ANÁLISESNINTENDONOTICIASREVIEWSSWITCH

Análise: Guilty Gear 20th Anniversary Pack aposta na nostalgia dos fãs da série

A série Guilty Gear é um dos clássicos jogos de luta dos anos 90, lançado primeiramente para o Playstation, e depois disso está na lista de jogos saudosos de muitos gamers. Comemorando 20 anos de idade, o jogo chega agora ao Nintendo Switch junto com o jogo mais recente (e com o nome mais extenso) da série, Guilty Gear XX Accent Core Plus R.

Ajude o ÚltimaFicha de forma gratuita, clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube

A responsável pela série é a Arc Systems, hoje famosa entre os jogadores mais novos graças ao sucesso merecido de Dragon Ball: FighterZ.

Guilty Gear clássico

O primeiro jogo da série conta a história de dez combatentes que entram no Second Sacred Order Tournament (Sempre tem um torneio em jogos e coisas em geral de luta dos anos 90, impressionante) por razões próprias, estabelecido em um futuro remoto no qual o mundo acaba de se recuperar de uma guerra de 100 anos contra armas orgânicas bio artificiais feitas por seres humanos, chamadas Gears. (louco né? até hoje eu não entendi direito essa história toda)

O port do jogo foi feito de maneira bem direta e sem nenhum tipo de surpresa ou atualização. Como dito anteriormente você poderá jogar com até 10 lutadores, cada um com seus combos e especiais. Guilty Gear era um jogo com belos combos para época mas seus gatilhos e tempo pode não agradar novos jogadores, acostumados com jogos mais contemporâneos que tem um ritmo diferente e um padrão de golpes diferente de 20 anos atrás. Isso se dá ao fato do jogo ser bem rápido para a época, menos cadenciado e com elementos que deixam tudo muito mais dinâmico, como saltos duplos e viradas aéreas.

O jogo possui modos de jogo básicos no estilo arcade, um modo single player, um modo versus contra outro jogador e um modo treino para testar/treinar os combos. Como dito anteriormente, o jogo clássico portado para o Switch, não possui nada novo a não ser a possibilidade de trocar as imagens laterais que complementam a tela, já que o jogo não possui resolução atualizada para ao menos 720p.

O jogo clássico foi, com certeza, incluído neste pacote para tocar e chamar a atenção dos jogadores old school (velhos), saudosos por jogos de lutas mais antigos com seus sprites bem característicos e um ritmo de jogo que só jogos como esse traziam.

Guilty Gear XX Accent Core Plus R

Em contraste com o primeiro jogo lançado da série, temos o mais atual em 2d (apesar de ter sido lançado em 2012). O jogo foi lançado pela primeira vez para Playstation Vita e depois saiu para a a loja virtual do Xbox 360 e PSN no Playstation 3.

Aqui temos um título um pouco mais parecido com os jogos atuais em questão de velocidade e dinamismo, apesar de ter gráficos que hoje em dia seriam dignos de grandes projetos Indies. O visual deu um grande salto, trazendo ilustrações primorosamente digitalizadas e cheias de identidade, mantendo esse toque meio anime característico. Não só os lutadores mas os especiais e efeitos são super bem feitos e empolgam quando você consegue acertar o inimigo com um belo como seguido de um especial para finalizar a partida.

Outro fator que pode agradar nesse jogo, e que o primeiro peca bastante, é na parte do balanceamento de personagens. Plus R tem sua versão muito bem equilibrada e justa para com todos seus 25 personagens – coisa bem difícil em jogos de luta.

A versão de Switch traz novas faixas para a trilha-sonora, que já era boa antes, e um modo online contendo o básico para jogos de luta atuais: Modo Ranked, Modo casual e criação de salas (o que é primordial para jogar com amigos). Além disso, ao contrário do outro jogo do pacote, este traz uma história individual para cada personagem, mais modos contra o CPU e uma galeria de arte e multimídia – coisas básicas que os jogadores esperam de um porte com essa diferença de idade.

Vale a pena?

Guilty Gear 20th Anniversary Pack é bem focado a amantes da franquia e saudosos jogadores que gastaram horas de sua vida entendo a mecânica complexa dos jogos da série. Antes preso no Playstation 1, temos agora a versão clássica de Guilty Gear na palma de nossas mãos para aquelas reuniões entre amigos e também uma versão mais moderna (sem perder suas raízes e curva de aprendizado) com opções online e um visual mais agradável a novos jogadores, que levaram a franquia até sua versão em 2.5D/3D, lançada para o PS4 em 2014.

Apesar das qualidade clássicas terem sido preservadas, uma versão de aniversário de 20 anos poderia ter trazido mais novidades – quem sabe uma remasterização do clássico, uma opção de tela cheia ou até mesmo novos pedaços da história complexa que a franquia tem?

{{

game = [Guilty Gear 20th Anniversary Pack]

game = []

info = [Lançamento: 17/05/2019]

info = [Produtora: Arc System Works]

info = [Distribuidora: PQube]

plataformas = [Switch]

notaV2 = [8,0]

decisão = [Uma ótima oportunidade para fãs da série]

texto = []

texto = []

positivo = [Reviva um clássico]

positivo = [Jogabilidade]

positivo = [Modos do Accent Core]

negativo = [Sem grandes novidades]

negativo = [Merecia algo maior]

negativo = []

}}

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo