ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSXBOXXBOX ONE

Análise: Shenmue I & II – Sua chance de conhecer a jornada de Ryo

Shenmue, por muitos, é considerado uma obra de arte no mundo dos games. Foi realmente uma inovação de peso dentro do mercado ao trazer em 1999 um mapa mais livre e várias opções de atividades para o jogador se aventurar e divertir. Contudo, são poucos os que tiveram oportunidade de jogar este clássico, pois seu lançamento ocorreu numa época nada prospera para a SEGA e seu saudoso Dreamcast. Confira esse review sobre o remaster do clássico nipônico.

UMA SÉRIE JAPONESA EM FORMA DE JOGO

A narrativa de Shenmue lembra bastante o desenvolvimento de seriados japoneses ou, até mesmo filmes. Se distanciando um pouco do que o público estava acostumado em 1999, sendo essa uma das inovações que o titulo trouxe ao mercado dos games em seu lançamento.

No ano de 1986, Ryo Hazuki está chegando em sua casa, porém, nota que algo está estranho. A mulher que trabalha em sua casa está no chão e ao ajudá-la, é noticiado que algo de ruim está ocorrendo no dojo. Sem perder tempo, Ryo corre para descobrir o que é, porém, é surpreendido com o seu pai confrontando um chinês que está em busca de um espelho. Sem muitas explicações para o jovem protagonista, o espelho acaba sendo entregue ao misterioso homem que assassina o pai do rapaz com um poderoso golpe de kempo chinês.

Em busca de respostas e de vingança, esse é o inicio da jornada de Ryo em busca dos homens de preto do dia do acidente.

Shenmue_20180904090601

O PAPAI DE YAZUKA RETORNOU COM O CIGARRO

É inevitável realizar a comparação quando os dois jogos, da mesma produtora, possuem características tão familiares. Shenmue é como um pai para Yazuka e retornou no melhor momento, pois o seu filho preparou muito bem o cenário oriental e ocidental para este retorno. Essa coleção ajudará ainda mais no lançamento de Shenmue 3, porém, é necessário que os jogadores de primeira viagem compreendam que esse é um singelo port, está longe de ser um remaster parrudo!

Shenmue I & II é basicamente um copy & paste dos dois jogos originais, porém, recebendo alguns melhoramentos como na utilização dos controles, principalmente no uso do analógico. Outros melhoramentos que podem ser citados é a possibilidade de criar vários saves, sem se preocupar com limitação de cartão de memória – algo que realmente atrapalhava no jogo original e, por fim, a possibilidade de selecionar para qual lugar do mapa deseja ir, servindo como uma navegação rápida.

Não podendo deixar de fora a opção de filtros em HD para melhorar visualmente a sua experiência. Contudo, nem tudo são essas mil maravilhas, pois podemos ver um pequenino desleixo por conta do áudio. Enquanto a dublagem americana é aceitável, a versão japonesa consegue ter uma qualidade tão baixa que me trás a nostalgia de quando eu assisti os Kamen Rider que vieram antes dos anos 2000…

Shenmue_20180904091347

CONCLUSÃO

Shenmue I & II era realmente necessário, pois muitos não tiveram o prazer de jogá-lo e até mesmo nos dias de hoje é difícil ter a oportunidade de usufruir deste game por meio de um console, forçando as pessoas a partirem para o bom e velho emulador que no caso do Dreamcast nunca existiu um realmente bom (diga não a pirataria, crianças)! Com esse lançamento será possível que todos que tinham curiosidade sobre, descubram o motivo de Shenmue ser tão aclamado por quem o jogou por mais que hoje em dia nessa mais possível sentir o quão disruptivo ele foi na época de seu lançamento!

Devo ressaltar que, acima de tudo, esse jogo é realmente igual a versão original. Então não aguarde gráficos deslumbrantes e uma jogabilidade fluida. Por mais que muitos digam que é um remaster, a coletânea só possui um filtro para justificar tal classificação, uma vez que poderia ter sido produzido com maior cuidado para que realmente estivesse em HD, pois Shenmue tem uma importância notável no universo dos games e merecia ser tratado como tal.

{{

game = [Shenmue I & Shenmue II]

game = []

info = [Lançamento: 21/08/2018]

info = [Produtora: D3T]

info = [Distribuidora: Sega]

plataformas = [PS4, Xbox One e PC]

nota = [3/5]

decisão = [Quer saber o que é Shenmue? Compre!]

texto = [Uma chance de ouro para quem sempre desejou]

texto = [conhecer esse clássico da Sega]

positivo = [As leves melhorias]

positivo = [Os dois títulos estão inclusos]

positivo = [É Shenmue]

negativo = [Baixa qualidade do áudio]

negativo = [É apenas um port]

}}

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo