não ficou legal na versão remaster. Um exemplo é a ambientação da Floresta Assombrada, que tinha uma névoa que dava um efeito sombrio ao cenário e, na versão remasterizada, não ficou legal. Além disso, as animações dos personagens no 2d original mostrava uma garra e força de vontade que, infelizmente, o gráfico hd poligonal não consegue. Ou seja, tornaram o que era muito legal em algo insosso.

Trilha sonora também deixa a desejar

Secret of Mana tem uma das melhores trilhas sonoras do Super Nintendo. Os arranjos feitos por Hiroki Kikuta são lendários e ajudaram a fazer a fama do jogo.

Infelizmente o resultado na remasterização ficou abaixo do esperado. Em alguns momentos ele até brilha, como no cenário Gaia Nave, onde a trilha traz efeitos de voz que lembram, inclusive, o aclamado Nier: Automata. Porém, a sensação final é de que o som poderia ser melhor trabalhado. Principalmente por conta do potencial que o jogo original oferece.

Gameplay azeitado, mas não perfeito

Se tem uma coisa em que Secret of Mana Remaster brilha é o gameplay. Limpo, sem bugs e extremamente divertido. Claro, a base é a mesmíssima, mas impressiona como o combate roda liso. O único problema é que, no original, você pode podia atacar para quatro direções (norte, sul, leste e oeste). Já em Secret of Mana HD, você pode atirar para tudo o que é lado (dá pra atacar em 360º). Porém, os inimigos também podem lhe acertar de qualquer direção. E apesar de parecer uma mudança simples, essa novidade tornou algumas áreas do jogo extremamente perigosas, como a Floresta Proibida, que em certos pontos virou um “Secret of Souls”, de tanto que o jogo pode te matar em um ponto da fase.

Poderiam ter dado um tapa na invocação das magias

Invocar magia em Secret of Mana é um saco. Sempre foi, mas em 1993, era o que tinha e convivíamos com isso. Hoje, após tantos exemplos legais de mecânicas em tantos jogos diferentes, eles poderiam ter pensado em uma solução melhor do que ter que abrir um menu e escolher uma magia toda santa fez que queremos invocar um poder. Ainda mais porque um dos grandes baratos do Secret of Mana é que a ação toda se desenrola em tempo real. Ou seja, muito mais “dinâmico” do que os seus rivais da época eram praticamente todos de turno.

Conclusão

Secret of Mana HD/Remaster chegou cheio de expectativa por conta do passado. Porém, o resultado final ficou abaixo do esperado. Faltam elementos que justifiquem uma remasterização e, para piorar, as escolhas gráficas e sonoras não foram as melhores.

A impressão final é que a Square mexeu no que já funcionava bem (e, em alguns casos, piorou) e esqueceu de melhorar o que não brilhava no jogo original de 93.

{{

game = [Secret of Mana HD]

game = []

info = [Lançamento: 13/02/2018]

info = [Produtora: Square]

info = [Distribuidora: Square]

plataformas = [PS4 e PC]

nota = [3/5]

decisão = [Prefira o original]

texto = [Perderam a chance,]

texto = [de recriar um grande título do SNES]

positivo = [Resposta dos comandos]

positivo = [Algumas trilhas]

positivo = [Interações na hora de dormir]

negativo = [Sistema de uso de magia]

negativo = [Gráficos poligonais]

negativo = [Animações insossas]

negativo = [Trilha sonora abaixo da expectativa]

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo