ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: Journey to the Savage Planet é um turbilhão de emoções

Investigue esse novo louco mundo acompanhado de uma inteligência artificial hilária.

Journey to the Savage Planet é um jogo que não está no radar de muitas pessoas, mas isso pode estar para mudar com seu lançamento para PC, Xbox One, Playstation 4 e Switch (posteriormente). O jogo mistura uma história sci-fi, com ação, aventura e muita comédia sendo trazido pela 505 games com legendas em PT-BR.

Confiram abaixo nossa análise do jogo assim como o gameplay dele que é uma mistura de tudo e algo mais.

A quarta melhor empresa de exploração do universo

No jogo você será um explorador da empresa Kindred Autospace, a quarta melhor empresa de exploração do universo. Seu objetivo é muito simples: Você deverá explorar esse novo planeta chamado de ZYL e averiguar as condições para a raça humana poder habitá-lo.

Desde o primeiro minuto do jogo você irá rir. Um dos dois personagens do jogo é Martin Tweed, o CEO da Kindred Autospace. Ele irá fazer uma apresentação irreverente e explicará sua missão que começa com sua nave tendo um pouso forçado e quebrando umas partes.

Durante a apresentação ele irá falar para você que a exploração espacial é a melhor alternativa para a raça humana continuar consumindo sem limites e continuar expandindo. Logo de cara uma baita crítica disfarçado de piada.

Após ver esse vídeo um tanto questionável, você irá falar com EKO, a Inteligência artificial da nave. Ela irá lhe guiar por sua aventura com um humor excepcional, como vimos em Outer Worlds. As piadas variam entre se não consertar a nave que ficará preso para sempre no planeta até que ela está com medo se você morrer. Mentira! Afinal você pode ser reimprimido de qualquer jeito após a morte e a morte serve de nada. Ou seja, pode morrer a vontade de maneiras horríveis.

Um destaque que tem que ser feito e aplaudido de pé é a originalidade dos anúncios. Cada vez que retorna a sua nave,  irá ver um anuncio dessa Terra de muitos anos no futuro. Eles são os mais loucos possíveis! Um shopping miniatura que pode ativar a Black Friday para eles enlouquecerem. Um disque sexo de gosmas sensuais. Jogos de MOBA onde o objetivo é microtransações. E MUITO mais!

Sua aventura em Journey to the Savage Planet

Journey to the Savage Planet não é um jogo triplo A, afinal seu preço de lançamento é de U$30,00 (metade de um jogo cheio). Dito isso, você terá gráficos relativamente simples mas com paisagens muito interessantes. Embora ele não consiga competir em matéria de beleza, ele te entrega as mais diversas áreas com florestas intensas, lugares com neve, lava, montanhas e muito mais. A originalidade do planeta é incrível.

Não somente o mundo impressiona por sua originalidade, mas os personagens são os mais diferentes e divertidos. É verdade, alguns serão inimigos muito difíceis de matar e necessitará de muito esforço e suor. Mas outros muitos inimigos estão para constar assim por se dizer. Alguns são usados em puzzles e outros só atacarão se você começar a atacar primeiro.

Embora ele seja sim um jogo de exploração/ação (que falaremos a frente), é importante ressaltar que ele tem uma grande parte dedicada a puzzles. Em certo momento, tem que chutar um inimigo simples para a planta que come pessoas. Assim ela abrirá o caminho. Em outro momento, você deverá jogar um item em pontos específicos para que consiga atravessar os caminhos com seus ganchos.

Algo que impressiona muito é que a cada nova hora o jogo te entrega novas mecânicas e sempre está fresco e desafiador. Seja com opções de caminhar pelos cenários, seja com inimigos com novas defesas ou então com novas habilidades.

Gameplay, o calcanhar de Aquiles

Até aqui Journey to the Savage Planet é um jogo simplesmente maravilhoso! Personagens muito engraçados, um mundo completamente original, partes desafiadoras e muitas novas habilidades ao longo de sua jornada que leva cerca de 8 a 10 horas. Mas nem tudo são flores.

O GRANDE problema fica para o gameplay. Vou explicar. Basicamente Journey to the Savage Planet tem três seções: Exploração, puzzle e ação frenética (basicamente os chefões).

Quando estamos explorando o mundo, tudo funciona muito bem. Mata alguns inimigos, pensa em formas criativas para passar de certos apertos e coleta muitos itens para evoluir. E fazendo isso a EKO manda várias piadas que irá fazer você rir.

Na hora de resolver os puzzles, também está tudo ok. Você tem tempo para parar e pensar. Tentar e tentar de novo até conseguir.

Mas ai chegamos nos chefões do jogo (todos originais e desafiadores). Eu adoro ser desafiado e Journey to the Savage Planet faz isso muito bem. Inclusive os chefões é uma mistura de puzzles com desafios de plataforma e ação. No papel isso faz todo o sentido, porém, na hora de jogar tudo muda. O jogo não te entrega a velocidade e precisão que necessita. Isso é claro nos inimigos poderosos, se agrava nos chefões de cada mundo e fica intolerável no último chefão.

Infelizmente o jogo funciona muito bem somente se tiver tempo e calma. Mas na hora que precisa da correria ele parece que te prende, como se a gravidade estivesse maior do que o normal. E o último chefão é infernal, não porque ele é difícil (o que ele é), mas ter que pular de plataformas, usar gancho, recuperar vida, matar os NPC’s e ainda acertar em pontos específicos é sacal.

Vale ou não vale a pena Journey to the Savage Planet?

Sendo muito sincero, eu normalmente tenho uma opinião formada sobre um jogo se vale ou não vale. Mas não tenho sobre Journey to the Savage Planet. De um lado eu simplesmente amei a narrativa do jogo com os quilos de piadas e comédia. É incrivelmente bem feito. Eu também amei explorar o jogo e ver como o personagem evolui e como isso é colocado em prática para novos desafios.

Porém, o gameplay falta polimento é simplesmente horrível diversas vezes. É muito frustrante morrer porque o personagem é lento ou então porque a precisão do tiro não existe. E isso se agrava na hora dos chefões. Pelo menos, o jogo lhe oferece a opção de jogar de forma cooperativa que irá dividir essa frustração.

Em suma, vale a pena a exploração do jogo em suas 8/10 horas de gameplay (sendo que dá para jogar muito mais se quiser descobrir todos os segredos). Porém, ponha na balança se terá paciência para aguentar o gameplay que apresenta.

Journey to the Savage Planet

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 5.5
Diversão - 8.5
Áudio e trilha-sonora - 7

7.3

Diversão e frustração garantida

Journey to the Savage Planet irá certamente te divertir, pois o humor está presente a cada minuto em que irá jogar. Seja por piadas, comentários maldosos ou inimigos engraçados, você irá certamente rir. Além disso, ele irá mostrar um rico gameplay com muitas opções que variam entre exploração, ação e quebra cabeças. O problema é que quando velocidade e precisão são exigidas, o jogo não consegue entregar e tenha em mente que irá se frustar e muito.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo