ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: FE é muito bonito, mas sua simplicidade pode não agradar a todos

FE é um jogo da linha EA Originals, onde a Electronic Arts ajuda no desenvolvimento e divulgação de alguns jogos indies. Em 2016 tivemos a grata surpresa com o jogo Unravel e FE chega em 2018 com a missão de ser mais um indie impactante e divertido. Confira abaixo nossa análise de FE.

Fe_20180225115319

Uma história simples com visuais lindos

Logo de início FE te impressiona com seu visual. Partindo para uma modelagem mais conceitual, você comandará um “bicho da floresta” que a explorará livremente e poderá interagir com muitas coisas nesse mundo através da sua música/voz. Ao andar por este mundo de FE, será possível ver outros tipos de animais, ver montanhas, cachoeiras, florestas densas, cavernas e muito mais. A cada novo ambiente, será possível se surpreender com os belos visuais e iluminação que o jogo apresenta.

Além do aspecto visual, temos o aspecto sonoro. Em FE, você irá se comunicar através de sons com os outros animais da floresta. Por isso a trilha sonora do jogo é realmente muito boa assim como todos os sons que a floresta emite. Inclusive recomendo jogar com um bom fone para poder escutar cada detalhe.

E isso ajuda muito na “história” de FE. Tenho que colocar entre aspas, pois ela é simples demais e serve somente como um fino fio condutor para o jogo. A floresta está sendo atacada por alguns monstros estranhos (um tipo de ciclope) que estão aprisionando os bichos da floresta. Caberá ao protagonista explorar o mundo e libertá-los. Todas as interações serão feitas através desses sons, seja conseguir um aliado como desbloquear certos itens para ajudar em sua progressão.

Ou seja, tantos seus olhos como seus ouvidos serão “massageados” ao entrar no mundo de FE. Infelizmente você não se importará muito com a história por ser direta demais.

Fe_20180227185157

100% Stealth

A mecânica em FE é de um jogo de plataforma/puzzle em 3D. Você deverá evoluir seu personagem para ajudar a atravessar os cenários com um forte backtrack. Como opção de gameplay, o desenvolvedor ZOINK optou por não colocar nenhum tipo de combate, ou seja, ao encontrar os inimigos você deverá encontrar caminhos alternativos para chegar ao seu objetivo se escondendo atrás de pedras, de mato, subindo em árvores ou até interagindo com o ambiente para despistar o inimigo e abrir um caminho seguro. Essa opção de jogabilidade adiciona mais uma camada interessante ao sentimento de puzzle do jogo.

Além de poder driblar os inimigos, será possível interagir com os animais da floresta através de sons. Ao longo do jogo você encontrará diversos tipos de animais que poderão te ajudar a acessar uma nova área. Enquanto é possível interagir com os filhotes de forma tranquila, as versões adultas dos animais normalmente irão apresentar alguma restrição. Para liberar a língua de cada animal será necessário resolver os diversos puzzles que o mundo colocará de forma natural. Após adquirir esse “poder” novas regiões e desafios serão abertos.

Fe_20180227192458

Simplicidade que incomoda

Até esta parte do review podemos ver que FE é bem interessante, porém, ele acaba pecando em sua simplicidade. Em momento algum eu me senti realmente desafiado ou tive um sentimento de evolução real. Como já mencionei acima, o objetivo é driblar os inimigos e explorar novas partes do cenário. Ao conseguir evoluir suas habilidades/conseguir novas línguas dos animais, será possível explorar ainda mais o mundo de FE, porém, o jogo acaba se tornando um passeio no parque por diversas vezes.

Para aumentar um pouco a longevidade do jogo, é possível colecionar cristais no mapa assim como liberar diversas pinturas que estão espalhadas pelo mundo. Em pontos específicos será possível controlar os ciclopes, mas será literalmente uma breve caminhada para entender um pouco melhor a história.

Fe_20180227184927

Conclusão

Inquestionavelmente FE é um jogo que agrada por sua proposta e que tem lindos visuais assim como uma ótima trilha sonora. Caso você esteja procurando um jogo simples para andar, relaxar e não pensar muito, ele é o seu jogo. Porém, se estiver procurando uma história mais densa e/ou desafios que faça quebrar a cabeça, é possível que se decepcione com FE.

{{

game = [FE]

game = []

info = [Lançamento: 16/02/2018]

info = [Produtora: ZOINK]

info = [Distribuidora: EA]

plataformas = [PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC]

nota = [3/5]

decisão = [Ideal para relaxar]

texto = [FE encanta em seus visuais e proposta]

texto = [mas apresenta poucos desafios]

positivo = [Arte do jogo]

positivo = [Trilha sonora]

positivo = [Exploração]

negativo = [Falta de desafio]

negativo = [Simples demais]

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo