GunZ: The Duel (a.k.a. The Duel no Brasil) e seus eternos órfãos frustrados

Para quem não teve contato com esta obra prima do começo do século XXI, GunZ: The Duel (ou apenas The Duel, forma como foi divulgado no Brasil pela LevelUpGames!, então dona do jogo em terras tupiniquins) foi (ainda é em servidores piratas espalhados pela web) um jogo no estilo MMOFPS, em terceira pessoa, de combate direto entre os jogadores. 100% online, com influências de diversos filmes de ação, como Matrix, e repleto de bugs que tornaram o jogo único em sua categoria (explicarei mais abaixo), The Duel conquistou fãs ao redor do mundo, começando pelo servidor Internacional e, mais para frente, em servidores locais ao redor do mundo.

Servidores como os do Japão, Coréia do Sul, Índia, Estados Unidos e Brasil foram os mais populares e com mais jogadores ativos. Aqui no Brasil, a responsável pela distribuição do jogo foi a LevelUpGames!, cuidando do jogo desde a fase beta, passando pela fase em que o jogo era pago mensalmente, indo até o free to play e terminando em sua completa falência.

Voltando aos bugs, The Duel só se tornou febre e destruidor de teclados devido aos seus bugs de movimentação, que mais tarde, por conta dos sempre lendários coreanos, transformaram estas sequências de movimentos explorando bugs em um estilo de jogo, chamado de Korean Style (ou k-style para os mais íntimos). Ou seja, The Duel nasceu para ser jogado de uma forma, mas os asiáticos sempre sedentos por maiores habilidades descobriram um mundo completamente novo dentro de Astra, o transformando em um jogo extremamente competitivo e que requeria enormes habilidades e dedos extremamente rápidos. Quanto mais rápido, maior movimentação e mais tiros dados em menos tempo.

GunZ-The-Duel-3

O servidor brasileiro fez bastante sucesso por muito tempo. Uma média acima de 1000 pessoas online todos os dias, lotando mais de um servidor aos fins de semana, servidor de Guerra de Clãs sempre cheio de Clãs buscando sequências de vitórias, 90% dos jogadores gastando dinheiro com itens (nessa época o termo freemium ainda nem era usado mas The Duel explorava muito bem isso) e eventos constantes por parte da empresa movimentavam bastante a comunidade, que ainda tinha um Fórum bem ativo dentro do site da LevelUp.

Infelizmente, o jogo foi completamente abandonado pela LevelUp, que não renovava o contrato com a então detentora dos direitos do jogo, a criadora Maiet Entertainment. Além das atualizações demoradas, que atrasava itens lançados em outras regiões do mundo, novos mapas e outras features, a empresa parou completamente de atualizar seu programa anti-cheat. No final de sua vida, The Duel sofreu com uma quantidade imensurável de hacks dos mais diversos tipos e com travamentos constantes no servidor. Um final trágico para um jogo com uma base de jogadores tão fiel e tão ativa.

download

Atualmente, nenhum servidor oficial ainda opera o jogo. Mas, como sempre, fãs ainda jogam The Duel em alguns grandes e bons servidores piratas espalhados pelo mundo, mas infelizmente nenhum que dê vontade de jogar a sério como o oficial.

Na época, a LevelUp se justificava dizendo que as negociações com a Maiet eram complicadas. Particularmente, acho que era papo furado. Enquanto o The Duel brasileiro se afundava, as versões americana e coreana, principalmente, iam de vento em popa. As conversas nos bastidores, entre os jogadores, supunham que o descaso com o jogo era devido ao pouco retorno que a LevelUp tinha com o jogo, pois a base de jogadores depois de um certo tempo começou a diminuir. Além disso, no começo, eram vendidos equipamentos com duração vitalícia, então muitos players já tinham comprado seus itens necessários e não gastavam mais dinheiro no jogo. No final, a empresa passou a vender itens com duração máxima de 30 dias, mas mesmo assim o sucesso nas vendas não foi o esperado. Sem retorno, a LevelUp resolveu abandonar de vez o jogo, decretando o fechamento de seus servidores.

E você, jogava The Duel no servidor brasileiro ou em algum outro?

Respondendo minha própria pergunta, sim! Joguei inicialmente no japonês, passando pelo internacional, indo para o americano e finalmente sossegando no brasileiro. Usava quase sempre dois personagens, o principal (feminino) chamado “JOSELITO” e o secundário (masculino) chamado “PHSN”. Gerenciei um clã que ficou bastante tempo brigando pela primeira posição do servidor, o X-JaPaN™. Cheguei a fazer uma parceria com a LevelUp, onde recebi uma conta de “GM” para gerenciar campeonatos com premiações fornecidas pela própria LevelUp. Me ofereci para fazer isso de graça, pelo amor ao jogo, já que a mesma já estava abandonando aos poucos o jogo, sem nenhum “GM” ativo.

Publicado
Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Nogueira une estas duas formações para administrar de forma única suas skills em jogos de tiro, adquiridas em anos jogados fora jogando The Duel. Além da supremacia em jogos de tiro, Nogueira é fã de jogos com história bem trabalhada e tem no sangue as habilidades de Dominic Toretto para jogos de corrida.