NOTICIASANÁLISESNINTENDOREVIEWSSWITCH

Análise: Rune Factory 4 Special Edition

Te chamam de Principe, mas te tratam como escravo!

Farm simulator, Dating simulator e um grande dungeon crawler, isso resume, muito por cima, o que Rune Factory 4 Special é. Acompanho a série desde antes dela nascer, me explico, hoje em dia não é tão comum mais, porém nos primórdios o farming simulator era conhecido por Harvest Moon…

Tanto que os três primeiros jogos da Saga sempre vinham com a vinheta “A Fantasy Harvest Moon”. Siiiiim! Acordar, plantar, regar, limpar a sujeira, dar ração aos animais, tosar, cuidar, enfim… Harvest Moon era o mais próximo do farming simulator que tínhamos e nossa… que jogo ermãosssss, que jogo!

Rune factory surgiu “quase nos mesmos moldes”, mas tinha algumas peculiaridades como por exemplo o dungeon crawler (visitar masmorras picotando tudo que tivesse pela frente e farmando itens) E gente, foi paixão a primeira vista! Ganhei uma nova camada de experiencia na minha jogatina, e desde então jogo alguns dos games da série.

Lembro-me de ter jogado Rune Factory 1, 2, Frontier e o próprio Rune Factory 4 no 3DS, o ultimo que havia sido lançado até agora. Pois venho lhes apresentar: Rune Factory 4 Special! Que como vocês verão (e espero que joguem), tem sido minha alegria de viver do momento!

https://youtu.be/jvQRfYYzPLs

Ambientação de Rune Factory 4 Special

Antes de mais nada, é necessário escolher seu gênero. O que muda um pouco a gameplay e, por mais atualizado que Rune Factory 4 Special seja, contamos apenas com masculino e feminino, sendo estes respectivamente: Lest e Frey.

Tudo começa quando o seu personagem está viajando de Airship para a cidade de Selphia portando uma orbe azul brilhante. Durante a viagem você é atacado e sofre uma concussão na cabeça e acaba desmaiando – não antes de dividir a orbe em pedaços e jogá-los aos 4 cantos. Em seguida é jogado do Airship e coincidentemente cai justamente em Selphia, seu destino desde o início.

E ainda mais coincidentemente, cai em cima de Ventuswill. Ninguém menos que a Dragoa protetora de Selphia e um dos quatro Dragões anciões. Apos o momento embaraçoso, Ventus “reconhece” nosso personagem como o/a príncipe/princesa (dependendo do gênero que você escolheu) que deveria chegar na cidade neste dia.

Portanto você assume o papel de uma realeza e tem o dever de trabalhar arduamente feito um escravo para suprir TODAS as necessidades da cidade de Selphia. SIM, você é a coroa e mesmo assim é OBRIGADO a trabalhar feito um condenado para a cidade e seus habitantes!

Mecânicas

É aqui que minha pira com o game está. Tem tanta, mas tanta, coisa para fazer que é praticamente impossível se ver entediado enquanto joga. Bora lá explicar:

O jogo é dividido em três arcos: O primeiro arco é desenvolvido em torno do personagem escolhido, conhecendo a cidade e seu redor. Cumprindo certas missões que os NPCs pedirão para você. Preparem-se, esse é um dos tutoriais mais longamente gostosos de se fazer.

Essas tasks, em geral, envolverão desenvolver alguma skill que se fará necessária para o desenvolvimento do game, como pescar, minerar, cortar lenha, ou mesmo coisas mais longas, como criar um vinculo de amizade com algum NPC.

Todas as skills possuem níveis, assim como a a amizade com os NPCs. É necessário usar a Skill com frequência para ganhar níveis e habilidades, por exemplo: ao usar espada longa, é possível aprender o ataque carregado de espada, o mesmo vale para o machado de duas mãos e etc. Já para os NPCs é requerido fazer o que eles pedem, além de presenteá-los com sempre que possível.

Existem também habilidades mágicas que são encontradas em baús, como a “recall“, que consiste em uma mágica que teleporta você para sua casa, para a frente da cidade de Selphia ou para o último ponto onde esteve. Ou a Bola de fogo, que nada mais é que uma bola de fogo. risos

Leia também:

Portanto, é garantido que ao fim do primeiro arco, você já saiba tudo sobre cuidar da fazenda, dos animais, como explorá-la e sobre socializar. Acredite, tem muita coisa para fazer e aprender, após muitos aprendizados vem o arco dois.

O arco dois é para basicamente entender o porque de você ter sido atacado nos primeiros minutos do game e tem um belo de um plot twist – o qual não comentarei para não estragar a jogatina.

Já o arco final é para desenvolvimento do seu personagem e dos NPCs, aqui você pode casar e inclusive ter filhos!

Conclusão – Vale a pena comprar Rune Factory 4 Special?

Escolheram a dedo o jogo que deveria ser portado para essa geração. Os gráficos em si não receberam um trabalho de ponta, mas estão belos (serrilhados, porém belos). As músicas do jogo são envolventes e dão todo o tom para a jogatina.

É um game perfeito para os órfãos de Harvest Moon ou para quem já enjoou de Stardew Valley, vale cada centavo investido! O jogo flui muito bem, como falei acima, e tem um dos melhores tutoriais que eu já fiz (ainda que meio longo). Além disso é constituído de personagens carismáticos, que a todo momento são introduzidos no jogo.

O jogo é bem dinâmico, em minha opinião. Então, se você quer primeiro fazer a história, em seguida explorar as sides-quests e tudo mais que o game tem a oferecer, você precisa de no máximo 20hs para chegar ao final.

E uma incrível adição, são os eventos de DLC! O primeiro já será disponibilizado para quem fez a pré compra de Rune Factory 4 e se chama Swimsuit day, ou dia da roupa de banho. Com isso, teremos DLCs de novos personagens para a cidade e para eventos novos, estou ansioso para descobrir!

Sucesso no 3DS, sucesso no Switch! Clique aqui para ir direto para a página do jogo na Nintendo Store BR.

Cambio Desligo!

Muito mais que Farm Simulator!

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 9
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 8
Fator Replay - 9

8.4

Are a terra, semeie, regue, colha os frutos, seja um mercador, flerte com NPCs e, quando sobrar um tempinho, explore cavernas e mate monstros! Mesmo assim ainda terá muito o que ser feito em Rune Factory 4 Special!

User Rating: Be the first one !

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo