Preview: O acesso antecipado de Risk of Rain 2 merece sua total atenção!

Para quem cometeu o vacilo de nunca ouviu falar de Risk of Rain – o jogo é desenvolvido pela talentosa Hopoo Games e foi lançado em meados de 2013. O que pela capa parecia mais um roguelike em meio a tantos, se tornou um hit, um sucesso entre amigos por conta de seu fator cooperativo. Quase 6 anos depois, Risk of Rain 2 é lançado, quase que de surpresa, em acesso antecipado na Steam. E é sobre ele que vamos falar um pouco nessa matéria.

Logo de cara, velhos jogadores vão saber qual é a grande novidade de Risk of Rain 2: o 3D! O jogo anterior tinha um visual muito mais retrô, em 2D, com pequenos desafios em plataforma e desvio de projéteis – lembrando bastante jogos como Terraria em sua jogabilidade e batalhas. Com essa mudança, o jogo não só se torna muito mais complexo como também convida novos jogadores a franquia.

Roguelike em sua melhor forma

Em Risk of Rain 2 temos um roguelike clássico, muito bem balanceado e com um belo senso de humor. Você irá escolher seu herói e cair direto na ação! A dinâmica dentro de cada mundo é igual: mate monstros para conseguir dinheiro, abra baús para conseguir novos itens e equipamentos, ative o portal para chamar o Boss do mapa, derrote-0 e siga para o próximo mundo. Parece simples, mas a estratégia começa logo quando você coloca o pé no primeiro mundo. Isso graças ao fator de dificuldade do jogo que é totalmente ligado ao tempo que você está vivo. Quanto mais tempo jogando mais difícil o jogo irá ficar, mais inimigos aparecerão, os próprios chefões podem simplesmente brotar na sua frente sem você ter encostado no portal. Um caos lindo de ser ver! Apesar do jogo pedir um hardware modesto, recomendo jogar com tudo no máximo e ter uma bela placa de vídeo para fazer o serviço. Toda minha experiência foi usando uma GTX 1080 da Nvidia –  ver partículas e pedaços de monstros voando após uma explosão, sem perder eficiência, faz toda a diferença neste jogo!

“Terminar um mundo mais rápido para ir para o próximo com um nível de dificuldade ainda baixo? Ou tentar esgotar todos os baús do mapa para seguir mais forte ao próximo desafio?”

Lembrando que como em qualquer roguelike, sua morte significa começar tudo de novo. Ou seja, para um jogo te motivar a morrer e recomeçar a todo instante ele tem que ter algo a mais, não é mesmo?!

Evolução sem perder a essência

Seguindo sobre o trabalho da Hopoo Games, mesmo com tantas mudanças na engine e gameplay do jogo, velhos jogadores se sentirão em casa. Tanto a dinâmica do jogo quanto sua essência permanecem na sequência. Personagens pequenos em um mundo muito grande com grandes paredes e cheio de monstros enormes. O movimento e o combate são um pouco mais complexos, já que agora é um jogo de tiro em terceira pessoa. Mas temos heróis para todos os gostos, aqueles com boas miras serão recompensados com grandes danos e aqueles que não querem se preocupar com esse lance de mirar, temos personagens como a Caçadora empunhando um arco que acerta seu inimigos só de você apontar para a direção (claro que isso não vem de graça e você terá menos vida que os demais para focar nos seus saltos e fintas). Além disso uma ótima adição que faz com que você sinta o carinho de seus criadores é que quase todos os itens que você pega (e são muitos!) aparecem equipados em seu personagem. Ao final de sua jornada você terá um personagem bem diferente do que começou.

Uma das coisas mais legais do jogo são estes itens. Sempre muito criativos e engenhosos, em pouco tempo você terá seus favoritos e irá vibrar quando conseguir o combo que cai melhor com seu estilo de jogo. Eles vão desde mais dano aos chefes até pulos duplos, choques automáticos nos inimigos ao seu redor ou cura para seus aliados. Combinar com seus amigos a função de cada um é quase que primordial para sobreviver depois de algum tempo passado.

Para aqueles que não gostam de ação sem contexto, o jogo ainda fornece arquivos com informações de registro de cada inimigo, ambientes e de todos os itens. O que deixa tudo mais interessante te dá pistas de tudo que está acontecendo ao seu redor. Ainda para agradar os mais exigentes, o artista responsável pela trilha-sonora do primeiro jogo, Chris Christodoulou, retorna fazendo o que parecia difícil: melhorar ainda mais as músicas que embalam o caos organizado de Risk of Rain 2.

Mas porque jogar do zero várias vezes é divertido?

Você pode estar se perguntando. Temos algumas respostas para te ajudar nessa pergunta super pertinente.

  1. O jogo nunca é o mesmo. Toda sua ordem, inimigos e chefões são gerados de maneira aleatória. Até mesmo os cenários tem suas modificações por mais pequenas que sejam.
  2. A cada nova “run” você conseguirá novos itens que irão começar a aparecer com mais frequência a cada partida. Fazendo com que sua estratégia e combinações fiquem cada vez mais interessantes.
  3. Entender os padrões de seus inimigos e como reagir a cada tipo de ataque é um exercício que sempre me fez querer ficar melhor nesses tipos de jogos. Os vídeo-games nasceram da ‘tentativa e erro’ e o estilo Roguelike traz exatamente esse sentimento.
  4. Jogar com amigos é simplesmente fantástico! Ainda mais agora que FINALMENTE podemos usar a Steam para se conectar de uma maneira super intuitiva in-game, diferente do primeiro jogo.

Ainda não está convencido?

O acesso antecipado só começou e já é um sucesso! Com certeza você irá ouvir/ler muito sobre Risk of Rain 2 por aí (até mesmo o Rapper e Produtor musical T-Pain andou fazendo lives de Risk of Rain 2). Para o futuro, os desenvolvedores tem uma bela meta de dez personagens, dez ambientes, doze chefes, mais de 100 itens em seu lançamento oficial e MODs. Participar desse crescimento e dar suporte ao jogo até que esse dia chegue é um sentimento ímpar para os fãs da série. Os fóruns oficiais estão sempre sendo usados e a ideia da Hopoo Games é realmente ouvir o feedback dos jogadores para criar um jogo que eles gostem de morrer passar cada vez mais tempo jogando. Com uma ação frenética, um coop convidativo e uma qualidade artística/carisma de dar inveja a concorrência – Risk of Rain 2 merece toda sua atenção e suporte!

Deixo agradecimentos a oportunidade nos dada pela Hopoo games e Nvidia nos cedendo a chave do jogo para testá-lo. Sendo ainda melhor ter testado em minha GTX 1080 que destacou as partículas e a arte do jogo.

Fique de olho no Última Ficha para acompanhar as novidades de Risk of Rain 2 e lives totalmente focadas em Risk of Rain 2 com dicas e muitas noobadas, claro.

Sigam a página oficial do game no Twitter , onde eu acredito ser o melhor lugar para companhar as novidades. E clique aqui para comprar Risk of Rain 2 na Steam!

Publicado
Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *