Calma, o PS4 não vai acabar. Entenda o ciclo de vida dos consoles

Ontem uma certa notícia repercutiu na internet. A noticia de que o PS4 está chegando no fim da última parte do seu ciclo de vida deixou a internet louca. Por um lado fanboys atacavam a Sony e louvavam o Xbox X, por outro, os fãs da Sony a xingavam e se preocupavam. Mas venho dizer que todos estão errados.

Antes de mais nada vamos a notícia: O CEO da Sony, John (Tsuyoshi) Kodera, falou durante um reunião de investidores (onde analisava os resultados do último ano fiscal) que o PS4 estava entrando em seu ciclo final de vida. (você conferir os resultados e dados aqui). Porém, isso não quer dizer que console vá deixar de existir amanhã ou ano que vem.

Ciclo de vida

Antes de mais nada, vale dizer que todos os consoles sem exceção, possuem um ciclo de vida. Abaixo vocês poderão ver o ciclo de cada console da Sony que foi tirado da apresentação destacada acima.

ciclo de vida playstation

Como podem reparar, o PS1 teve um ciclo dominante de 5/6 anos. O PS2 já teve um ciclo de 6/7 anos. O PS3 foi oque teve o maior ciclo com 8 anos. E, agora, temos o PS4 que está em seu quinto ano e indo para o sexto. Ou seja, nada é mais comum do que daqui a 2/3 anos vermos o anuncio do PS5. Mas mesmo com o anuncio do PS5, não quer dizer que o PS4 ficará para escanteio. Até hoje o PS3 recebe alguns lançamentos e jogos gratuitos todos os meses, porém, em 2020/2021 o foco será dado no PS5 e não mais no PS4.

E o Xbox que quebrou este ciclo vicioso?

Meus amigos, isso é uma mentira deslavada (ok, vou dar um minuto para alguns me xingarem por essa afirmação). Vamos a explicação: É realmente louvável (e falo de coração mesmo) que a retrocompatibilidade do Xbox One seja uma realidade e que cada vez mais eles aumentam os títulos disponíveis (Black sempre em nossos corações). Porém, isso não quer dizer que o Xbox One vai ser eterno e sempre vai rodar tudo.

Como é um dado público, nós temos a seguinte cadeia de poder: Xbox One Fat < Xbox One S < PS4 < PS4 Pro < Xbox One X (isso olhando em números brutos de poder). Hoje todos sabemos que o Xbox One X é sim o console mais poderoso, mas ele é um produto premium para jogar os jogos atuais da melhor forma possível. E como é previsível, uma hora teremos o lançamento do PS5 que será mais poderoso do que todos esses consoles (se possível com retrocompatibilidade também) e irá impor uma nova geração.

Agora vamos ser sensatos: Acham mesmo que um jogo de PS5 irá rodar no PS4 e Xbox One original? Talvez nem rode no Xbox X (um chute meu, afinal em 2020 o Xbox X já terá 4 anos de estrada). E com isso, a Microsoft lançará um Xbox One XYZ que será mais poderoso também. E ai o Xbox One normal ficará para trás…

Conclusão

O PS4 receberá o foco da Sony com novos jogos até, pelo menos, o fim de 2020. Ou seja, teremos 3 anos mais ou menos ainda com o nosso guerreirinho. E além disso, nós sim veremos uma nova geração de consoles na próxima década, não tem saída.

Publicado
Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.