ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: Final Fantasy XV Pocket Edition HD corta mais do que devia

A Square Enix lançou muito de surpresa o Final Fantasy XV Pocket Edition HD para todos os consoles. Inicialmente essa versão de bolso havia sido lançada somente para os celulares e sua proposta era trazer a história de Final Fantasy XV para todos com uma experiência limitada. Ao trazer para os consoles, eles acabam chocando com seu jogo principal, com exceção do Switch que não tem o jogo original. Será que esse lançamento valeu a pena? Confira abaixo nossa análise.

Confiram aqui nossa análise original

A Boyband está de volta

Se existe uma verdade constante na proposta de Final Fantasy XV Pocket Edition HD é que a história e os personagens do jogo estão todos lá, assim como os grandes acontecimentos. Mais uma vez embarcaremos na jornada do príncipe Noctis juntamente com seus amigos e guardiões Gladiolus Amicitia, Ignis Scientia e Prompto Argentum. Lá veremos o início icônico com o carro enguiçado, veremos o golpe que sofre do império em sua cidade natal e muitos momentos de exploração no mundo de EOS.

XV-Pocket

Além da história principal estar lá, temos parte da excelente trilha sonora, assim como os diálogos muito bem dublados. Ou seja, quem nunca experimentou o jogo e tem um hardware mais fraco, vale muito a pena pegar essa edição Pocket que te situa na história.

Ficou simples demais

É válido frisar que Final Fantasy XV Pocket Edition foi inicialmente lançado para celulares e que não seria possível manter o tamanho e a qualidade final de Final Fantasy XV por motivos óbvios. Mas ao trazer essa edição para os consoles onde temos o jogo original, fica clara a necessidade de comparação entre as versões.

Embora o baque gráfico seja gigante, ele não é o que mais incomoda. Claro, a cada cena da edição pocket eu revivia a mesma cena na minha cabeça quando joguei a versão principal em 2016. É notório que se perde expressões faciais, momentos tensos e muito mais. Mas também, é possível acompanhar a história de amizade entre os personagens e as intrigas que acontece ao longo da história.

O que acaba sendo mais afetado aqui é o mundo aberto que acabou virando um mundo linear. No jogo original nós temos uma experiencia de poder ir e vir para os lugares, parar o carro em diversos pontos, ficar upando (como todo bom RPG), uma série de minigames e por ai vai. Infelizmente na edição Pocket, isso tudo foi cortado e acaba afetando o core do jogo. Inclusive o excelente sistema de guardar XP para gastar no acampamento com uma comida a escolha que lhe dará bônus extra foi cortado. No final de cada dia você será forçado a acampar e fará uma comida específica sem qualquer poder de escolha.

FINAL FANTASY XV POCKET EDITION HD_20180730184819

O combate e a experiência no Switch

Verdade seja dita, o único lugar em que faz sentido comprar o jogo é no Switch, pois ele não tem o Final Fantasy XV de 2016. Pois bem, tenho uma má notícia, ele não está bem otimizado. No geral o jogo funciona muito bem, mas na hora da luta, a queda de FPS é perceptível e incomoda um pouco.

Por outro lado, eu gostei do que fizeram com o combate. Ainda é possível ver que as mecânicas principais estão lá. Claro, o dinamismo não existe mais, mas ainda é possível trocar de armas, ativar seu especial, fazer combos com seus amigos e até se teletransportar para um ponto de vantagem. Ou seja, a parte do combate está no jogo quase que completa, mas de forma simplificada.

Conclusão

A ideia de fazer Final Fantasy XV Pocket Edition para celulares é boa e funcional e de certa forma eu até achei legal trazer Final Fantasy XV Pocket Edition HD para o Nintendo Switch. Mas com os cortes/limitações do jogo e colocá-lo no PS4, Xbox one e PC, não faz o menor sentido. Já para o Switch pode ser uma compra interessante, tirando o fato de que o jogo sofre queda de FPS no meio da ação.

{{

game = [Final Fantasy XV]

game = [Pocket Edition HD]

info = [Lançamento: 07/09/2018]

info = [Produtora: Square Enix]

info = [Distribuidora: Square Enix]

plataformas = [Playstation 4, PC, Xbox One e Nintendo Switch]

nota = [2/5]

decisão = [Compre em promoção somente pro Switch]

texto = [Não faz sentido ter essa edição no mesmo console]

texto = [da versão original. Foque no Switch]

positivo = [História]

positivo = [Trilha sonora]

positivo = [combate]

negativo = [Mundo linear]

negativo = [Muito simplificado]

negativo = [Problemas de FPS]

}}

 

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Um Comentário

  1. Na verdade. Eu já tinha no iOS e acabei comprando no Nintendo Switch. Esse jogo e ótimo no Nintendo Switch pois não existe a versão XV normal apenas a Pocket. A história e direta sem frufru. Sobre a queda de frame e lerdeza na hora das batalhas realmente existe. Mas não e culpa do console e sim do jogo mal otimizado. No iPhone Xs e no Motorola Z3 ocorrem esse pequeno atraso nas batalhas. Se for pesquisar no YouTube ele se matem sempre acima de 32FPS muito raro abaixar para 28FPS nos filmes e custcenes chega a 58FPS. E nos celulares ainda e pior. Então desconsiderem essa avaliação da queda de frame nas batalhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo