ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCREVIEWSSWITCH

Análise: Pikuniku surpreende na diversão e nas piadas

Pikuniku é o primeiro jogo lançado em 2019 da nossa tão querida Devolver Digital. Sendo muito honesto, na primeira vez que vi o jogo eu achei que ele seria bobinho e infantil. Com uma paleta de cores extremamente simplista e desenhos a um nível que eu consigo fazer, achei que o público alvo seriam crianças.

Felizmente eu me enganei e Pikuniku esconde um belo humor além de alguns desafios que fará o jogador quebrar a cabeça.

O monstro fofo e dinheiro para todos

A história de Pikuniku é bem simples. Você é um monstro adormecido por eras e um dia acorda e vai explorar o mundo. Seu primeiro contato com o mundo é uma grande decepção, pois todos os habitantes esperavam um MONSTRO AMEDRONTADOR, mas encontram um monstrinho super simpático que não inspira o medo em ninguém. Ao invés de assustar as pessoas, você acaba ajudando muitas pessoas ao longo de sua jornada.

E o grande vilão da história é o Sr. Radiante. Ele é uma pessoa muito boa que irá coletar o lixo de sua terra e dará dinheiro para todos! Embora todos estejam felizes com dinheiro sendo distribuído por ai (vale pontuar que é a primeira vez na história dos games que justificam dinheiro espalhado pelo mundo), esse dinheiro está perdendo o valor, pois não tem no que gastar. Não somente isso, mas os moradores percebem que o Sr. Radiante não está pegando lixo, mas sim recursos básicos e tem que ser parado!

Durante sua aventurá, você se deparará com muitas piadas e diálogos engraçados que variam entre humor bom e humor pastelão.

O jogo e seus desafios

O gameplay de Pikuniku é MUITO simples. Ele é um jogo de plataforma da esquerda para direita onde é possível pular, chutar as pessoas/coisas e utilizar uns chapéus (existem vários para colecionar) que pode te dar um poder/ação. Inicialmente eu pensei que seria muito fácil e bobo e até foi, porém só seu início.

Com a evolução do jogo você será submetido a situações que efetivamente o desafiarão e o colocará para observar o ambiente e pensar. Não será nada impossível, mas em um ou outro momento você terá sim que analisar o mundo em sua volta. O mais interessante foi o sucesso do desenvolvedor ao poder entregar bons desafios utilizando uma mecânica super simples.

E falando em desafio, o grande destaque vai para a luta de chefões. Elas são bem elaboradas e algumas bem desafiadoras. Não somente os chefões são um destaque, como você poderá ver muitas referencias como uma fase inspirada em super meat boy ou então um minigame baseado em jogo de NES.

Existirá muitas quebras de barreira no jogo para mudar o gameplay por alguns momentos e te entregar boas surpresas. E por falar em surpresa, Pikuniku tem um modo para dois jogadores onde deverão trabalhar em conjunto para quebrar a cabeça e passar pelos desafios impostos a cada fase. Esse é um modo específico e a campanha não tem para dois jogadores.

Conclusão

Pikuniku é um daqueles jogos indies simples que irá te divertir e arrancará boas risadas, assim como alguns momentos desafiadores. Claro, muitos poderão olhar para a estética do jogo e até para seu gameplay simples e não se sentir atraído, porém, para quem comprar esse jogo, certamente irá se divertir com ele.

E antes de falar que é um jogo rápido, simples e bobo, saiba que ele custa menos de R$30. Então o custo benefício é super positivo!

{{

game = [Pikuniku]

game = []

info = [Lançamento: 24/01/2019]

info = [Produtora: Sectordub]

info = [Distribuidora: Devolver Digital]

plataformas = [Nintendo Switch e PC]

notaV2 = [7,5]

decisão = [diversão garantida]

texto = [Pikuniku é um jogo leve para relaxar]

texto = [e dar boas risadas]

positivo = [Humor]

positivo = [Personagens expressivos]

positivo = [Cooperativo]

positivo = []

negativo = [Curto]

negativo = []

negativo = []

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo