ANÁLISESNOTICIASPLAYSTATIONPS4REVIEWS

Análise: Dreams – Confira o que achamos da plataforma!

Dreams é a ferramenta de criação e compartilhamento do momento, exclusivamente para PS4

Dreams é uma ferramenta de criação exclusiva para Playstation 4 e que estava em acesso antecipado desde de 16 de abril de 2019. A ideia de acesso antecipado visava trazer principalmente os criadores para perto e lançar o jogo oficialmente já com algumas criações disponíveis e assim ir aumentando o hype aos poucos. Será que Dreams consegue agradar a todos? Será que ele realmente tem um futuro brilhante pela frente? Confira nossa análise!

O conceito de Dreams

Dreams é a nova aposta da Media Molecule, criadora da famosa série Little Big Planet. Importante dizer que o jogo está completamente em PT-BR e pode ser controlado usando o DualShock 4 ou o Playstation Move. E já digo que faltou a possibilidade de usar mouse e teclado. Já sabemos que os mesmos funcionam super bem no PS4 e não entendo o impedimento, nem que fosse somente na parte da criação.

Imagem testando a aplicação de itens. (sim, eu jogo em inglês)

Como dito anteriormente, Dreams é uma plataforma/ferramenta de criação. Não somente para criação de jogos. Você pode criar artes estáticas, músicas, experiências e até mesmo séries e animações. O jogo segue a mesma lógica do famoso GMod (Garry’s Mod) da Valve, que, mesmo lançado em 2006, ainda tem muitos jogadores e criadores de conteúdo ativos em sua comunidade.

Dreams vem para ser bem mais complexo que seu concorrente direto (com muito mais opções de modelagem e gráficos que beiram os atuais) e foca em um público diferente de GMod, o Playstation 4. Com a maior comunidade entre os consoles atuais, o PS4 parece ser a decisão certa para testar algo do tipo.

Com isso, somos apresentados a dois modos principais de jogo: Sonho Criar (Dream Shaping) e Sonho Navegar (Dream Surfing). E sim… dava pra melhorar esses nomes em português!

Um vídeo criado pela comunidade em Dreams! Impressionante!

Criando em Dreams

Assim que inicia o jogo, você terá uma pequena introdução e tutorial de comandos básicos. Você então escolherá o seu ‘Imp” seu bichinho que serve como a “seta do mouse” durante sua estadia em Dreams.

Indo para a parte de criação você terá uma grande quantidade de tutoriais. Se você realmente pensa em criar algo em Dreams, NÃO PULE NENHUM DELES! Todos os tutoriais ensinam coisas que você realmente irá usar bastante enquanto cria e projeta sua imaginação em Dreams.

É assim que você faz as buscas na criação.

A quantidade de opções aqui é assustadora e pode afastar aqueles sem um objetivo muito definido ou que não estejam de fato empolgados com a ideia de criar algo grande. A possibilidade de modelar e criar de uma folha caída no chão à todo um universo é real – mas você não precisa criar tudo do zero. Você pode pegar inspirações e a própria criação de outros usuários. Lembrando que Dreams não é somente para jogos, então você pode criar canções, cutscenes e uma série de outras coisas.

É possível criar e aplicar quase tudo o que você imaginar: o estilo do jogo criado, a câmera, o ambiente, personagens, ambientes, jogos de luz… Dreams é realmente uma porta de entrada para quem pensa um dia em trabalhar com criação, desenvolvimento ou qualquer coisa ligada à design digital.

Leia também:

Vou deixar claro no final deste tópico que, se você ainda não percebeu, Dreams como ferramenta de criação não é para todos e depende muito do seu tempo e de aprendizado para sair algo que realmente seja legal e diferenciado. Você começará com uma tela em branco e deverá criar tudo, do chão até o limite que o jogador poderá ir. Um objeto colocado no lugar errado ou sem uma plataforma, pode bugar o seu jogo e deixá-lo impraticável. Entre neste mundo se estiver disposto a aprender e gastar um bom tempo correndo atrás de suas criações – você com certeza tem todas as ferramentas para fazê-las.

Dreams não é só para jogos. Podemos encontrar modelagens reais como essa. A realidade chama atenção!

A experiência de Dreams como jogador e tester

Entrando a parte Sonho Navegar (ou Dream Surfing), você verá não só as criações da Media Molecule como também a dos outros players. Aqui você pode procurar por estilo, mais jogados de todos os tempos, do mês, da semana e por aí vai. O jogo inclusive tenta entender o estilo que você mais está atraído e recomenda jogos baseado nesse estudo.

Menu de seleção para jogar.

O jogo possui uma “campanha”, mini-jogos criados pela desenvolvedora para demonstrar as possibilidades de Dreams. Eu recomendo a todos que joguem, já que são jogos que demonstram algumas mecânicas e jogo de câmera. Porém, acho que faltou um “Punch” por parte deles. Os jogos não impressionam. Por sorte temos a comunidade para criar coisas que realmente podem impressionar… mas acho que eles poderiam ter elevado um pouco a barra nesse ponto. Espero que eles continuem aumentando a biblioteca, não só de opções e items, mas também de suas próprias criações.

A quantidade de jogos criados pela comunidade empolga de início. Você tem várias tentativas de remake, reimaginação de clássicos como Final Fantasy VII, Mario 64, Sonic, Crash e vários jogos de aventura, principalmente. Além disso temos pequenos criadores criando coisas completamente novas e que parecem geniais, levando a plataforma ao limite em alguns momentos.

Final Fantasy 7 reimaginado em Dreams.

Temos ainda a possibilidade de dar “like” e seguir os jogos que não queremos perder de vista. Dando likes você ajuda o criador a entender que está no caminho certo e ajuda Dreams a entender o que você está curtindo. Aqui eu deixo uma crítica, faltou poder comentar in-game o que você acha que poderia melhorar ou deixar uma dica. Isso existe em Mario Maker, que é uma plataforma bem mais simples. Acho que isso iria ajudar muitos os desenvolvedores a ajustar bugs ou ver o que está e não está funcionando.

A jogabilidade vai depender muito do criador, não temos como dizer isso de um modo geral. Mas se bem feito, o jogo ira parecer de fato com os jogos que estamos acostumados. Já que podemos mexer na gravidade, física e qualquer coisa nesse aspecto.

Jogo estilo Rampage, criado em Dreams.

Então eu saio correndo e compro?

Depende! Além da já falada barreira de entrada para você chegar a criação que deseja (dedicação e horas de empenho) temos também uma consequência desta complexidade: o tempo que demora para os jogos da comunidade ficarem prontos. 

A maioria dos “jogos mais incríveis criados em Dreams” que você vê pelo Youtube afora, ainda não passam de experiências ou demos/alpha de jogos ainda em criação. Dreams é sandbox não só para criação mas também, se filosofarmos, sobre o valor de um bom testador e seus feedbacks. Se você curte a ideia de testar as criações ainda em desenvolvimento e ser ativo na comunidade, Dreams está no ponto para você!

Criação autoral em Dreams.

Caso você queira investir em Dreams apenas para jogar o que a comunidade fez e te enche os olhos a ideia de ter vários jogos dentro de um só, talvez agora não seja o momento mais empolgante para uma compra. Ainda há muito a ser feito… Mas lembre-se que para o sucesso acontecer no futuro, alguém precisa dar base e fazer com que a comunidade seja sempre ativa. Jogando, criando, participando das votações e curtindo o esforço daqueles que se aventuram a criar em Dreams!

Dreams

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 7.5
Diversão (Na data da análise) - 7.5
Áudio e trilha-sonora - 9
Potencial como plataforma de criação - 10

8.6

Uma plataforma impressionante!

Dreams é impressionante! Suas possibilidades são quase que infinitas e é capaz de reproduzir qualquer estilo e gênero de jogos. Além disso, também é indicado para aqueles que curtem modelagem 3D e até mesmo criação musical e dublagem. Isso vem com uma porta de entrada mais difícil para os leigos ou para quem não tem essa aspiração pela ferramenta de criação. No momento dessa análise a comunidade ainda está amadurecendo, com suas criações ainda em modo alpha em sua maioria. Se você pensa em comprar Dreams apenas para jogar vários jogos dentro de um, pense de novo e pesquise sobre como o jogo se encontra no momento. Se você quer ajudar a criar uma comunidade super talentosa e habilidosa, Dreams é para você desde agora!

User Rating: Be the first one !

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo