ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Análise: Rise of Industry – Controle todos os processos e seja um magnata nesse complexo Tycoon

Fique rico ou morra tentando, essa é a pegada de Rise of Industry, um jogo no melhor estilo Tycoon mas com uma dificuldade bem acima do que os jogadores que curtem esse estilo de jogo estão habituados. Você é responsável por absolutamente todas as decisões de negócio da sua cidade, desde o que produzir, quantidade, cadeia de logística, e muito mais.

 

Você é um investidor que acabou de chegar a uma cidade e tem carta branca do governo local para construir o que você quiser, lucro e novos investimentos é o que irá te manter vivo nos negócios e te afastar tanto de novos concorrentes quanto da falência.

No início do jogo você pode escolher com será o mapa em que você irá jogar, escolha número de cidades, investimento inicial, tamanho, quantidade de terra, dificuldade, é possível fazer diversas alterações no mapa e deixar ele do seu jeito antes da jogatina começar. Por definição, no modo normal do jogo você começa com um montante de 15 milhões de moedas e tem direito a conseguir 3 pesquisas de mercado que te darão a oportunidade de produzir ou construir uma variedade maior de opções, por isso o primeiro passo é escolher a cidade que mais se adéqua ao tipo de empreendimento que você deseja seguir em uma das, mais ou menos, 5 cidades que você pode escolher.

Analisando as necessidades de consumo do comércio local você pode definir com clareza o que mais se encaixa nessas novas pesquisas e fazer o seu investimento inicial, e é sempre bom se manter atualizado sobre as necessidades dos mercados locais visto que a lei da oferta e procura impera nesse jogo. Ou seja, caso você produza uma quantidade muito grande de trigo, o preço desse bem tende a cair e aquele seu super investimento pode ir por água abaixo. Essa é mágica desse simulador, você pode sair de uma situação muito boa para uma muito ruim em um intervalo de tempo muito curto, e a próprio jogo te dá uma trolada quando você está bem, inventando novos impostos, desastres naturais e muito mais outras coisas que vão te rever a filosofia do seu negócio e se adaptar as crescentes mudanças do mercado.

Outro fator que tem muita importância no jogo é a logística da sua cidade, uma estrada mal colocada, a falta de investimento em pavimento e novas estradas, novos galpões de armazenamento, investimento em diferentes meios de transporte, você decide tudo isso! E não é tão fácil enxergar quando você está com problemas, e uma má gestão logística faz com que você demore mais tempo para entregar os sues produtos e consequentemente diminui o seu lucro.

Embora os gráficos do jogo não sejam nada de outro mundo, o modo como ele é utilizado para te dar feedbacks de problemas na sua cidade é bem interessante. Caso a sua cidade esteja muito poluída nuvens de fumaça irão pairar no mapa, uma quantidade muito grande de caminhões na rua é sinal de rotas logísticas fracas, o surgimento de um novo negócio na cidade é sinal que você não está aproveitando todas as oportunidades do seu território. Ao passo que outras coisas não são tão boas como, achar fontes de minério no mapa poderia ser mais fácil, quando você escolhe construir um prédio ou uma mina o jogo não te indica possíveis lugares para que elas sejam construídas, ele apenas te passa o feedback que não pode ser construída nesses locais e achar um local específico pode ser um exercício de paciência que é necessário para o crescimento do seu império.

Definitivamente o jogo me surpreendeu, ele é bem feito e montado de acordo com as estratégias que devem ser efetuadas para ter sucesso nos negócios, porém o fato de ainda assim ser um Tycoon e ter uma dificuldade mais elevada quebra um pouco a vontade de jogar, então se você prefere jogos mais casuais (como um Sim City ou Tropico), talvez esse não seja a sua melhor escolha. Leva um tempo até que as mecânicas de gestão do jogo fiquem mais claras e definitivamente os tutoriais e dicas, que o jogo vai te passando durante a gameplay, não ajudam muito. Alinhado a isso, a forma de como as informações financeiras são reportadas no jogo não é das melhores e nem das mais amigáveis.

Mas mesmo assim não há como negar que o jogo é desafiador e tenta simular algumas situações reais. Então se você gosta de Tycoon e está procurando por um jogo mais complexo e que te faça pensar mais do que habitual para os jogos desse estilo, Rise of Industry deve entrar no seu radar. Se jogue de cabeça nesse jogo, construa bastante e planeje bem a expansão da sua cidade, quebre quantas vezes sejam necessárias para que no final você consiga ser um magnata ao longo das eras e desafios de negócio propostas.

{{

game = [Rise of Industry]

info = [Lançamento: 02/05/2019]

info = [Produtora: Dapper Penguin Studios]

info = [Distribuidora: Kasedo Games]

plataformas = [PC]

notaV2 = [7,5]

decisão = [Desperte o magnata empreendedor que há em você]

texto = [Riqueza ou game over,]

texto = [não há pra onde fugir]

positivo = [Complexidade  do jogo]

positivo = [Feedback visual]

negativo = [Gestão de informação]

negativo = [Tutorial e dicas]

}}

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo