ANÁLISESNINTENDONOTICIASREVIEWSSWITCH

Análise: Super Mario Maker 2 não é só para os criativos

Como eu já disse em algumas das minhas análises, eu fui uma das pessoas que acabou não comprando um Wii U (apesar de o site possuir, não degustava muito do console por não ter em casa). Mas isso não me impedia de ter invejinha de alguns jogos que saíam para o console de pouco sucesso da Nintendo. Mario Maker era um desses casos… ter a possibilidade de criar mapas de Mario do jeito que eu sempre imaginei ou até mesmo que eu nunca tinha imaginado, era uma coisa que aguçava minha curiosidade. Com o lançamento de Mario Maker 2 para Switch eu pude finalmente colocar minhas mãos em um dos jogos da série – e vou te dizer: Era muito diferente do que eu imaginava, só que para melhor!

 

Deixe sua imaginação fluir

A principal ideia do jogo é simples e complexa ao mesmo tempo: Construa fases de Mario usando todas essas um zilhão de opções e tente não se perder nas possibilidades!

O layout de criação do jogo é intuitivo e com opções de fácil entendimento e manuseio. Botões para desfazer (undo) e outras funções já conhecidas por todos que usam um computador há algum tempo. Se você conhece, é fã, ou já jogou em alguma época da vida qualquer jogo do Mario as coisas serão ainda mais fáceis. Isso graças a sua lembrança de como cada inimigo, bloco ou estrutura pode ser usado – inclusive o próprio Mario. Saber como o bigodudo se locomove em cada fase de sua vida, cada geração e com o poder de cada item ajuda na criatividade e na montagem rápida dos mapas.

Você pode redefinir os níveis, alterar fundos e temas, adicionar quantos inimigos e items achar que deve e com a tela do Switch sensível ao toque tudo fica mais divertido como fazer uma pintura. Há um modo cooperativo online de quatro jogadores aleatórios, um couch co-op (muito legal) e o modo local (que não testei por falta de amigos com Switch e que tenham o jogo). Vale lembrar que o jogo não veio nativamente com o coop online o que é realmente uma pena. Porém a Big N confirmou que isso está na sua lista de melhorias para o jogo e que teremos novidades sobre isso no futuro – fica aí a promessa e nossa esperança.

Uma coisa muito legal é que depois de criado o mapa, você poderá ver quantas pessoas já o jogaram, comments e aprovação ou reprovação dos outros jogadores. É muito interessante ver as dicas e elogios que você recebe. Alguns xingamentos podem aparecer caso você faça alguém jogar o Joy-Con na parede… mas vale a pena no final!

Sobre criação de mapas, aqui eu deixo meu WTF! e muito obrigado para os criadores de Auto-Levels onde você não precisa mexer o controle e o Mario simplesmente passa por toda a fase usando mecânica do jogo sinistramente pensadas parecendo uma engenhoca de desenho animado do Tom e Jerry. Deixarei um vídeo aqui para vocês entenderem o nível de criação que a galera chega com muito conhecimento de mecânica e de itens.

Yamamura Dojo

Então, depois de ver mais ou menos como tudo funcionava, experimentei um novo recurso chamado Dojo de Yamamura. Yamamura é um pombo (né?!) que é realmente animado para ensinar como fazer níveis em Super Mario Maker 2. Cheio de vídeos com tutoriais que ajudam a entender o básico. Aqui fica a crítica: A Nintendo sempre foi muito boa de passar as coisas de maneira intuitiva e, na minha opinião, isso acontece também em Super Mario Maker 2. Porém, na tentativa de melhorar as coisas e talvez alcançar pessoas que não conhecem a dinâmica ou Super Mario – ela acabou trazendo tudo de maneira massante, cheia de textos que não podem ser pulados e acabam deixando tudo um pouco tedioso. Aprender errando e jogando ainda é a maneira mais fácil e mais marcante para aprender e criar seus mapas.

Modo campanha e Endless mode

Neste novo jogo tivemos a adição de um modo campanha no qual serve para introduzir você a mecânica do jogo, testar suas habilidades e te dar idéias do que pode ser feito em suas criações. A Evolução aqui é bem devagar e vai introduzindo novos elementos a cada nova fase que você joga. Para os mais experientes pode ser um pouco monótono – mas eu recomendo jogar para ver os novos itens disponíveis em Mario Maker 2 e serve também como um jogo do Mario único por si só. Então seja para jogar um novo Mario ou para entender e ter mais criatividade na hora de montar suas obras-primas, jogue o modo campanha!

Para os que não vão ter a paciência para esperar a evolução do modo campanha, que querem cair logo para as fases mais difíceis, existe o Endless mode (modo infinito), nele o objetivo é ver quão longe você vai na dificuldade que escolher, de Fácil até o Extreme, e aqui não há necessidade de procurar por mapas online. O próprio jogo escolhe mapas criados pelos jogadores para te desafiar e fazer uma linha do tempo das suas conquistas. É um modo muito importante para o jogo já que poupa os jogadores de procurar por jogos e ajuda a curtir aquele domingo preguiçoso. Quando suas vidas se esgotam o jogo acaba e ali fica o seu recorde para a próxima jogatina!

Nem só de criatividade vive o homem

Como eu disse anteriormente, eu sempre quis jogar Mario Maker pensando em criar novos desafios. Ao jogar Super Mario Maker 2 você perceberá que (talvez) tenha muita gente melhor que você nesse ponto… e dentro dessa gama de fases que o mundo online já possui eu achei o que realmente me interessaria no jogo: Passar dos mundos onde menos de 10% dos jogadores tiveram sucesso! Eu simplesmente viciei em me desafiar e aceitar o desafio proposto por gamers de todo o mundo. 

Além desse sentimento de conquista, deixar comentários, dar like nas boas criações e deixar meu nomezinho na lista de quem conseguiu passar de um grande desafio são ótimos motivadores e fazem eu me sentir parte dessa comunidade.

Gostou? Clique aqui para comprar Super Mario Maker 2 direto da nossa parceira Amazon!

Eu comecei a ver youtubers e streamers sofrendo para passar de algum desafio e decidia procurar o mapa e testar minhas habilidades para me sentir bem. Pra que mentir?

Então a conclusão acaba sendo bem simples:

  • Gosta de Mario? Jogue Super Mario Maker 2
  • Gosta de criar fases? Jogue Super Mario Maker 2
  • Já gostou de Mario um dia? Jogue Super Mario Maker 2
  • Quer um jogo de Mario com um numero de fases absurdas? Jogue Super Mario Maker 2
  • Eu gosto mas sou ruim? Jogue Super Mario Maker 2 (o jogo pode escolher fases fáceis para você)
  • Eu gosto e sou bom! Jogue Super Mario Maker 2 e fique se achando por aí. (igual a mim)

{{

game = [Super Mario Maker 2]

game = []

info = [Lançamento: 28/06/2019]

info = [Produtora: Nintendo]

info = [Distribuidora: Nintendo]

plataformas = [Switch]

notaV2 = [9,0]

decisão = [Um jogo para todos que curtem Mario]

texto = [Não se apegue somente a criação]

texto = [jogar pode ser a melhor parte!]

texto = []

positivo = [Criação de fases]

positivo = [Rede Online intuitiva]

positivo = [Variedade de itens]

positivo = [MUITO divertido]

positivo = [Endless mode]

negativo = [Yamamura Dojo]

negativo = [Lançou sem coop online]

negativo = []

}}

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo