ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWS

Análise: The Swords of Ditto é uma agradável e desafiante experiência

The Swords of Ditto chega ao mercado de games para ser mais uma boa opção para quem gosta de jogos no estilo The Legend of Zelda clássico. Além da mobilidade ser similar a Zelda, também temos elementos Rogue Like e de RPG. Será que essas influências trabalham em harmonia? Confiram em nossa análise abaixo.

The Swords of Ditto - Screen 10

Seja uma Sword of Ditto

Antes de falar do jogo em si, vamos para uma pequena aula de vocabulário. Ditto em inglês significa algo similar, igual, idêntico. Assim como o Pokemon Ditto tem a capacidade de copiar os golpes de seus inimigos, em The Sword of Ditto nós sempre vamos “copiar” a habilidade da última espada. Deixa eu explicar abaixo.

Em The Swords of Ditto, você deverá empunhar a espada sagrada para derrotar a bruxa Momo que controla as terras de Ditto e que amedronta seus moradores. Para realizar a tarefa, será necessário se fortalecer durante os 4 dias de preparação (é um tempo pré estipulado) até enfrentar a bruxa Momo (ou morrer tentando). O curioso é que você não é um grande herói superpoderoso, mas sim é uma forma de assumir o herói que a espada projeta. Entendeu?

A cada 100 anos uma pessoa nascerá podendo ser a nova espada de Ditto, ou seja, o real herói não é a pessoa, mas sim a espada. A cada nova morte se passará 100 anos em Ditto e o próximo personagem se tornará o próximo herói e herdará a experiência e dinheiro que a última espada carregava. Vale dizer que a cada morte sua, irão se passar 100 anos e o mundo será afetado. Não só o mapa mudará, como as casas ficarão mais descuidadas, o povo ficará mais desacreditado e até poderemos ver alguns fanáticos pela Momo surgindo construindo estátuas, templos e mais.

The Swords of Ditto - Screen 5

Um Rogue Like com elementos de RPG

Como falei inicialmente, logo que iniciar The Swords of Ditto, você irá notar uma grande semelhança com o The Legend of Zelda. Com uma visão similar e movimentação quase idêntica, será possível explorar seções do mapa por vez e encontrar muitos segredos, dungeons, missões secundárias e por ai vai. Assim como encontrará muitos caminhos e dungeons bloqueados e terá que quebrar a cabeça para desvendar como passar por eles.

Porém, por ser um Rogue Like e ter um limite de 4 dias, você terá que usar sua cabeça para como deverá melhor aproveitar seu tempo em Ditto. Isso significa que fatalmente você irá morrer e terá que refazer seus passos por diversas vezes até finalizar o jogo. Isso coloca uma excelente camada de estratégia, pois não basta simplesmente ficar muito forte e ir lutar a batalha final, você deverá saber gerenciar seu inventário e se preparar para a “próxima vida”.

Além deste fator estratégico, devo apontar que o jogo carrega muitos elementos de RPG como o clássico Level Up, solução de Puzzles (influência direta de Zelda), equipamentos que aumentam suas habilidades e status (são usados como adesivos no jogo), tipos de equipamentos auxiliares, novas habilidades e por ai vai. Ou seja, The Swords of Ditto é um jogo complexo com um gameplay muito bem feito e variável. E claro, cada vez mais os inimigos serão mais complexos e terá que ser cuidadoso para matá-los. Afinal, o nível deles acompanha o seu nível e nunca terá um dia fácil em Ditto.

The Swords of Ditto - Screen 3

Bela arte e diálogos engraçados

Ao iniciar The Swords of Ditto uma única frase veio a minha mente “Nossa que jogo bonito e agradável de ser visto”. Eu tive a oportunidade de jogá-lo durante a E3 2017 no stand da Devolver e os desenvolvedores na época falaram que a arte do jogo é influenciada pelo desenho A Hora da Aventura. Posso estar falando besteira, mas um dos artistas já trabalhou no desenho. De qualquer modo, como esse jogo é super bem feito e alegre com suas muitas cores e animações de personagens!

Além dele ser um colírio para os olhos, existem umas sacadas muito legais. Por exemplo, para conseguir itens e dinheiro, terá que matar inimigos e cortar as muitas gramas e arbustos, porém, caso bote fogo em um, ele irá se espalhar e queimar o resto. Isso serve também para implicar o status de queimadura nos inimigos ou até em você mesmo por acidente. Também é possível bater em uma bomba no chão que ela irá explodir. Caso use a sua arma de tiro pelo fogo, o tiro sairá flamejante. E, por fim, caso esteja chovendo, seu fogo de nada será útil.

Meu ponto é, existem muitas interações com o mundo de Ditto  e as animações são sublimes e agradáveis. A minha preferida é certamente o inimigo que se parece um gato e que você pode prende-lo entre as dimensões do jogo. Porém, além do visual, temos que falar dos muitos diálogos. Para seguir o visual agradável do jogo, os personagens são muito tranquilos e posso dizer, cômicos. Sempre haverá um diálogo engraçado, alguém “te zoando” e claro, existe o Puku.

Puku é, mal comparando, o correspondente da Navi de The legend of Zelda. Ele é seu parceiro e irá te guiar da forma mais descontraída e zoeira possível. Não só isso, mas ele mexe com a quarta barreira do jogo, ou seja, diversas vezes ele menciona coisas como “Ah, isso é o tutorial então não tenho o que explicar muito, você já sabe o que fazer”. Ou então na hora de enfrentar a Momo ele diz “Bem, foi um prazer tê-lo como a espada. Quero dizer, até a saída quando você derrotar a Momo”. Ou seja, o tom cômico e descontraído irá imperar ao longo do jogo.

The Swords of Ditto - Screen 1

Conclusão

The Swords of Ditto é um jogo muito bem feito que mistura elementos de muitos jogos, mas tem como base os clássicos The legend of Zelda adicionando elementos de Rogue Like e com uma pitada de humor. Ele funciona muito bem e sua durabilidade vai variar de jogador para jogador, podendo ser ou um jogo rápido ou demorado. Por fim, tenho que enaltecer a arte do jogo que é muito bem feita e agradável, assim como as animações dos personagens. E claro, tudo fica melhor quando você jogar com seu amigo (a).

{{

game = [The Swords of Ditto]

game = []

info = [Lançamento: 24/04/2018]

info = [Produtora: Onebitbeyond]

info = [Estúdio: Devolver Digital]

plataformas = [PS4 e PC]

nota = [4/5]

decisão = [Diversão garantida]

texto = [O jogo encanta com sua linda animação]

texto = [e te desafia a cada nova tentativa]

positivo = [Humor]

positivo = [Arte]

positivo = [Gameplay]

positivo = [Desafio]

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo