COBERTURASE3NOTICIASTop Ultimaficha

CONFIRMADO: Fontes indicam cancelamento da E3 2020

Coronavírus faz mais uma vítima?

Atualização 2 11/03: A ESA, empresa que gerencia a E3, confirmou que decidiram por cancelar o evento que aconteceria em Junho por causa do Coronavírus. Abaixo será possível ver o comunicado oficial em inglês.

“After careful consultation with our member companies regarding the health and safety of everyone in our industry–our fans, our employees, our exhibitors and our longtime E3 partners–we have made the difficult decision to cancel E3 2020, scheduled for June 9-11 in Los Angeles,” the ESA said in a statement.

“Following increased and overwhelming concerns about the COVID-19 virus, we felt this was the best way to proceed during such an unprecedented global situation. We are very disappointed that we are unable to hold this event for our fans and supporters. But we know it’s the right decision based on the information we have today.”

A organização aproveitou para falar que eles focarão no evento que acontecerá em 2021. Adicionalmente eles irão entrar em contato com as empresas e pessoas que iriam para Los Angeles em junho e auxiliarão no reembolso. Por fim, a ESA entrará em contato com as empresas para ver o que pode ser feito de forma online.

Até o momento, somente a Microsoft e a Limited Run haviam confirmado a presença no evento com uma conferencia.

Atualização 11/03: de acordo com o site Bloomberg, a E3 2020 realmente será cancelada e o anúncio oficial ocorrerá hoje (11) às 13h30 no horário de Brasília. O motivo seria o coronavírus. Para compensar, a organização do evento está estudando possibilidades de ter apresentações online.

O que muitos já estavam esperando aparentemente está para acontecer, 2020 pode não acontecer uma E3 desde sua criação na década de 90.

Antes de mais nada, é importante dizer que a notícia não é oficial. Somente quando a ESA confirmar que teremos certeza do cancelamento da E3 2020. Porém a desenvolvedora e distribuidora Devolver Digital simplesmente “lansou a braba” no twitter a pouco:

A todos, cancelem seus voos e hotéis da E3!

Não somente a Devolver, que está sempre presente na E3 falou sobre esse cancelamento, como o jornalista Mike Futter também falou do cancelamento da E3 2020.

Meu dia começou comigo investigando algumas coisas da E3. O dia acabou com múltiplas (eu eu enfatizo o MÚLTIPLAS) fontes falando comigo.

O cancelamento oficial da E3 está marcado para amanhã (dia 11 de Março). Eu não acho que eles vão conseguir segurar durante a noite. Muitos de nós estamos engajados com essas fontes.

Cancelem seus planos

Já a Limited Run que havia sido uma das poucas empresas que tinha confirmado presença na E3 2020, retwittou seu próprio tweet com uma carinha confusa. No meio das mensagens eles falam que irão focar na transmissão online apenas.

Outro nome grande que abordou o assunto foi o jornalista Jason Schreier. Resumidamente ele confirmou as fontes que afirmam o cancelamento da E3 2020, mas que a ESA ainda não confirmou oficialmente isso. Porém, é só uma questão de tempo até confirmarem.

Existem dois grandes motivos para esse provável cancelamento. O primeiro é pelo óbvio Coronavírus que está assolando o mundo. Diversos eventos estão sendo cancelados como a GDC 2020 e muitos outros seja do mundo dos games ou de qualquer outro mercado. Vale lembrar que o estado da California, onde acontece a E3, GDC, Comic Con e outros, está sob estado de alerta.

Mas existe um segundo motivo também, a E3 simplesmente está estranha demais. Geoff Keighley, grande apresentador do mundo dos games e produtor do Coliseu, já havia deixado o barco, pois ele e o evento estavam indo em direções diferentes.

Depois a empresa Iam8bit, contratada para melhorar o evento como diretor criativo, também desistiu da feira com apenas 3 meses após ser contratada. E isso sem contar que até a data de hoje, somente a Microsoft havia confirmado a presença.

Nós certamente ficaremos de olho no desenvolvimento dessa notícia, assim como no pronunciamento oficial da ESA sobre o cancelamento da E3 2020.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo