ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWSXBOXXBOX ONE

Análise: Forza Horizon 4, o melhor jogo do gênero de 2018

Forza é uma série consagrada, disso ninguém duvida. A mina de ouro dos jogos de corrida que a Microsoft criou é, atualmente, a franquia que tem feito os melhores jogos do gênero, alcançando as melhores críticas e satisfação entre os jogadores. E o melhor (para a Microsoft), é um jogo exclusivo de Xbox e Windows.

forza-horizon-4-screen-2

Desta vez o lançamento é da série Horizon: Forza Horizon 4. Ele chega com uma difícil missão de superar Horizon 3, que para mim, chegou em um nível soberano no estilo de corrida arcade. É difícil imaginar que fosse possível evoluir de forma sensível, mas Forza Horizon 4 consegue essa façanha.

O estilo é o mesmo, mundo aberto, gameplay completamente arcade onde se alcança facilmente velocidades acima de 250km/h, destruição de cenário, árvores voando enquanto o carro segue em alta velocidade, carros se digladiando em apertadas curvas, diversas opções de veículos desejados ao redor do mundo e diversos desafios diferentes, que vão desde corridas com voltas, corridas livres, desafios de salto, velocidade etc. Opções aqui não faltam, como foi no último jogo da franquia.

wKLmaJP

Mas o que há de novo se toda essa mecânica se manteve? Venha comigo, fã de corrida, que eu vou te contar.

Antes de mencionar as melhorias, já que é para falar o que tem de novo, logo de cara nos primeiros minutos você se vê obrigado a personalizar seu personagem. Homem, mulher, branco, negro, asiático, cabelo liso, enrolado, careca e por aí vai. A ideia é boa, mas fica a crítica pois as opções são bem limitadas, tanto na aparência física quanto nas roupas. É uma inovação para a série, mas poderia ser feita de forma mais caprichada já que resolveram colocar. A personalização do personagem deixa a desejar.

Voltando, primeiramente, vamos falar do mapa. Ambientado anteriormente na Austrália, Forza agora viaja para a Grã Bretanha, mais especificamente em Edinburgh. Isso já muda bastante os relevos, vegetações e características do mapa. Segundo aspecto impactante são as estações do ano. O cenário, principalmente as estradas, é bem afetado pelas mudanças climáticas. E isso muda completamente a forma de dirigir de todos os veículos. Os efeitos meteorológicos neste jogo são espetaculares. Sem dúvidas o melhor que eu já vi em um jogo de corrida e um dos melhores nos jogos em geral. O impacto no visual, na narrativa e no gameplay possuem uma sincronia única, fazendo você sentir uma renovação durante o jogo. Foi surpreendente que esta tecnologia pouco explorada em jogos de mundo aberto tenha vindo logo de um jogo de corrida. É de se esperar que essas inovações venham de franquias famosas por seus mundo abertos, como por exemplo GTA.

6-minutes-of-forza-horizon-4-on-xbox-one-x-at-4k-60fps-e3-20_hqzv

Provavelmente você se pergunta como acontece a mudança de estações. Diferente da mudança de dia e noite, que nos jogos de mundo aberto acontece de forma mais rápida, com maior dinamismo. Já as trocas de estações são mais lentas. Para mim, a fórmula usada foi bem assertiva neste jogo. Elas trocam semanalmente, dando uma nova experiência a cada semana para os jogadores. Repito, isso é incrível, pois a cada estação são fornecidas novas experiências ao usuário, desde diferentes formas de direção nas pistas, novos eventos que só estão disponíveis em certa estação e novos cenários, que na verdade são os mesmos só que com mudanças na vegetação, neve, chuva e por aí vai. Isso é muito saudável para o jogo, pois mantém o jogador preso nele por semanas, a fim de explorar todas as opções do jogo.

forza-horizon-4-bond-cars

Conclusão

A diversão com Forza Horizon 4 é certa! Seja você um jogador casual, que vai ficar perdendo horas passeando pelo mapa, até aquele hardcore que vai em busca de limpar todos os desafios do mapa, com o máximo de estrelas e pontos. Como extras, as músicas das rádios, que você vai liberando ao longo da campanha, são muito boas! Já eram boas no 3 e receberam melhorias no 4.

Feito o resumo mais gourmet, vamos à pontos específicos que interessam:

  • Gráficos: insanos, jogar este jogo em 4K é uma experiência única para fãs de carros bem renderizados e cheios de detalhes. O mapa não fica atrás de forma alguma, texturas ricas e bem produzidas;
  • Dublagem: ok, nada mais. Preguiçosa até, se comparada a outros títulos mais recentes;
  • Enredo: para um jogo de corrida arcade, é bom. Mas certamente não será o enredo que vai te prender ao jogo;
  • Jogabilidade: no mundo de corridas arcade, cravo que este jogo é o que tem a melhor jogabilidade já feita para o estilo;
  • Trilha sonora: para quem gosta de músicas enquanto corre, Forza tem um acervo diferenciado, bem acima da média dos atuais jogos de corrida;

{{

game = [Forza]

game = [Horizon 4]

info = [Lançamento: 02/10/2018]

info = [Produtora: Playground Games, Turn 10 Studios e Microsoft Studios]

info = [Distribuidora: Microsoft]

plataformas = [PC e Xbox One]

nota = [5/5]

decisão = [Melhor jogo de corrida do ano]

texto = [A diversão com Forza Horizon 4 é certa,]

texto = [superando, surpreendentemente, o Horizon 3]

positivo = [Gráficos]

positivo = [Variedade de veículos e marcas]

positivo = [Gameplay frenético]

positivo = [Mapa rico em mundo aberto]

positivo = [Mudança climática inovadora]

negativo = [Personalização do avatar]

}}

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo