ANÁLISESHARDWARENOTICIASPC

Análise: Logitech G502 Lightspeed (sensor HERO)

A lenda dos mouses retorna com novo sensor, sem fio e com grande duração de bateria

Um dos maiores clássicos dos mouses acabou de ficar ainda melhor. O Logitech G502 Lightspeed recebeu excelentes modificações tornando uma das maiores lendas dos periféricos ainda melhor. O G502 Lightspeed mostra que as vezes não é preciso criar novos produtos o tempo todo, basta refinar a construção de algo aclamado pelos consumidores e entregar um produto quase perfeito.

Novo sensor HERO, mais duração de bateria, capacidade de funcionar sem fio com excelência, carcaça mais leve, customização de peso, uma pitada de iluminação RGB e compatibilidade com o mousepad que carrega, o Logitech Powerplay. Isto seria um resumo do resumo desta análise. Mas vamos ir mais a fundo entender porque o Logitech G502 Lightspeed mantém uma lenda viva e renovada por mais alguns anos.

Ah, esta análise não foi feita por um fã antigo do G502. Pelo contrário, meu foco em jogos de PC são os FPS e desde sempre eu optei por mouses extremamente leves e com design simples, sem botões de macro e afins. Então esta análise é bem imparcial!

DESIGN, PEGADA, CONFORTO E AUTONOMIA

O mouse gamer mais ergonômico da história da Logitech passou por um trabalho de remodelação interna gigantesco. A engenharia interna do mouse foi toda repensada, e por incrível que pareça, por fora nada foi alterado. A carcaça externa tão aclamada por gamers do mundo todo se manteve intacta, sendo por si só a propaganda perfeita para o G502 Lightspeed. De uma forma bem simples, o G502 Proteus Spectrum teve seu cabo cortando, virando o G502 Lightspeed.

A pegada do G502 Lightspeed é mais puxada para a palm, mas pode ser confortavelmente usado por usuários com pegada claw.

Mouse sem fio, oriundo de uma versão com fio, certamente terá mais peso por conta da bateria interna. ERRADO! A versão G502 cabeada e com sensor HERO possui 121 gramas. E com alguma magia negra feita pelos engenheiros da Logitech, a versão G502 HERO sem fio possui 114 gramas! Mas assunto peso vai além. O G502 Lightspeed possui uma personalização de peso bem extensa, sendo possível adicionar pequenos pesos de 2g e 4g no mouse para deixá-lo no peso que você quer.

Já que bateria foi um tópico citado no paragrafo anterior, aqui vão outros resultados incríveis. O G502 Lightspeed consegue até 60 horas de bateria com uma única carga com a iluminação desligada e até 48 horas com o RBG piscando igual louco. E lembrando, é compatível com a tecnologia Powerplay, podendo ser carregado diretamente do mousepad Powerplay, sendo assim nunca tendo a necessidade de ser carregado.

Botões e mais botões

O Logitech G502 Lightspeed possui 11 botões reprogramáveis pra você fazer o que quiser através do Logitech G Hub, software proprietário da Logitech para controle de seus periféricos.

DESEMPENHO

A principal pergunta ao se cogitar pegar um mouse sem fio: e a latência? Essa pergunta já foi derrubada pela Logitech de forma maestral desde o G903 Lightspeed, lá em 2017. Você pode colocar o G502 antigo e cabeado do lado do novo G502 sem fio e eu aposto com você que não sentirá diferença alguma. A Logitech conseguiu alcançar uma engenharia impensável há alguns anos atrás em seus mouses sem fios, removendo o antigo problema de latência nestes tipos de mouse.

Inclusive um detalhe importante, diversos (digo, MUITOS) pro gamers de FPS utilizam mouse Logitech sem fio, mais especificamente o modelo G Pro. Isso ilustra de forma bem clara como ser sem fio ou não, falando de produtos de ponta da Logitech, não influencia no desempenho.

Para os amantes de clicks com feedback, a Logitech inseriu uma espécie de tensionamento mecânico através de molas, substituindo a antiga forma de deslocamento do botão. Isto serve para ambos os botões da esquerda e direita (não presente nas teclas de macros). Isto além de passar a sensação de clicks mecânicos, o que ao meu ver é um grande incremento, ajuda a ter clicks mais precisos e rápidos em relação a forma antiga como estes botões eram construídos.

O sensor também foi atualizado, assim como no G502 cabeado. Aqui temos o sensor HERO da Logitech, que possuí um desempenho acima da média e uma eficiência energética 10 vezes melhor que seu predecessor. Segundo a marca, foram 3 anos de engenharia para a criação do sensor HERO. Ele alcança velocidades superiores a 400 IPS e 16.000 de DPI. Um LED de infravermelho guia a iluminação através de duas lentes inovadoras, assim o sensor consegue detectar, capturar e correlacionar os movimentos com precisão.

O scroll é o mesmo, o que é excelente também. Você pode usar da forma tradicional, “scrollando” para cima e para baixo conforme vai rolando pela página ou clicar no botão que destrava o mecanismo, podendo dar um toque para ele rolar infinitamente até você pará-lo. Isto é excelente para produtividade.

CONCLUSÃO

Sim, minha tradicional conclusão vai manter-se envolvida com preço. O que seria ruim, mas ficou um melhor pós BGS 2019. O Logitech G502 Lightspeed foi lançado lá fora por 150 dólares e aqui por aqui por 700 reais. Se eu tivesse escrito esta análise um mês atrás, seria uma mistura de compre esta maravilha da engenharia e não compre, pois você estará pagando um preço abusivo.

Mas… felizmente tivemos um corte de preço considerável! Lá fora o preço se manteve, mas aqui no Brasil, desde o período da BGS 2019, o preço encontra-se em 380 reais no site oficial da Logitech! Sim! 150 dólares lá fora, 380 reais aqui!

Por esse preço fica impossível criticar o produto. Carcaça lendária, personalização de peso e de macros infinitas, bateria que pode durar 60 horas, design único, RGB discreto, sem fio e com um dos melhores sensores do mercado. Além de top performance para jogos ele pode ser um grande aliado para sua produtividade em softwares de edição de imagem e vídeo, por exemplo. Por 380 reais dificilmente você consegue levar um produto sem fio e com todas estas características no Brasil. Ainda leva de quebra 2 anos de garantia e um suporte pós venda elogiado mundo afora, sendo talvez o melhor suporte pós venda deste ramo no mundo.

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: DIAMANTE

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo