ANÁLISESMOBILENINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: Stardew Valley um relaxante e divertido simulador de fazenda

Stardew Valley, o jogo que conquistou muitos corações em pouco tempo. O jogo de simulação de fazenda foi lançado originalmente para PC em fevereiro de 2016, porém, tem se aventurado em outros consoles há algum tempo, chegando até para o Mobile no começo desse ano. Stardew Valley com sua história cativante, NPCs únicos e trilha sonora confortável, é quase uma terapia para a ansiedade dos jogadores.

Antes de tudo, gostaria de ressaltar o detalhe que mais me impressionou em Stardew valley foi que o criador do jogo, Eric “ConcernedApe” Barone, criou o jogo inteiro sozinho, e isso é uma das coisas que mais me encatarram no jogo, o universo, as interações com os NPCs, sistema de dinheiro, da fazenda, árvore de talento, a soundtrack… Às vezes eu parava meu gameplay e pensava: “todo esse universo que estou imerso foi criado por UMA pessoa”, e isso me fez respeitar mais ainda o conteúdo de Stardew Valley.

Confira nosso gameplay na Steam:

Gameplay

Você começa o jogo conversando com o seu avô, que está indo dessa para melhor, e em suas últimas palavras ele te passa de herança uma fazenda no povoado de Stardew Valley e então você larga a sua vida de escritório na Joja Cola (a empresa “vilã” do jogo) para se aventurar na fazenda de seu avô. Logo que você chega percebe que tem muito trabalho para fazer, mato, árvores e galhos estão espalhados pelo lote, mas com o tempo você consegue arrumá-la e deixar-la do seu jeito. Depois disso você começa a aprender o sistema de plantação/colheita, pescaria, combate, tudo isso de alguma maneira vai gerar lucro para sua fazenda e com isso você vai conseguir expandi-la da maneira que melhor desejar, no melhor estilo RPG.

Ajude o ÚltimaFicha de forma gratuita, clique aqui e increva-se no nosso canal do Youtube

A cidade é populada por aproximadamente 30 residentes fixos, que você conhece durante sua estadia em Stardew Valley e cada um com uma personalidade única. Durante esse tempo você pode incrementar a relação com os mesmos dando presente ou realizando quests para os moradores, quanto mais você se envolver com esses NPCs, você consegue recompensas melhores e cutscenes únicas de cada NPC e alguns são até elegíveis para casamento. Mas não ache que construir esses relacionamentos é uma tarefa fácil, dê um único presente errado e você só conseguirá consertar esse erro na semana seguinte (você só pode dar dois presentes por semana para cada NPC).

Aonde eu perdi mais tempo no meu gameplay de Stardew Valley foi nas quests do centro comunitário, aonde você deve coletar recursos para restaurar o centro comunitário. Você pode também transformar o centro em um depósito da Joja Cola, porém, na minha opinião, o jogo se torna extremamente fácil e todos os desafios vão por água abaixo. Não necessariamente você deve seguir a regra de focar em complementar o centro comunitário, você pode querer focar nos relacionamentos primeiro, ou então chegar no último nível da caverna, aumentar o seu dinheiro com colheita, o jogo é bem aberto nesse quesito.

Um dos pontos altos do jogo é a soundtrack (que aliás eu estou ouvindo nesse exato momento enquanto escrevo), que na minha opinião dá o ritmo ao jogo, se você estiver no verão e em um dia ensolarado, a música será empolgante, se for em um dia frio de inverno, será aquela música mais calma outro exemplo é se você entrar no Mercado Joja, simplesmente não tocará música nenhuma deixando um clima mais sombrio e triste, uma boa sacada do desenvolvedor do jogo, pois a Joja é considerada a antagonista principal do jogo.

Multiplayer

O Multiplayer Co-op foi uma das funções mais pedidas pelos fãs de Stardew, e foi lançada em Agosto de 2018 em uma atualização que na minha opinião ficou deixando a desejar em alguns pontos. Um exemplo é o sistema de lucro do multiplayer, simplesmente o dinheiro ganho/utilizado é global, ou seja se você trabalhou e ganhou um dinheiro para a fazenda sozinho, um colega de fazenda pode simplesmente comprar a mochila mais cara do jogo, ou aquela planta que não gera lucro nenhum para a fazenda e outras coisas que poderiam ser evitadas se o jogo tivesse opção de selecionar o dinheiro dividido para cada jogador. Felizmente o desenvolvedor do jogo prometeu em uma atualização futura permitir um modo de dinheiro dividido. Outro ponto foi a falta de desafios, o jogo se torna extremamente fácil com o multiplayer, principalmente a caverna, aonde eu achava que era o maior desafio no single-player.

Conclusão

O jogo é obrigatório para os fãs de jogos de simulação de fazenda, como Harvest Moon, mas também vai cativar o coração dos que não são fãs desse tipo de jogo, com a sua soundtrack cativante, NPCs icônicos e uma fazenda para chamar de sua e gerenciá-la do jeito que bem entender. Com isso Stardew Valley se um tornou dos principais jogos de seu ramo.

Caso queira comprá-no no Nintendo Switch, ele está disponível na Loja Nintendo BR custando somente R$ 24,99.

{{

game = [Stardew Valley]

info = [Lançamento: 26/02/2016]

info = [Produtora: ConcernedApe]

info = [Distribuidora: Chucklefish Games]

plataformas = [PC, PS4, Xbox One,Switch e Android]

notaV2 = [9,0]

decisão = [Essencial para os fãs de Harvest Moon]

texto = [Um jogo para aqueles que querem relaxar]

texto = [porém ainda anseiam um desafio]

positivo = [Trilha Sonora]

positivo = [NPCs bem desenvolvidos]

positivo = [Relaxante]

negativo = [Multiplayer]

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo