ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: Ganbare Super Strikers mistura super campeões com RPG tático

Embora seja simples, jogo consegue te prender por um bom tempo

Ganbare Super Strikers surgiu originalmente na Steam em 2018 misturando a ideia do anime/mangá Super Campeões (Captain Tsubasa) com o gameplay de um RPG tático. Curiosamente a combinação funciona muito bem e iremos analisar o jogo abaixo que foi lançado para os consoles em 2020.

E algo que já vou adiantar aqui é que Ganbare Super Strikers é sim um bom jogo, mas é muito simples. Ele é o primeiro jogo da produtora Rese Games que na realidade é uma produtora de uma única pessoa. E para uma única pessoa, ele fez um ótimo trabalho.

Modos disponíveis

Como estamos falando de um jogo de futebol com RPG tático, não podemos esperar muita história e personagens, certo? Então vamos falar dos modos de jogo.

O primeiro é o modo campanha, onde você pegará seu time e irá jogar diversos jogos para se tornar o grande campeão. Nesse modo seus personagens ganharão experiência e poderão evoluir assim como ganhar novas habilidades. É importante dizer que embora os personagens sempre sejam os mesmos, eles são visualmente customizáveis. E também é possível mudar o nome de todos.

Vale ficar atento para duas coisas no modo campanha. A primeira é que é possível jogar os mesmos jogos para farmar XP. A segunda é que cada fase tem uma missão específica e concluindo elas será possível ganhar itens especiais que darão novas habilidades aos seus jogadores.

O segundo modo é o jogo rápido. Jogar uma partida descompromissada seja contra o PC como contra um amigo.

Por fim temos também a opção de criar e jogar uma liga ou um torneio. O destaque é que é possível colocar todos os times como jogadores humanos e pode fazer a festa com todos envolvidos no jogo (dois por vez obviamente).

Nesses últimos dois casos, você poderá escolher um dos times pré programados no jogo onde cada um tem um personagem de destaque com uma técnica especial. Infelizmente a opção de jogar online que existe no PC, não está presente no jogo de console.

Hora de fazer gol e congelar seu adversário

O jogo entrega um gameplay dentro do que é esperado e funciona muito bem. Ao longo da partida você terá 7 jogadores para cada lado (um goleiro, três zagueiros e três meio de campo/atacantes). Cada um dos personagens poderá ter até duas ações como andar, dar carrinho, dar passe ou chutar a bola e nisso tem que ter atenção ao campo.

O campo é dividido em diversos quadrados e cada quadrado “come” 10 de força. Calma que vou explicar. Digamos que o personagem A de um passe com 40 de força. Se o personagem B a receber esse passe está até a 4 quadrados de distância dele, ele receberá o passe. Caso esteja a 5, vai perder a bola. Porém, isso não é tudo. Ao fazer esse passe, ou então o chute, tem que considerar quem está no caminho da bola. Qualquer jogador adversário irá interceptar a bola e diminuirá sua força total.

Essa ideia descrita acima serve para todos os embates, incluindo possibilidade de gol, defesa e até de roubar a bola. Cada personagem terá um número de status e proficiência na ação. Após uma “rolagem de dados” a ação terá um valor e quem tiver o valor maior ganha o “combate”.

Além disso, é possível utilizar especiais no jogo. Jogando o modo campanha de Ganbare Super Strikers, é possível equipar items em seus jogadores. Após as partidas eles ganham tanto experiência como pontos de habilidades. Após completar os pontos necessários, seu jogador irá aprender essas habilidades e poderá aprender uma nova em seguida.

Essas habilidades irão melhorar a qualidade de sua ação, além de poder aplicar um status como sono, congelamento e até morte. É importante sempre ficar atento a sua stamina, assim como seus pontos para fazer uma ação especial. E sim, tecnicamente todos seus jogadores podem aprender todas as habilidades possíveis.

Oportunidades perdidas em Ganbare Super Strikers

Como falei no início do texto, Ganbare Super Strikers é sim um bom jogo e tudo o que disse até agora foram elogios. Porém, ele está longe de ser perfeito e tem muitas oportunidades perdidas.

A primeira e talvez o maior problema é o som do jogo. Ele possui somente uma única música! Imagina ficar horas jogando ouvindo a mesma coisa compulsivamente? Tinha que parar a cada novo jogo para refrescar minha cabeça e ouvidos.

A outra é a falta de atenção aos detalhes e a simplicidade exagerada. As animações são repetidas e não existe uma grande variação. Viu uma, viu todas. E o campo de futebol? Não tem arquibancada, torcida e muito menos uma grama. Faltou aqui um carinho melhor na parte do desenvolvimento.

Por fim, algo que senti falta foi ter algo mais parecido com futebol. Ok, o impedimento está lá presente, mas e o resto? Nunca vi um cartão ou lesão. E substituição somente no intervalo? Por que não no meio do jogo? E se espera conseguir algum novo jogador ou negociar eles, bem, tenho uma má notícia para te dar…

No geral esses problemas não afetam Ganbare Super Strikers em momento algum. Mas ele é um jogo tão bem feito que fica um desejo por mais opções e detalhes.

Ganbare Super Strikers diverte apesar da simplicidade

Visual, ambientação e gráficos - 6
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 5

6.9

Vale a experiência

Ganbare Super Strikers é um jogo que me entregou o que estava esperando. Um jogo de RPG tático que tem em sua temática futebol, tendo como referência Super Campeões. Embora ele funcione muito bem, o jogo poderia ter bem mais conteúdo para que pudesse se destacar no meio de outros RPG's. De qualquer forma ele é um jogo divertido e parabéns ao único programador que montou um jogo muito redondo e bem feito.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo