ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: Valkyria Chronicles 4 traz a série de volta as suas raízes

Valkyria Chronicles 4 é a sequência da série de combate RPG tático desenvolvido e produzido pela Sega. Com a proposta de voltar as suas origens, a empresa trouxe todos os pontos que fizeram a série lançada há 10 anos se destacar no gênero. Que saber se o jogo é tudo isso que você estava esperando? Confira abaixo no nosso review:

Valkyria Chronicles 4 pode ser definido como um anime em forma de RPG tático. Com muitas cutscenes, reviravoltas e um aprofundamento detalhado no perfil de cada personagem, o jogo busca trazer as mesmas mecânicas dos primeiros títulos da série. Sua história se passa concomitantemente aos eventos de Valkyria Chronicles 1 e 3, mas sob uma perspectiva completamente diferente da guerra. Ao invés de um enredo baseado na resistência dos cidadãos de Gallia frente à invasão do império, temos soldados Gallianos combatendo puramente pelo fato de que seus inimigos são “maus”. Apesar de este tipo de questão não afetar novos jogadores, essa pequena mudança narrativa pode incomodar os fãs mais assíduos da série que esperavam uma história mais concisa com os acontecimentos dos jogos anteriores.

Valkyria-Chronicles-4
Por meio de crônicas que vão sendo escritas em um livro que compila toda a história do jogo, vamos seguindo entre as cutscenes, conversas e batalhas. A forma como essas transições são feitas em Valkyria Chronicles 4 é bastante interessante, com todos os acontecimentos sendo registrados no livro à medida que vamos avançando na narrativa. Os diálogos melodramáticos do jogo, que vão mostrando a personalidade de cada um dos integrantes da Squad E, conseguiram me cativar, fazendo com que eu buscasse usar mais alguns personagens do que outros. Ainda, o jogo busca mostrar os horrores da guerra no seu enredo, alternando entre momentos emotivos e outros bastante chocantes. A releitura da Segunda Guerra feita pela Sega traz uma carga reflexiva nesse sentido durante toda a história.

Conforme os capítulos vão sendo explorados, o jogo vai introduzindo batalhas variadas que exigem diferentes estratégias. Os campos de batalha em Valkyria Chronicles 4 são relativamente grandes, o que torna certas táticas mais punitivas que outras. Esqueça as muitas barreiras cirurgicamente introduzidas pelos mapas como em XCOM 2, a grande maioria dos combates traz amplos corredores e áreas bastante abertas, que acabam por punir severamente decisões incorretas por parte do jogador. Como consequência, o balanço no uso das diferentes classes nos variados terrenos e ambientes apresentados pelo jogo se tornam fundamentais para que se chegue à vitória.

De forma bastante característica, Valkyria Chronicles 4 oferece a possibilidade de combates simultâneos dentro de uma mesma batalha. Por conta da grandiosidade dos mapas e da multiplicidade de caminhos que podem ser tomados, por muitas vezes é necessário escolher diferentes grupos de classes para adentrar o campo inimigo de forma separada. Isso acaba por criar um desafio maior dentro das batalhas, visto que temos que dividir nosso foco e estar atentos a situações diferentes de combate, sendo que na maioria das situações estaremos em grande desvantagem numérica.

valkyria-chronicles-4-pc-cd-key-4
As seis classes disponíveis se complementam de forma satisfatória, apesar de haver um leve desbalanço com relação à nova classe de Grenadiers, que precisa ser nerfada imediatamente. Alguns mapas podem ser limpos somente com o uso deles e Snipers, o que acaba com a sensação de desafio ao longo da história. Aliás, o tamanho dos mapas faz com que Snipers praticamente sejam a classe mais importante não somente para eliminar inimigos à distância, mas também para fazer o reconhecimento do terreno. Eles, junto às classes de maior poder de fogo podem fazer um belo estrago, mesmo contra inimigos mais fortes, como Tanks e Bunkers.

A parte RPG do jogo consiste nas diferentes habilidades que cada personagem disponível possui e na customização de seus loadouts. Por exemplo, há um personagem que ganha um bônus de ataque ao eliminar inimigos de forma consecutiva. Da mesma forma, caso ele falhe e recue, há uma penalidade que diminui sua acuracidade. O mais interessante é que todas essas habilidades e bônus se baseiam nas personalidades dos combatentes, o que acaba dando um toque bastante interessante de identificação com alguns deles. Mais para o final do jogo, é simplesmente essencial coordenar as habilidades especiais dos personagens para vencer os inimigos, visto que a dificuldade do jogo vai aumentando gradativamente. Acabe com todos os seus Action Points sem que todos os seus guerreiros estejam seguros e a chance de destruição total do seu esquadrão é grande.

Aliás, a facilidade do jogo até a sua metade é algo que deve ser salientado. Jogadores mais experientes no gênero de combate tático não terão qualquer dificuldade de avançar na história até metade do jogo. Depois as batalhas se equilibram um pouco mais, mas ainda assim, o fator desafio acaba faltando em muitas batalhas. É uma pena que o maior nível de dificuldade até o momento seja o “Normal”, mas a impressão que temos é a de que a Sega irá proporcionar um desafio maior mais para frente, talvez através de algum DLC. Até o momento, algumas partes do jogo acabam virando um verdadeiro passeio no parque, que acaba sendo compensado por uma história que entretém.

ValkyriaChronicles42

Assim como em diversos outros jogos do gênero, batalhas bem sucedidas concedem pontos de experiência que vão sendo utilizados para melhorar nossos personagens. A diferença é que em Valkyria Chronicles 4 se evolui classes inteiras, e não guerreiros específicos. Isso abre um leque de possibilidades estratégicas bastante diversificado, uma vez que o jogo acaba por incentivar o uso de diferentes personagens, e não somente aqueles em específico que estejam mais evoluídos. Como dito acima, as diferentes personalidades dos combatentes trazem vantagens e desvantagens para cada um deles, e o fato que soldados da mesma classe estão sempre nivelados permite o uso variado dos mesmos conforme a necessidade. Aliás, o uso contínuo de certos personagens permite desbloquear trechos da história específicos deles, o que contribui muito na criação de empatia.

Um dos pontos mais fracos do jogo, e que parece não ter tido muita evolução desde o lançamento da série há dez anos, é a qualidade da inteligência artificial dos inimigos. Não é incomum que o computador tome decisões bastante duvidosas e generosas, entregando de bandeja a posição de seus soldados, ou até mesmo os levando para a morte certa. Essas situações acabam criando um anticlímax muito grande quando estamos planejando a emboscada perfeita para eliminar um inimigo e a inteligência artificial acaba tomando a decisão de enviar o soldado na direção do Squad E sem qualquer motivo.

valkyriachronicles4_2567313b

A pouca dificuldade até a metade do jogo, a inteligência artificial pobre e os diversos glitches de cenário que acabam prendendo personagens e Tanks em arestas invisíveis acabam frustrando muitas batalhas, estas que podem durar mais de uma hora mais para frente na história. Alie isto com o fato de que se pode limpar um mapa inteiro com Grenadiers e Snipers e percebemos que não é incomum que certas batalhas se tornem monótonas e frustrantes, ao ponto de me fazer perguntar o porquê de eu ter que passar dezenas de minutos jogando um mapa enfadonho.

Por fim, Valkyria Chonicles 4 traz um visual estilizado que funciona muito bem para o que se propõe. Junte a beleza dos gráficos à excelente trilha sonora (que possui músicas originais dos primeiros jogos), e temos um grande jogo ao melhor estilo anime. Algumas animações são um tanto quanto estranhas, e pude perceber alguns glitches de cenário em alguns momentos, mas nada disso tira o mérito do trabalho artístico feito pela Sega.

Em suma, Valkyria Chronicles 4 traz todos os elementos que fizeram a série se tornar famosa no gênero RPG tático. Apesar de acabar repetindo alguns dos erros presentes nos primeiros jogos da franquia, o título traz diversão e desafio suficiente para agradar jogadores de primeira viagem. Os fãs não ficarão decepcionados com o jogo, que traz dezenas de horas de gameplay e mais a possibilidade de explorar a história de personagens específicos. Contudo, veteranos de outros jogos do gênero tático podem acabar achando a mecânica um tanto quanto ultrapassada.

{{

game = [Valkyria Chronicles 4]

game = []

info = [Lançamento: 25/09/2018]

info = [Produtora: Sega]

info = [Distribuidora: Sega]

plataformas = [Playstation 4, PC, Xbox One e Nintendo Switch]

nota = [4/5]

decisão = [Um bom jogo para os amantes de RPG’s táticos]

texto = [Valkyria Chronicles 4 traz tudo que fez]

texto = [a série se consagrar nos seus primeiros jogos]

positivo = [Ótimos gráficos]

positivo = [Histórias individuais]

positivo = [Trilha Sonora]

positivo = [Enredo]

negativo = [Sem muitos desafios]

negativo = [IA fraca]

negativo = [Glitches de cenário]

}}

 

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo