ANÁLISESHARDWARENOTICIASPC

Análise: Logitech MX 518, ainda é lendário?

Formato consagrado e sensor do momento: ele é perfeito para os fãs antigos?

Se você é gamer desde os anos 2000 certamente lembra deste formato de mouse presente no Logitech MX 518. Mouse icônico das antigas, ele está de volta, se autoproclamando lendário e cheio de melhorias para os saudosistas do famoso formato e pegada do mouse.

Assim que tirei da caixa, me veio as lembranças do meu antigo Logitech MX510, que ganhei da LevelUpGames por ter disputado um torneio de GunZ: The Duel. Esse mouse ficou comigo por longos 5 anos, aguentando horas e horas de jogatinas intermináveis, tendo seu falecimento por conta do cabo, que se rompeu.

Modelo do MX510 idêntico ao que ganhei da LevelUpGames

Mas a lenda está mesmo de volta? Tudo mudou para melhor? Você, que teve um MX500, MX510 ou MX518 (2005) deve comprar o MX 518 (2019)? Bora descobrir!

DESIGN, PEGADA E CONFORTO

É impossível não voltar ao passado caso você tenha tido algum dos modelos que resplandeceram o Logitech MX 518 (2019). O formato da carcaça, a pegada e a sensação na mão te remetem de imediato ao passado. E isso é muito positivo, pois foi uma das melhores pegadas que eu encontrei em um mouse gamer.

A ideia foi simples e bem aplicada: manter a identidade de um produto consagrado, trazendo novas tecnologias, componentes e novo sensor HERO presente em outros mouses da marca, mantendo peso, formato, design e sensação de uso idênticas aos modelos antigos.

A Logitech manteve para o MX 518 o material plástico brilhoso, dando um efeito visual bem parecido com os de antigamente. Ele é um mouse gamer mas pode perfeitamente ser usado em qualquer ambiente, por não ser tão chamativo.

O Logitech MX 518 não é grande, tem um tamanho médico, e se adapta perfeitamente a usuários com pegada palm ou claw. Na mão ele parece ser um mouse de entrada, baratinho e com desempenho aceitável. Mas não se engane, essa sensação é falsa e o mouse tem um desempenho excelente, mas isso fica para a próxima parte.

Em relação ao meu antigo MX 510, o Logitech MX 518 ganhou um botão lateral à mais, contando com dois agora neste espaço. Além dos dois laterais, dos botões de click padrão e o scroll, temos 3 botões para ajuste de DPI na parte superior. A DPI pode ser alterada através de perfis dentro do software Logitech G Hub.

DESEMPENHO

Receita perfeita para um mouse gamer: boa pegada, peso equilibrado e bons sensores. Tem-se tudo no Logitech MX 518. A Logitech trouxe o sensor HERO, presente por exemplo no 903 e 502, para o “lendário”. Ele é extremamente preciso, com excelente deslize. É fácil usá-lo em jogos de FPS, usando armas de mira longa. Ele desliza rápido o suficiente mas mantém-se estável quando você não pode mexer nenhum milímetro.

O fio, por ser extremamente fino e leve, não atrapalha em nada quando você precisa fazer aquele flick mais nervoso no CS. Por outro lado, já que toquei no tema fio, este é um ponto negativo para a Logitech. Todos os últimos periféricos considerados gamers pela Logitech que eu toquei, todos tinham cabo trançado. Só de cabeça posso citar o G502 (mesmo sendo wireless e usado apenas para carregar), G610, G903, teclado G Pro e por ai vai. Por que raios colocar um cabinho tão magrinho e somente emborrachado neste modelo? O meu antigo G510 de 2000 e fumaça já era trançado, Logitech!

CONCLUSÃO

Sim, a lenda está de volta! Pegada de sempre, design de sempre, leve, preciso, com clicks bons, botões na medida certa e desempenho que nada deixa a desejar para mouses mais caros. Basicamente pegamos um mouse do passado e colocamos tecnologia superior dentro de sua carcaça.

Na data de publicação desta análise, é possível encontrar o Logitech MX 518 em lojas grandes do varejo a partir de R$118,00. É um preço EXTREMAMENTE competitivo para um mouse deste nível. A única coisa que quebrou a nota perfeita, foi o cabo. Fino, aparentando ser frágil e curto. Não custava nada a Logitech ter implementado um cabo trançado e maior nesta lenda dos anos 2000 reimaginada. Mas não se engane, o mouse vale cada centavo nesta faixa de preço.

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: OURO

 

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo