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Análise: Dakar 18 mostra a solidão de um piloto atolado no meio do deserto

Sempre que um novo jogo de corrida é lançado, eu fico muito animado, pois sou um grande fã de velocidade. Quando vi o anuncio de Dakar 18 pela primeira vez, eu fiquei muito animado, pois é um jogo diferente do que já havia visto no mundo da velocidade.

Será que Dakar 18 apresenta uma boa experiência ou fará seu carro explodir no meio do deserto sul americano? Confira abaixo.

Começando com o pé errado

Para quem não conhece, o Rally Dakar é o rally mais famoso do mundo. Embora ele tenha começado na Europa, com o tempo ele foi migrado para a América Latina e o jogo replica isso com perfeição ao incluir países como Argentina, Chile, Peru e Bolívia. O objetivo é muito simples, chegar inteiro do ponto A ao ponto B depois de passar por muitos desafios no deserto.

O início de Dakar 18 já mostra o que irá enfrentar pela frente e não é muito animador. Particularmente eu precisei passar 3 vezes pelo tutorial até poder ser aprovado. Logo ali eu pude perceber coisas como uma física estranha, dirigibilidade dura, gráficos medíocres (vale pontuar que ele pesa MAIS de 80 Gbs), um sistema de navegação confuso e por ai vai. A cereja do bolo é que o jogo, durante o tutorial, te mostra que pode sair do carro e até resgatar um competidor amigo que ficou preso na lama. Bem, após ficar minutos tentando arrastar esse carro atolado, simplesmente desisti e deixei ele para sua morte (tentei amiguinho, eu tentei). Além desses problemas, vale pontuar que o jogo é legendado, mas é uma legenda bem estranha como verão abaixo.

Dakar 18_20181015215924
“Camião” “Mota”

Ou seja, de cara eu pude perceber que tinha algo de errado com o jogo e iria sofrer ao invés de me divertir. Pois bem, eu tava certo e sofri bastante…

Simulador de deserto

A ideia de Dakar não é necessariamente você correr como um psicopata. Na realidade ele te desafia em guiar com cuidado em deserto ao longo de uma longa etapa cheia de checkpoints (estou falando de mais de meia hora por fase) e chegar em um pedaço no final do dia. Por estarmos falando em um deserto, existem milhares de dunas que você poderá contorná-las, descer em alta velocidade, ficar preso e até sair voando (me senti um pássaro por muitas vezes).

Homemmmm Paaaaaaassaro
Homemmmm Paaaaaaassaro

Dakar 18 conta com um sistema de dano de certa forma realista onde irá te punir por ser mais afobado/agressivo. Por exemplo, se você “voar” pelas dunas, sua suspensão irá se desgastar rapidamente. Caso acelere compulsivamente e não tenha cuidado, seu radiador vai estourar rapidamente. Esses são dois exemplos do que pode acontecer, existe uma grande lista de peças que podem ser quebradas como motor, pneus, embreagem e por ai vai.

Mas não fique achando que se quebrou acabou. Existe uma moeda dentro do jogo chamada de DP (Dakar Points). A cada checkpoint passado pela fase, você ganha um valor de DP e caso alguma peça fique ruim a ponto de ter de ser consertada, é possível gastar no meio da corrida esses pontos para voltar a ativa. Claro, caso você conserte seu carro, irá sofrer uma punição de tempo quando concluir a etapa.

Por fim, temos o ponto mais importante do jogo, a navegação no deserto. Independente do tipo de carro que escolha, você terá na parte superior da tela a quantidade de quilômetros percorridos assim como um bussola. No canto inferior direito você terá um mini guia que te dará detalhes do que fazer. Por exemplo, ele te dará o KM 3 e depois a angulação 135 com um desenho de barris. Ou seja, quando andar 3 KM, você deverá avistar barris no meio do deserto e fazer uma curva com seu carro até atingir o ângulo 135. Isso você terá que fazer sozinho caso escolha a moto, por exemplo, ou poderá contar com os pitacos de seu co-piloto caso escolha um carro ou um caminhão.

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Essa câmera aérea é MUITO legal mesmo

Embora na prática tudo seja perfeito, ele não funciona como você gostaria. Como mencionei acima, a física é estranha e as vezes você voa ou quica de uma forma que não seria possível. Além disso, o sistema de guia confunde em certos pontos. Já tive mais uma situação onde estava no angulo correto e o co-piloto mandava eu ajustar o curso. Isso acaba confundindo muito.

Porém, algo que vale a pena citar é que o jogo possui jogabilidade de tela dividida, ou seja, duas pessoas podem desafiar o deserto juntas e até competir amigavelmente.

Conclusão

Pessoalmente fico muito chateado de não gostar de um jogo e ter que fazer tantas críticas, mas não tenho como recomendar Dakar 18 para o público em geral. Admito que ele tem ideias muito boas, mas ainda precisa evoluir muito tanto em suas mecânicas (fazendo um destaque para a dirigibilidade) como para a parte gráfica que é bem pobre se comparada aos jogos da atuais gerações (isso considerando que ele pesa mais de 80 GB). Caso você seja um aficionado pelo rally na vida real, posso te garantir que esse jogo é bem desafiador quando olhamos a parte de guiar em um deserto e essa é a parte mais interessante do jogo.

Quem sabe Dakar 19 venha para redimir essa franquia que se inicia, mas hoje Dakar 18 não pode ser um jogo de preço cheio de 60 dólares.

{{

game = [Dakar 18]

info = [Lançamento: 25/09/2018]

info = [Produtora: Bigmoon Entertainment]

info = [Distribuidora: Deep Silver]

plataformas = [PS4, Xbox One e PC]

nota = [2/5]

decisão = [Compre por sua conta e risco]

texto = [Dakar 18 vem com boas ideias]

texto = [mas desaponta profundamente em sua execução]

positivo = [Modo split screen]

positivo = [Navegação realista]

positivo = [Vastos cenários]

negativo = [Loading demorado]

negativo = [Física estranha]

negativo = [Jogabilidade dura]

negativo = [Co-piloto confuso]

negativo = [Gráficos medianos]

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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