ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

O prazer de jogar Warcraft I e Warcraft II está de volta!

Recentemente, a loja online GOG.com (site que pertence a CD Projekt RED) anunciou que teria em seu catálogo os jogos Warcraft 1 e Warcraft 2 que foram desenvolvidos pela Blizzard na década de 90. Como o jogo não está disponível para compra na Battle.net (loja oficial da Blizzard), finalmente temos a oportunidade de re-comprar os jogos que foram tão importantes para o mercado, incluindo o mundo dos RTS e atualmente os MOBAS que foram originados deste estilo.

Agradecemos a GOG.com pelo envio da chave de análise para trazer esse texto

Vale pontuar abaixo que a versão disponível no site da GOG é do jogo da década de 90 sem qualquer tipo de melhoria para os dias de hoje. É possível tanto comprar o Bundle com os dois jogos por R$ 57 ou então cada jogo individualmente.

O GOG tem um grande foco em trazer para os dias de hoje os clássicos do passado.

Warcraft: Orcs and Humans

O primeiro Warcraft foi lançado em 1994 para PC’s via o sistema DOS. Para quem não sabe o que é DOS, é aquela tela preta que aparece antes do Windows entrar. No início da computação, tínhamos que botar comandos para iniciar programas, jogos e até o próprio Windows. No caso, o clássico Windows 3.1 que vinha com 11 ou 13 disquetes de instalação. Saudades do meu 486 e posteriormente do meu Pentium 166 (sim, sou um dinossauro).

Nostalgia sendo deixada de lado, quando você inicia o jogo ele é emulado pela tela de DOS! Verdade seja dita, Warcraft 1 foi um dos maiores responsáveis por popularizar e trazer conhecido o gênero RTS, porém, ele não envelheceu bem. Sua história é muito boa e conta a invasão da Horda Orc nos domínios humanos de Azeroth. Ela conta com narração entre cada fase assim como fala seus objetivos. Além do ponto positivo da história, também tem que ser destacado sua excelente trilha sonora. Incrível como ela é prazerosa até hoje.

Porém, esses são os elogios que posso fazer. Visualmente o jogo é apenas ok para os dias de hoje e roda em uma tela 3:4, o que era o padrão na época. É possível selecionar somente 4 unidades por vez, o mouse não move automaticamente o mapa, não existe click direito para movimentar as tropas e por ai vai. Não somente isso, mas se você se distraiu na tela de briefing da missão, você ficará perdido sobre o que deverá fazer.

Sendo muito honesto, consegui jogar muito pouco, pois o ritmo de jogo é lento e muito burocrático. Mesmo assim não tiro a importância de jogá-lo novamente após todos esses anos. É um struggle importante para sentir o crescimento da franquia e deste gênero. Só tenha isso em mente quando for fazer sua compra.

Warcraft II: Tides of Darkness

Felizmente no bundle, vem o mítico, maravilhoso, gostoso e saboroso Warcraft II! Como envelheceu bem e continua sendo viciante jogá-lo… Warcraft II foi originalmente lançado em 1996 para PC’s, porém, a versão disponibilizada no GOG é a Battle.net Edition que foi lançada em 1999 com suporte ao sistema Windows (finalmente né). Essa versão já vem com os DLC’s lançados para o jogo.

Após a raça humana ter sido expulsa do reino de Azeroth pela Horda, eles fugiram para a terra de Lordaeron onde fizeram a tão famosa Aliança com os humanos de lá assim como os Elfos. Sedentos por sangue, os Orcs seguiram para conquistar Lordaeron. Nessa versão será possível ver diversas novas unidades, tendo destaque para as unidades de mar e voadoras, assim como novos magos e feiticeiros e novas magias.

O que eu posso dizer é que Warcraft II continua sendo absolutamente maravilhoso e TEM que ser jogado, tanto pelos saudosos (como eu) ou para curiosos. Quando fui jogá-lo pelo GOG eu simplesmente fiquei 5 horas seguidas na frente do meu computador (só digo isso). Depois do lançamento de Warcraft 1 em 1994 eles conseguiram evoluir em 2 anos de forma absurda, corrigindo todos os erros iniciais e solidificando o gênero RTS como conhecemos hoje em dia. Seus visuais são extremamente agradáveis, a dublagem é excelente, é possível selecionar mais unidades, existem mais modos de jogo, o click direito do mouse para comandar unidades está presente e é super intuitivo.

Ps: Impressionantemente a trilha sonora de Warcraft II consegue superar a do jogo anterior. “Masterpiece”

Embora muitos possam pensar em apenas comprar o Warcraft II, por conta de sua qualidade e dos seus DLC’s – eu posso afirmar que vale ter a experiência de Warcraft 1. É sempre legal ver como os jogos eram e como evoluíram para o que temos hoje em dia.

O bundle é importante para simplesmente todos que estão lendo esta matéria. Qualquer amante de jogos, que se preze, deveria ter interesse de entender como os jogos chegaram onde estão hoje. E para os que acompanharam a série desde o início, aqui está uma ótima oportunidade de reviver estes dias desde que o seu CD arranhou e agora você nao tem nem mais leitor no computador.

Deixo meu agradecimento especial a GOG que não somente nos cedeu o código, mas também me possibilitou reviver os sentimentos que tinha quando jogava Warcraf I e II na década de 90.

Agora vamos esperar pela continuação dessa nostalgia quando a Blizzard lançar a nova versão do queridíssimo e aclamado Warcraft 3!

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo