ANÁLISESHARDWARENOTICIASPCPLAYSTATIONPS4

Análise: Sharkoon Gaming DAC Pro S USB

Pequenina placa de som possui grandes benefícios e entrega excelente qualidade sonora

Normalmente você montar seu PC focando em algumas peças e deixando outras de lado, você, provavelmente, deixa de lado produtos como a Sharkoon Gaming DAC Pro S USB. Talvez uma das partes mais deixadas de lado, principalmente por quem monta um PC Gamer, é o áudio. Toda placa mãe vem com alguma placa de som embutida, seja ela muito simples ou mais avançada.

Mas quantos compram uma placa de som dedicada? Ah sim, não vale contar com aquelas placas de som USB extremamente vagabundas, que as pessoas só compram quando alguma coisa acontece com o áudio original da placa mãe. Aliás, o mercado está alagado de opções péssimas de placas USB. Inclusive opções de marcas famosas, superfaturadas e que entregam a mesma coisa que uma placa USB da China sem marca.

Definitivamente este não é o caso da nossa pequenina Sharkoon Gaming DAC Pro S USB. A empresa alemã, muito conhecida por nós brasileiros pelos seus teclados, mouses, headsets e periféricos para o publico modder, promete com o Gaming DAC Pro S USB entregar som com “qualidade de estúdio”. Mas será que uma plaquinha de som USB, menor que a maioria dos pendrives que temos em casa, consegue entregar essa qualidade prometida? Senta aí, separa o cartão de crédito e venha ver para crer.

CONSTRUÇÃO E DESIGN

O DAC da Sharkoon (para os íntimos) é extremamente compacto e leve. O que surpreende é a qualidade de construção. Ao vê-lo na caixa imaginei que fosse exatamente igual a qualquer pendrive chulé de 4GB que encontramos no camelô. Mas o Sharkoon Gaming DAC Pro S USB é bem diferente disso! Sua construção é toda em alumínio, passando grande solidez ao toque das mãos. Ela não é gordinha como outras placas USB que impedem o uso de outros periféricos próximos. Porém, não é fina o suficiente para o PS4 (mostrarei na próxima seção da análise).

O tamanho exato é 42 x 17.3 x 9.7mm e seu peso 8 gramas. Possui apenas uma entrada P3, o que fará você comprar um adaptador de P2 para P3 caso seu fone seja apenas P2.

Como pode uma peça de hardware tão pequena, compacta e bem construída entregar uma qualidade tão boa? E vou além, cobrando um preço justo no Brasil?

COMPATIBILIDADE

Primeira coisa que você deve saber: esta é uma placa Plug & Play, ou seja, você vai tirar da caixa, conectar seu fone nela e plugá-la em qualquer dispositivo compatível. Não precisa instalação de nenhum software, driver ou qualquer tipo de configuração manual. Basta plugar no USB e sair usando.

O Sharkoon Gaming DAC Pro S USB pode ser usado em PCs/Notebooks com Windows, Linux e Mac, além de funcionar em Androids e no PS4. No caso do Android é necessário usar um adaptador USB-C/Micro-USB para USB-A. O XBOX fica de fora da lista pois não possuí suporte de áudio via USB, diferente do PS4.

Falando em PS4, pelo menos no modelo PS4 Pro, não consegue usar o DAC nas entradas USB da frente. Por poucos milímetros o DAC não encaixa, como você pode ver na foto abaixo. Isso é culpa do console, pois tenho outros pendrives e HDs externos que não entram. Isso foi meio chato, pois tive que usar a USB traseira, bem na saída de ar do cooler, deixando o DAC fervendo durante o gameplay.

Pude testá-la em diferentes dispositivos Windows, no Android (Galaxy Note 9) e no PS4 Pro. Ficou de fora Linux e Mac. Com exceção do Android, todos os outros dispositivos tiveram o mesmo resultado: um grande aumento na qualidade do som. GRANDE aumento. No Android a diferença não foi suficiente para me fazer usar a gambiarra do adaptador + DAC  + fone. É legal ser compatível, mas não é útil, muito menos prático.

DESEMPENHO E QUALIDADE DE ÁUDIO

Antes uma pequena explicação e um alerta. Não, não é porque você tem uma placa mãe super top de linha e/ou um headset mais moderno do mercado que você não precisa de um DAC. Aliás, a Sharkoon Gaming DAC Pro S USB nada mais é do que um conversor de sinal digital para analógico (por isso a única entrada dele é analógica). Ele será o responsável por amplificar o sinal elétrico em forma de áudio.

Calma, isso não quer dizer que ele serve apenas para aumentar o volume, definitivamente não. A maioria das placas mães, mesmo as top de linhas, possuem péssimos amplificadores embarcados. Isso faz com que haja uma grande perda de detalhes sonoros.

É ai que entra o DAC da Sharkoon. Ele possui um amplificador com requisitos para entregar 20mW e funcionar em fones entre 16 OHMs até 300 OHMs. Sua capacidade vai muito além de usar um headset gamer, com uma placa mãe mediana e jogar joguinhos. Audiófilos por exemplo poderão tirar muito mais deste pequeno pedaço de tecnologia do que eu, por exemplo.

Tá mas então o que melhora além do volume? Melhora-se consideravelmente os detalhes, graves estilo de cinema e um som muito mais robusto no geral. Sabe quela hora que você precisa de toda a audição possível para vencer o 1vs1 no competitivo do CS? Ou para ouvir a squad inimiga chegando no Apex? A diferença é gritante com e sem o DAC, ainda mais se você possui um super headset subaproveitado sendo utilizado no áudio onboard da sua placa mãe.

O microfone também ganha um upgrade ao se usar o DAC Pro S. Diferente dos amplificadores das placas onboard, que possuem até a opção de “ganho de sensibilidade” artificial aplicável pelo Windows, o DAC não possui essa opção, mas também não precisa. O ganho de qualidade de altura é perceptível logo de cara. A melhor forma de você testar é com seus amigos no Discord, por exemplo. Assim que eu entrei com meus amigos utilizando o DAC, todos perceberam na hora, alguns até tiveram que diminuir a minha voz no aplicativo.

CONCLUSÃO

Tenho um potencial líder absoluto de vendas em mãos. Este modelo foi lançado há poucas semanas na Kabum! por R$137,90 no boleto. Este produto, por este preço, é simplesmente invencível no mercado brasileiro. O benefício proporcionado vale cada centavo dos 140 reais propostos pela loja e pela Sharkoon.

Existem competidores bem mais caros que entrega um ganho porco, nulo. E existem competidores que fazem a mesma coisa por preços exorbitantes. Fico extremamente grato quando uma empresa produz um produto de qualidade, com preço justo e dentro de um segmento bagunçado, onde se cobra muito e se entrega pouco.

Independente do seu headset e da sua placa mãe, se o seu setup é de mil reais ou de cinco mil, coloque como prioridade juntar 140 reais para adquirir o Sharkoon Gaming DAC Pro S. Você irá se beneficiar da qualidade sonora e do boost em seu microfone para melhor comunicação.

Leve, pequena, Plug & Play, com preço justo pelo que fornece, compatível com uma grande gama de produtos e agora com venda direta e oficial no Brasil. Esta plaquinha dará uma amplificada neste mercado! (rs, perdoem o trocadilho)

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: DIAMANTE

 

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo