ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Análise: Fã de Sci-Fi com suspense? Conheça Obversation!

Observation é um jogo de suspense no estilo Sci-fi onde você comanda S.A.M a inteligência artificial de uma nave, e junto com a Dra. Emma Fisher, a sua principal missão é descobrir o que houve com a nave e seus tripulantes depois de um acidente. Depois de um começo turbulento você, aos comandos de Emma, consegue ir restaurando a nave aos poucos, conectando parte que havia se perdido, controlando o fogo, voltando com a luz da nave e alguns funcionamentos dela. Com uma narrativa cativante e tensa, Observation é um jogo que não te deixa relaxar e, ao longo da gameplay, sempre vai buscar deixar o jogador apreensivo.

Gameplay

Como foi dito acima, você controla S.A.M, a I.A. da nave, no começo do jogo você “apenas” controla as câmeras e algumas funções da nave, como abrir e fechar portas, analisar dados de papéis deixados por tripulantes, se conectar com laptops entre outros. Depois de um pouco de evolução e reconstrução da nave, sua querida amiga Emma consegue te colocar dentro de uma orbe (um troço voador) com câmeras, e então você consegue explorar mais detalhadamente a nave, conseguindo ajudar a Emma na busca de outro sobreviventes.

A maioria dessas missões você só consegue realizar através de mini-games. Um que eu achei muito interessante é quando você está tentando injetar plasma para conseguir restabelecer a luz na nave, você tem uma contagem regressiva e você deve achar qual a numeração “safe” de cada núcleo para poder injetar correto o plasma. Porém, você (pelo menos eu) não consegui entender de primeira o que era pra fazer, e isso foi um dos pontos que me agradou no jogo, ele não te dá muitas dicas de como prosseguir, se você não prestar atenção nas falas e nos documentos que você acha, vai acabar se perdendo.

Um dos pontos negativos na mecânica do jogo fica por conta dos controles do orbe, tudo é muito lento e meio travado, levando um tempo para você pegar o jeito e conseguir chegar onde quer.

Ambientação

Um ponto positivo em Observation é a ambientação do jogo, que realmente é aquilo que promete com um Sci-fi / thriller. Durante o jogo da pra perceber bem essas características, com seu cenário meio obscuro, música digna de um suspense americano e, o que me deixou mais tenso, as estaladas que a tela da o tempo todo – como se fosse aquela sua TV de tubo dos anos 90 tentando buscar o sinal da antena, sabe?!

Conclusão

O novo Sci-fi Thriller da Devolver veio para ressaltar que por mais que um jogo tenha uma narrativa pesada e ação em momentos esporádicos, dá para engajar, deixar o jogador tenso e curioso com o desenrolar da história. Com isso a No Code e a Devolver Digital colocam Observation num ótimo patamar para jogos do gênero!

{{

game = [Observation]

info = [Lançamento: 21/05/2019]

info = [Produtora: No Code]

info = [Distribuidora: Devolver Digital]

plataformas = [PC, PS4]

notaV2 = [8,0]

decisão = [Essencial para os fãs de Sci-fi]

texto = [Um jogo para os fãs de uma boa narrativa]

texto = [com um toque de suspense]

positivo = [Ambientação]

positivo = [Mini-games]

positivo = [Narrativa]

negativo = [Controles travados]

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo