ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: FIFA 19, modos coop dão fôlego extra (review)

Franquia tenta se renovar

Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? FIFA ou PES? Essas são perguntas que dividem e sempre vão dividir opiniões. Desta vez é hora de destrinchar o maior lançamento do ano no gênero de jogos esportivos, FIFA 19. Lançado anualmente, FIFA possui fãs extremamente fiéis, fazendo com que a base seja sempre constante. Além disso, inovações ano pós ano e a aquisição de novos direitos acabam trazendo novos fãs para a franquia.

Novidades

Este ano a principal novidade é a UEFA Champions League, que depois de anos nas mãos da Konami (PES), chega ao FIFA 19 com grande destaque logo no menu inicial do jogo. E ela vem completa (não podia ser diferente). Fase de grupos igual, trilha sonora clássica do campeonato, comentários exclusivos dos narradores durante o modo, troféu, estádios etc. A ambientação é muito fiel ao maior campeonato de futebol do mundo.

Clique aqui para comprar FIFA 2020 na pré-Venda pelo melhor preço!

A Champions não é a única novidade que se destaca, novos modos de jogo foram inseridos no FIFA 19 para sessões super divertidas, que farão você rir muito com seus amigos ou socar eles.

fifa-19-pl-switch

O Última Ficha adverte: FIFA pode causar abalos em suas amizades, ainda mais com os novos modos de jogo. Em caso de gol sofrido no último minuto procure um psicólogo ou um calmante, não quebre seu controle, ele custa caro.

Após estas pinceladas iniciais, vamos ao que todos querem saber, FIFA 19 vale meu dinheiro? Venha descobrir!

Para mim, FIFA 19 ainda é o simulador de futebol mais próximo da realidade que existe. Há quem goste mais de um jogo arcade, sendo assim, recomendo se distanciar um pouco do jogo da EA. Mais lento, mais realista, focado mais em estratégia do que pura e simplesmente lançamentos e chute, FIFA consegue ano após ano se manter como principal jogo de futebol do mercado, sempre liderando vendas.

Gameplay puxado para o realismo

As evoluções no gameplay, nas estratégias montadas antes do jogo e na forma de se pensar a tática, pouco evoluíram. Se você não gosta de mudanças drásticas na forma de jogar quando uma franquia se atualiza, fique tranquilo, elas são sutis e você não vai ter dificuldades para se adaptar em poucos minutos. A inteligência artificial continua desafiadora, alcançando uma desafiadora dificuldade quando selecionado o modo “Lendário”. Novos dribles, passes, recepções de bola, saída de bola e finalizações incrementam o que já era bom, tronando alguns gols plásticos e dignos de um replay bem lento enquanto seu amigo fica pistola do seu lado.

A1606-1

O jogo ofensivo agora tem maiores opções de criação, porém, isso fica restrito aos experientes do jogo. O que não afeta os mais casuais, apenas limita possíveis táticas mais elaboradas. Já o problema crônico de jogadores no entorno da jogada parecerem “presos” ao chão, sem inteligência de se deslocar, partir em arrancada ou se desvencilhar da marcação, continuam. Enquanto a inteligência artificial adversária manda muito bem, a que comanda o resto dos jogadores do seu time manda mal. Falta um comando que pudesse criar estas movimentações.


Ajude o ÚltimaFicha de forma gratuita, clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube



Novas e divertidíssimas opções de jogo

Sim, grande parte das opções de jogos são importadas do FIFA 17. Mas desta vez, diferente dos outros anos, tivemos a adição de vários conteúdos inéditos para ampliar a diversão ao jogar FIFA. O modo “A Jornada”, onde nas versões anteriores você comandava o jovem Alex Hunter, evoluiu. Agora você está no todo poderoso Real Madrid e presente na Champions League. Uma evolução e tanto, seja em dificuldade como em jogabilidade. A novidade mais perceptível fica por conta da adição de mais dois personagens dividindo o estrelato (pegaram a referência?) com Alex, são eles Kim Hunter (meia irmã de Alex) e Danny Williams. Existem momentos do jogo em que as carreiras se cruzam, mas é possível também dar preferência a uma delas apenas.

Outra novidade interessante que acrescenta um nível de diversão e imersão maior, sem consumir muito tempo, é o novo modo rápido. Através dele é possível selecionar alguma liga para jogar apenas sua final, de forma despretensiosa e sem ter que disputar todo o torneio para isso. Assim, se você estiver com seu amigo querendo apenas jogar uma partida rápida, mas com elementos extras, você escolhe, por exemplo, jogar a final da Liga Europa, com toda a temática, placares, bola e torcida lotando o estádio, além é claro de comentários exclusivos de cada liga.

FIFA19_Review_ActiveTouch_Gen4

Ultimate Team?

Ultimate Team continua sendo Ultimate Team. Sem concorrente a altura nas outras franquias, ele segue sendo uma opção de extremo desafio, paciência e controle para não sair gastando dinheiro em pacotinhos e moedas virtuais. A injeção que ele recebeu da Liga Europa e UEFA Champions League deixam o modo ainda mais desafiador e atrativo. Passam-se os anos e o Ultimate Team continua sendo a melhor opção para quem perde horas e horas todos os dias jogando FIFA, pois ele “nunca tem fim” e “nunca tem um limite de evolução”, tornando seu gameplay ad etermum.

Outros modos de torneio não tiveram evoluções ou novidades que mereçam ser citadas, exceto, a incorporação (sim, outra vez) da Liga Europa e da Champions League.

Agora vem a melhor parte!!! Os novos modos zoeiros incluídos pela EA são simplesmente SENSACIONAIS! Diversão garantida, provável causa entre violência entre amigos e nível de trollagem infinito. Vou te explicar quais são e como funcionam estes modos:

Modo Sobrevivência: 

O “battle royale do FIFA” elimina um jogador a cada gol marcado. Cada gol que você faz, um jogador aleatório do time é expulso. Tomando como exemplo o gameplay contido neste review, o jogo terminou 4×3, ou seja, 7 expulsões aleatórias ocorreram! Esse modo é um dos mais divertidos e mais desafiadores, pois aumenta bastante o nível de dificuldade cada vez que você fica à frente do placar.

Vale Tudo: 

Anarquia!!! Guerra civil!!! PORRADOBALL!!! Este modo não aceita regras. Pode sentar o dedo nos carrinhos, voadoras, pisões no tornozelo e ainda de quebra vale gol impedido. Pode criar seu boneco gordinho, nada atlético e deixar ele lá na banheira. Depois é só lançar e correr para o abraço. O objetivo continua sendo fazer gols para ganhar, mas no fundo no fundo, o objetivo é machucar o máximo de adversários possíveis.

De Fora Vale 2: 

Regra presente em muitas peladas, esse modo foi importado para o FIFA. Se você manja dos chutes de longa distância vai se beneficiar deste modo. Seu amigo da jogada de linha de fundo pode se esforçar para fazer 3 gols… basta você guardar duas bolas na gaveta lá da intermediária que você ganhará o jogo.

Quem Fizer Ganha: 

Sabe aquela pelada que tem “de fora”? Então, a EA criou este modo homenageando a de fora. Aqui você pode escolher se quem fizer 1, 2 ou 3 ganha direto. Ou seja, levou muita gente para casa? Então coloque este modo para aumentar a rotatividade.

Cabeceios e Voleios: 

O que vale aqui é a precisão em atributos de bola aérea. Só vale gol de cabeça e voleio. Provavelmente muitos 0x0 ocorrerão neste modo.

fifa-19

Continua sendo uma DLC do ano anterior, mas dessa vez com conteúdo realmente adicional

É inegável. FIFA, lançado todos os anos, costuma ser uma mera DLC do ano anterior, mas vendida com preço cheio de um jogo novo. Dessa vez, diferente dos anos anteriores, existem realmente novas opções, novos modos de jogo, licenciamento de grandes ligas e torneios etc. No gráfico e jogabilidade a mudança é quase nula (pelo menos na versão analisada, de PS4).

Veredito

Você deve desembolsar os R$280,00 de valor sugerido para a versão básica no Brasil? Certamente não, à não ser que você seja jogador ferrenho da franquia, jogue horas por dia, tenha várias ligas com os amigos e viva de futebol. Sim, é possível já achar o jogo por cerca de R$240,00 pela internet, isso uma semana após o lançamento, mas mesmo assim, para poucas inovações, pois é um valor elevado. Se você já tem o FIFA 18, recomendo esperar um pouco. Logo, logo o natal chega, a Origin entra em promoção de aniversário (se você pretende jogar no PC) e o jogo ficará um pouco mais barato. Mas, se você decidir pegar no lançamento, não vai se decepcionar! Mantendo a boa qualidade, jogabilidade, gráficos e realismo de gameplay, FIFA 19 é uma evolução frente à seus anteriores. E com os novos modos da zoeira, a séria ganha um novo gás!

{{

game = [FIFA 19]

info = [Lançamento: 28/10/2018]

info = [Produtora: EA Sports]

info = [Distribuidora: Eletronic Arts]

plataformas = [PC, PS4 e Xbox One]

nota = [3/5]

decisão = [Mais um DLC para a série]

texto = [Novos modos de jogo são muito]

texto = [divertidos e obrigatórios para jogar com amigos]

positivo = [Novos modos de jogo]

positivo = [UEFA Champions League]

positivo = [Europa League]

positivo = [Novo modo rápido]

negativo = [Sem evolução na física e gráficos]

negativo = [Parece um DLC do FIFA 18]

negativo = [Sem brasileirão]

negativo = [Muito caro]

}}

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo