Tsubasa volta com tudo durante Japão e Bélgica, pela Copa 2018

Durante o jogo entre Japão e Bélgica, pela Copa do Mundo 2018, que acontece na Rússia, o nome Tsubasa inundou a internet. E tudo porque a seleção do Japão, contra todos os prognósticos, fez 2×0 contra a favorita Bélgica durante o segundo tempo do jogo. Acabou que o jogo terminou 3×2 para a Bélgica, mas a lenda de Tsubasa tinha ganho mais um capítulo.

Mas o que é Tsubasa, que virou trend topic do Twitter mundial? Se você curte mangás, animes e cultura pop/geek japonesa em geral, provavelmente você já o conhece. Porém, se por ventura você não o conhece, não tem problema, a gente explica.

captain-tsubasa

Capitain Tsubasa é o nome de uma série de mangá escrita e ilustrada por Yoichi Takahashi e que, no Brasil, ficou conhecida como Super Campeões. A série é sobre futebol e, por isso, a ligação com o jogo da Copa do Mundo. A ideia de sua criação era divulgar o futebol no Japão (lembram quando o Zico foi treinador do Kashima Antlers?). Tudo está interligado. Voltando. Captain Tsubasa foi apoiada pela Associação Japonesa de Futebol. E o resultado foi ótimo, pois a série (e o futebol), ficaram famosos no país e ajudou muito para o moral da Seleção Japonesa, que na época estava desiludida com o esporte.

O foco da história está nas aventuras da seleção japonesa de futebol e seu capitão, Oliver Tsubasa (a lenda!). A série é caracterizada por movimentos de futebol dinâmicos contidos em ações fantasiosas. Também trata do relacionamento de Tsubasa com seus amigos, rivalidade com seus oponentes, treinos, competições etc.

O Japão saiu da Copa de 2018, mas eu tenho certeza que nenhum torcedor japonês está triste ou frustrado. A seleção fez bonito e chegou até onde podiam suas forças, perdendo para uma talentosíssima Bélgica e ainda tendo um ícone pop cultural moderno aparecendo nos Trending Topics do Twitter e em várias outras redes sociais.