ANÁLISESNOTICIASPLAYSTATIONPS4REVIEWSXBOXXBOX ONE
Tendência

Análise: Vanquish 10th Anniversary chega aos consoles atuais com muita ação!

Jogo de 2010 recebeu uma nova vida no PS4 e Xbox One!

Vanquish é um jogo de ação lançado em 2010 pela renomada desenvolvedora Platinum Games. A mesma, famosa por jogos de ação frenéticos e com ótimos combates, foi fundada em 2006, mas lançou seus primeiros jogos em 2009. Um desses jogos, Bayonetta, conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo. Com isso, o lançamento de Vanquish tinha um parâmetro alto para bater.

Vanquish

Sem dúvida alguma, o projeto agradou os fãs e críticos pelos gráficos de ponta, jogabilidade fluida e rápida e muita, mas muita ação. Dez anos se passaram e chega a nós uma remasterização do jogo, com o questionamento do game manter-se divertido e atual após uma década, ou se deveria ter ficado no passado.

O que é Vanquish?

O jogo apresenta a Terra num futuro próximo, onde os recursos estão perto de acabarem. A fim de evitar uma crise energética, o governo dos Estados Unidos decide lançar uma colônia espacial para gerar energia solar. No entanto, um vilão russo chamado Victor Zaitsev toma posse da colônia, e com a energia concentrada na estação, destroem São Francisco. Ainda, ameaçam o governo americano a se render, ou destruirão Nova York.

Nesse cenário extremamente cliché de filmes de ação futuristas, o jogador é colocado na pele de Sam Gideon, um soldado equipado com o sistema ARS, uma espécie de armadura tecnológica que se adapta a diversos tipos de arma diferentes. Ao lado do durão tenente-coronel Robert Burns e da assistente Elena Ivanova, eles partem para a luta, descendo a porrada em robôs gigantes, causando muitas explosões e tiroteios para todo o lado.

Vanquish

Tiro, Porrada e Bomba

Vanquish se destaca no meio dos games de ação por conta de seu combate fluido, fácil de aprender e difícil de masterizar. Logo ao iniciar o jogo somos apresentados a diversos tutoriais, que partem desde a movimentação até habilidades as quais podem ser utilizadas para causar mais dano em menos tempo aos seus inimigos.

Para movimentar-se com mais agilidade, pode-se utilizar os botões de gatilho para que o personagem fique escorregando em alta velocidade no chão. Também, é possível utilizar uma habilidade do personagem de torná-lo altamente veloz, permitindo que o tempo desacelere e fique mais fácil de mirar em inimigos ou esquivar de seus ataques.

Já em relação aos ataques, existem 11 variantes de armas, e mais dois tipos de granadas. Cada arma habilita um ataque corpo-a-corpo diferente, e traz uma experiência totalmente nova ao campo de batalha. Os tipos de variam desde armamentos comuns, como rifles de assalto ou escopetas, até variantes totalmente surreais, como as armas que atiram bolas de energia, canhões a laser e até um lançador de discos giratórios cobertos de fogo. Vale ressaltar que cada arma pode receber melhorias, que variam entre cadência de tiro, quantidade máxima de munição, alcance ou dano.

E o que torna Vanquish tão especial?

Por conta da trama nada original e personagens não muito complexos, o roteiro do jogo acaba sendo colocado em segundo plano. No entanto, a jogabilidade entra em cena para compensar essas falhas na campanha. Um grande ponto positivo do game são os chefões, que trazem desafios novos a cada ato do jogo.

Também, visto que a história não é tão importante na experiência, o jogo conta com diferentes níveis de dificuldade e um sistema de pontuação, a fim de proporcionar maior fator replay ao game. Por conta disso, aqueles que gostam de ser desafiados para alcançar conquistas nos consoles devem se divertir (e penar) bastante para completá-lo.

Nova vida a um jogo atemporal

As principais diferenças entre o original e a nova versão é que os gráficos estão mais polidos. Com exceção das cutscenes, os modelos estão muito mais claros. Também, vale ressaltar que o jogo está rodando lindamente em 4K e 60 FPS no Xbox One X e PS4 Pro. Ainda, a edição também conta com o pacote de armas extra que estava disponível por DLC na geração anterior.

Vanquish chega aos consoles atuais mostrando que mesmo após uma década, a jogabilidade única e complexa consegue carregar essa obra nas costas e proporcionam uma experiência divertidíssima aos fãs de ação. No entanto, por conta do roteiro raso e um ou outro problema de lag durante cutscenes, alguns jogadores podem acabar se desanimando com o jogo.

Vanquish 10th Anniversary

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 10
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 8
Narrativa - 5

8.1

Indispensável a fãs de jogos de ação!

Vanquish 10th Anniversary traz uma experiência que deve ter passado batida a muitos em 2010, mas agora estará disponível novamente nos consoles atuais! O jogo possui combate frenético, mas peca por um roteiro raso e nada original.

User Rating: Be the first one !

Nicolas Togashi

Graduado em desenvolvimento de jogos e aficionado por essa mídia, perde mais tempo jogando do que efetivamente utilizando a graduação para alguma coisa. Ama RPGs, e se esforça para ser um bom aliado nos jogos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo