ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: Mega Man X Legacy Collection 1 & 2 – A volta de uma série clássica

Todos os fãs da franquia Mega Man estavam sentindo falta da série X após anos de sua ausência no mundo dos games. Quando o icônico robô azul apareceu no trailer de Marvel vs Capcom Infinite, os amantes da franquia recobraram a sua esperança em revê-lo num jogo próprio e isto não tardou em acontecer quando a Capcom finalmente anunciou Mega Man X Legacy Collection 1 & 2. Basicamente dois jogos contendo os oito títulos remasterizados de Mega Man X com bônus significativos. Isso conseguiu saciar a vontade de seus fãs? Veremos logo abaixo.

Mega Man X, um legado do Doutor Light

Mega Man X Legacy Collection 2_20180731184928

Mega Man X é robô que está à frente de seu tempo devido a sua capacidade de pensar e, devido a isso, Doutor Light o deixou hibernando para que no futuro fosse encontrado, pudesse estar numa época em que a sua diferença em comparação aos outros robôs fosse melhor aceita. No ano de 21XX, Mega Man X, ou simplesmente X, foi encontrado por Doutor Cain que o estudou e utilizou de base para construção de uma nova geração de robôs que foram batizados de reploids. Contudo, ao dar livre arbitro a estes robôs ocorreu de vários terem pensamentos desonestos e malignos, fazendo com que estes fossem chamados de “Mavericks”. Em busca de amenizar acidentes envolvendo estes malfeitores, o governo desenvolveu o programa “Maverick Hunter” que era liderado pela maior criação de Cain, o poderoso Sigma. Posteriormente X uniu-se aos Maverick Hunter. Tudo aparentava estar dando certo, mas Sigma com o seu livre arbitro passou a acreditar que os reploids mereciam governar a Terra no lugar dos humanos, fazendo-o virar um Maverick no qual X deveria confrontar.

Em Mega Man X Legacy Collection 1 & 2 podemos ver as inúmeras batalhas de X e Zero contra Sigma e também assistir a animação “Day of Sigma” que conta como tudo começou.

READY

Mega Man X Legacy Collection 1 apresenta os quatro primeiros jogos da franquia junto com o X Challenger Vol. 1 e a animação Day of Sigma, enquanto a Legacy Collection 2 vem com os quatro últimos jogos da franquia, X Challenger Vol.2 e novamente a animação citada anteriormente. Outra adição que foi feita é a função “Rookie Hunter Mode” que pode ser acessada a qualquer instante em qualquer um dos títulos, fazendo com que o dano recebido seja drasticamente reduzido a ponto de várias vezes mostrarem-se nulo, tornando o jogador quase imortal, contudo isso acaba perdendo a maior parte da diversão que vem a ser o fator desafio. Os dois collections apresentam as funções de editar o filtro, possibilitando que o jogue com filtro HD ou sem ele, fazendo com que o jogo fique identifico a sua versão original. Além disso, pode modificar a resolução de tela para atingir os limites do seu monitor/televisão ou com limitações para reproduzir a tela quadrada da época que ele tinha sido lançado.

A única coisa que senti falta foi a presença de Mega Man X Command Mission que é um RPG de turno envolvendo o mundo de X que foi lançado para PS2 e Game Cube, porém, é um jogo bastante esquecível.

WARNING! WARNING! WARNING!

Os oito jogos que estão presentes no Legacy Collection estão em seu auge, então não tem muito que falar deles. Os fãs poderão aproveitar os clássicos Mega Man X, X2 e X3 nos moldes do Super Nintendo com função de password (com um apertar de botão, você pode salvar o jogo e evitar a necessitar de anotar os códigos), ver raras animações do Mega Man X4, pegar os variados finais de X5 e X6, dar uma nova chance ao X7 e buscar os difíceis 100% do X8.

Mega Man X Legacy Collection 2_20180731182447

Ambos collections tem o X Challenger onde o jogador deverá confrontar dois chefões ao mesmo tempo, enquanto usufrui de uma armadura exclusiva deste jogo. A primeira vista aparenta ser um desafio que beira o impossível, porém a Capcom soube muito bem como equilibrar a situação e colocar inimigos que os ataques combinem de forma que não deixara o jogador em momentos que não existirá nenhuma fuga dos ataques. Além disso, antes de começar, você pode escolher três habilidades para o X poder confrontá-los. É interessante que os inimigos apresentam novas fraquezas contra habilidades que não são originais de seus jogos, fazendo com que um tipo de ataque sirva nos dois e assim criando um novo desafio ao jogar, fazendo com que ele utilize toda a sua bagagem de conhecimento da franquia para escolher o melhor trio de poderes. Enfim, apenas senti falta de X Challenger envolvendo os chefes do Megaman X7 e X8, mas visando que eles são feitos de uma forma totalmente diferente dos que estão presentes nos outros seis títulos acaba sendo mais do que justificável a sua ausência.

CONCLUSÃO

Mega Man X Legacy Collection 1 & 2 são incríveis ao entregar os oito jogos num ótimo desempenho. Mesmo apresentando fatores no qual eu senti falta, Command Mission e os chefes do X7 e X8 no X Challenger, não tem do que reclamar e pontos negativos? Isso vai da cabeça do jogador diante aos títulos que estão presentes nessa coleção. Por mais que seja dividido em dois jogos, o valor deles juntos está na mesma faixa de preço de um único jogo em lançamento, fazendo com que seja mais atrativo do que as duas coleções da franquia clássica de Mega Man. Por fim, resta aguardar Mega Man X Legacy Collection 1 & 2 é a porta de entrada para o desenvolvimento de Mega Man X9.

{{

game = [Mega Man X]

game = [Legacy Collection 1 & 2]

info = [Lançamento: 24/07/2018]

info = [Produtora: Capcom]

info = [Distribuidora: Capcom]

plataformas = [PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC]

nota = [5/5]

decisão = [Compre sem medo]

texto = [Mega Man X Legacy Collection]

texto = [é o retorno de uma incrível saga]

positivo = [Os jogos canônicos da saga X]

positivo = [X Challenger]

positivo = [Textura em HD]

positivo = [Preço de venda]

negativo = [Ausência do Command Mission]

}}

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo